Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 15:19:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Jumper  (Lida 6332 vezes)
Diego Gin
Visitante
« : 08 de Novembro de 2015, as 22:02:17 »

Eu decidi criar esse tópico pois deve haver outras pessoas com a mesma dúvida que eu  Wink

Uma dúvida bem, mas bem básica! Há tempos eu me viro com pequenos fios e terminais de componentes para fazer pequenos jumpers em PCB e perfboards

porém, desencapar micro fios é muito chato e nem sempre os terminaizinhos que sobram são bons e compridos o bastante. Com o quê vocês fazem seus jumpers?

Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #1 : 08 de Novembro de 2015, as 22:21:39 »

Diego Gin, faço exatamente como você, utilizo fios ou terminais de componentes. E concordo que desencapar  fios é muito maçante.

Estou na esperança de que alguém apresente uma alternativa, assim como você.  Cheesy
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
adautomarttau
Visitante
« Responder #2 : 08 de Novembro de 2015, as 22:58:20 »

Algumas vezes dá pra usar o resistor zero ohm.Trabalhei muitos anos em uma empresa que usava esse tipo de resistor, ficava bonito e também a placa fica "completa" Cool
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #3 : 08 de Novembro de 2015, as 23:00:03 »

Boa noite, cabos de rede tem um fio maciço dentro, simples de descascar e de cobre; Um real o metro mais pratico e barato impossível não?
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #4 : 09 de Novembro de 2015, as 00:03:24 »

Algumas vezes dá pra usar o resistor zero ohm.Trabalhei muitos anos em uma empresa que usava esse tipo de resistor, ficava bonito e também a placa fica "completa" Cool
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Eu ja conhecia esses resistores, mas eu acho meio ruim, alguns jumpers são bem compridinhos  Cheesy

Boa noite, cabos de rede tem um fio maciço dentro, simples de descascar e de cobre; Um real o metro mais pratico e barato impossível não?

Wainer, eu tenho muito cobre de cabo coaxial aqui, o porém é que ele é muito mais grosso, deve ter uns 1,5 / 2mm de diâmetro e ele não é esmaltado?

dá pra soldar fio esmaltado?  Roll Eyes
Registrado
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #5 : 09 de Novembro de 2015, as 00:36:50 »

Coaxial se for daqueles de Tv não recomendo, o ideal e cabo de rede daqueles de oito vias par trançado, sempre uso eles pra fazer jumper.
https://www.google.com.br/search?q=cabo+de+rede&prmd=sivn&source=lnms&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoAmoVChMItraix7SCyQIVwZWQCh3UQAGY
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #6 : 09 de Novembro de 2015, as 02:17:08 »

E aqueles fios de telefone paralelos rígidos, cinzas? São finos, baratos e podem permanecer encapados, se o tamanho for muito grande.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 10 de Novembro de 2015, as 15:30:30 »

Eu trabalhei em telefonia  e usava estes jumpers todo dia.  são a melhor coisa pra jumper de placa...  tipo esse ai:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680865471-fio-jumper-fdg-telefone-preto-e-laranja-rolo-com-500-metros-_JM



---XX---

Para desencapar:
Media a olho sobre a placa o comprimento do jumper e deixava um centímetro a mais;  
Antes de cortar o fio do rolo, cortava 1 cm da capa na ponta do fio;
ainda antes de cortar (com um fio bem longo na mão) puxava a capa ate ele se soltar e escorregar sobre o fio, então ficava meio centímetro de fio desencapado em cada ponta, e no meio, fio encapado do comprimento do jumper;
cortava finalmente o fio do rolo..  
dobrando as duas pontas desencapadas estava pronto o jumper para ser soldado.

Bem mais rapido e facil do que tentar desencapar fios curtos.  Demora alguns segundos pra fazer isso.

Abraços
Registrado
Dabreu
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18


David Abreu


« Responder #8 : 10 de Novembro de 2015, as 21:52:34 »

Faço uso desse mesmo tipo de fio para os jumpers de minhas placas. Super recomendado.  Legal!  Legal!

Para adquirir alguns metros, basta encontrar um técnico de manutenção em linhas telefônicas de qualquer operadora de telefonia fixa e pedir. Tenho certeza que nenhum deles vai perguntar o que vai fazer com um pedaço de fio jumper. Como conheço vários aqui onde moro não tenho dificuldade em conseguir quando preciso.  Grin Grin
Registrado
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #9 : 11 de Novembro de 2015, as 08:37:21 »

Também são fáceis de encontrar próximo aos armários de telefonia na rua mesmo, no único armário que eu tenho costume de passar próximo sempre tem algum pedaço, alguns até bem generosos, eu sempre guardei desses fios pois são bem úteis!
Registrado

"Don't talk to strangers..."
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #10 : 11 de Novembro de 2015, as 09:01:02 »

Talvez fosse o ferro de solda, mas tive muito problema com esses fios de telefone, pois o estanho não aderia muito bem a sua superfície.
Registrado

Guitar Craft
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #11 : 11 de Novembro de 2015, as 09:30:34 »

Pode ser o tipo do estanho, ou era só com os fios?
Eu tinha um estanho que sempre que usava ficava com a aparência de solda fria, deixei ele de lado.
Registrado

"Don't talk to strangers..."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 11 de Novembro de 2015, as 11:07:06 »

Talvez fosse o ferro de solda, mas tive muito problema com esses fios de telefone, pois o estanho não aderia muito bem a sua superfície.

Use lixa, bombril ou estilete para raspar a camada prateada no fio, até aparecer o cobre (amarelado), aí a solda vai pegar bem.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #13 : 29 de Maio de 2016, as 09:16:41 »

  Nossa, nem sabia da existência desse tópico.
  Estava pensando em criar um tópico sobre jumper justamente pelo incomodo que me causou em um projeto de equalizador paramétrico. Acho que tem mais jumper no circuito do que resistor...chaaato  Angry
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #14 : 30 de Maio de 2016, as 11:19:29 »

A solução perfeita que encontrei foi usar um fio sólido AWG 24 estanhado que comprei na tayda



Simplesmente perfeito!

Alguém sabe se dá pra achar desse aqui no Brasil?
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal