Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 05:30:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Modificação em Pedal Oliver CE-20B  (Lida 3887 vezes)
Solenoide
Visitante
« : 05 de Outubro de 2015, as 22:35:29 »

Saudações.

Tenho um pedal Oliver CE-20B que tem o mesmo circuito do Boss CE-2B, que por sua vez é quase idêntico ao Boss CE-2, com apenas alguns componentes diferentes.

Estou afim de modificar o pedal Oliver para ficar parecido com o CE-2.

O esquema do Ce-2 é esse:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
 

O esquema do CE-2B é esse:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Os componentes diferentes entre eles são:

           CE-2                      CE-2B
VR4              -                   250KC (E.LEVEL pot.)
C14            33nF                12nF
C26           470pF               220pF
C27           470pF               220pF
R53           100R                 390R
R42              1k                 100R
D6  RD5.1EB (5.1V Zener)     RD5.6EB3 (5.6V Zener)
D7   RD11EB (11V Zener)      S5500G (400V/1A diode)
Q1-Q3  2SC732TM-GR         2SC2240GR
LED       SLP-135B              LN-28RP

Pretendo manter o potenciômetro de E. Level, mas estou em dúvida a respeito de outros componentes:

Todos os capacitores e resistores diferentes devem ser trocados?

Vale a pena trocar o diodo zener D6 de 5,6V por um de 5,1V? Quantos Watts precisam ter esses diodos? Pode ser de 1/2 Watt? E o D7 de 11V? Pode ter 1/2 Watt também?

Faz alguma diferença trocar os transistores Q1, Q2 e Q3 por transistores 2SC732 ou essa modificação não trará nenhuma diferença no timbre?

Que Leds são esses SLP-135B e LN-28RP?


Se alguém puder responder essas perguntas isso irá me ajudar demais.

Muito obrigado.

Abraços!

Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #1 : 06 de Outubro de 2015, as 18:58:32 »

D5 e D7 são para proteção contra inversão de polaridade... eu mesmo uso um diodo em série com um resistor de 100R e depois um resistor em paralelo... garante que se houver ruido será filtrado pelo resistor e capacitor, e o diodo impede a passagem de corrente com tensão invertida.. simples e funcional...

com relação ao E.control eu montei um pedal exatamente como voce pretende....o E.control tem pouca usabilidade.... talvez com um pot menor seja mais interessante....

tive um problema meio chato com o ce-2...  tem um momento na oscilação do LFO (quando o led apaga) que inexiste efeito, acho que o delay fica zerado... e não consegui fazer sumir esse defeito...
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #2 : 06 de Outubro de 2015, as 20:13:01 »

A numeração do led deve ser código do fabricante, usa comum mesmo.
C 14 filtra algumas frequências.
C26 C27 e o R42 são do chaveamento, não alteram o som.
D6 influencia no brilho do led quando usar bateria.
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #3 : 07 de Outubro de 2015, as 05:27:49 »

D5 e D7 são para proteção contra inversão de polaridade... eu mesmo uso um diodo em série com um resistor de 100R e depois um resistor em paralelo... garante que se houver ruido será filtrado pelo resistor e capacitor, e o diodo impede a passagem de corrente com tensão invertida.. simples e funcional...

com relação ao E.control eu montei um pedal exatamente como voce pretende....o E.control tem pouca usabilidade.... talvez com um pot menor seja mais interessante....

tive um problema meio chato com o ce-2...  tem um momento na oscilação do LFO (quando o led apaga) que inexiste efeito, acho que o delay fica zerado... e não consegui fazer sumir esse defeito...

Muito obrigado betoknight.

Nesse caso então tanto faz o R53 ser de 100R ou de 390R, correto? Se girar o E.Level todo para direita é como se não tivesse esse potenciômetro no circuito?


A numeração do led deve ser código do fabricante, usa comum mesmo.
C 14 filtra algumas frequências.
C26 C27 e o R42 são do chaveamento, não alteram o som.
D6 influencia no brilho do led quando usar bateria.

Muito obrigado Gfassuncao.

Estou pensando em trocar apenas o C14 por um de 33nF para deixar o pedal igual o CE-2, já que os outros componentes não alteram o timbre. Minha única dúvida que permanece é a respeito de Q1 - Q3. Tem alguma diferença usar os 2SC732 no lugar dos 2SC2240? Esses transistores fazem parte do chaveamento do pedal?

Muito obrigado.

Abraços!

Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #4 : 09 de Outubro de 2015, as 11:56:46 »

Q1-Q3 não fazem parte do chaveamento, eles ficam na "linha do sinal". Teoricamente pode mudar o timbre, mas dependendo do equipamento utilizado fica imperceptível, teria que mudar e ver se nota alguma diferença.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2015, as 11:58:52 por Gfassuncao » Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #5 : 09 de Outubro de 2015, as 16:04:12 »

Obrigado Gfassuncao.

Comprei alguns 2SC732, mas estou pensando em trocar apenas o C14 por um de 33nF e o R53 por um de 100R.

Abraço!
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #6 : 09 de Outubro de 2015, as 17:48:36 »

Pra falar a verdade, a unica diferença relevante é o C14, os transistores (que talvez nem mudem nada) e esse R53 (que muda um pouco a alimentação do pedal) , o resto dos componentes fazem parte do Bypass e não é necessária nenhuma alteração.
imagino que o B se refira a uma versão "Bass" do efeito, por isso a diferença no valor do C14 na saida do circuito e a função efect level, para mixar o sinal limpo com o processado, um recurso muito utilizado para pedais de baixo.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Solenoide
Visitante
« Responder #7 : 09 de Outubro de 2015, as 18:09:58 »

Obrigado Doug.

Esse pedal é a versão do CE-2 para baixo.

Estou achando que nem vou trocar os transistores, apenas o C14 e R53.

Obrigado.

Abraço!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal