Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 00:52:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Staner BA100 - 1987  (Lida 17899 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« : 16 de Novembro de 2015, as 11:54:29 »

Boa tarde pessoal,

por anos venho utilizando um amplificador que ganhei do meu pai, da época que ele tinha banda. Este amplificador é dos anos 80 e foi produzido pela Staner.  Acabei herdando este equipamento quando comecei a tocar contra-baixo elétrico. Desde os anos 2000 ele sempre apresentou problema nos potenciômetros de grave médio e agudo, sendo que apenas o potenciômetro de volume funcionava. Além disso, toda a vez que é desligado ocorre um som "pop" altíssimo e é possível ficar tocando com o amplificador desligado por alguns segundos até descarregar os capacitores.

Segue o link do fabricante: http://www.staner.com.br/empresa/museu/anos80/1987.htm

Esta é a única informação que tenho a respeito dele.

Este ano resolvi aposentá-lo e comprei um Orange Terror bass e uma caixa da Markbass. Por conta disso queria restaurar o Staner para ser utilizado em pequenas apresentações.

Ao abrir para verificar o interior notei que este amplificador tinha passado pela manutenção técnica por mais de uma vez.

Gostaria de saber se valeria a pena trocar apenas os componentes ou refazer um pré e um amplificador de potência do zero e utilizar apenas o Falante e a  estrutura de madeira.


Algumas fotos:














Utiliza os transistores MJ15003 - México



Este CI é o TL071

























Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 16 de Novembro de 2015, as 12:26:02 »

Raridade! Em minha opnião você deve restaura-lo! Tem uns capacitores eletrolíticos ali parece que já vazaram o fluido de dentro deles ou já foram trocados... não sei! E cuidado com esses MJ15003 ai! Se forem originais não os deixe queimar ou vai ter problemas pra encontrar peças originais garantidas! Há sempre a opção de substituir por transistores mais modernos né mas, eu particularmente procuro sempre manter as coisas em sua originalidade.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #2 : 16 de Novembro de 2015, as 13:22:18 »

Eu sou iniciante em termos de amplificadores de potência.

Sobre o que você disse, para restaurá-lo, seria manter a placa original e trocar apenas alguns componentes, como os capacitores eletrolíticos que supostamente vazaram. Queria saber como fazer os controles de grave médio e agudo voltarem a funcionar. Próximo ao CI tl071 da para ver que um resistor já queimou sobre a placa.

Como nunca restaurei nada em relação a esse tipo de equipamento eu iria trocar os capacitores eletrolíticos e cerâmicos.

Tem uma parte ali que utilizaram cola quente, e provavelmente não deve ser mais original.

A minha maior dificuldade seria saber a função de cada cabo desse. Em termos de solda já tenho uma boa pratica com o ferro de solda.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 16 de Novembro de 2015, as 14:21:40 »

Sobre o que você disse, para restaurá-lo, seria manter a placa original e trocar apenas alguns componentes, como os capacitores eletrolíticos que supostamente vazaram. Queria saber como fazer os controles de grave médio e agudo voltarem a funcionar. Próximo ao CI tl071 da para ver que um resistor já queimou sobre a placa.
Trocar apenas os componentes com defeito. Sobre os eletrolíticos eu os trocaria por precaução. Os controles de tonalidade devem estar sem funcionar devido a má qualidade dos potenciômetros ou algum capacitor cerâmico com defeito, precisaria do esquema pra verificar o motivo de não estar funcionando

Tem uma parte ali que utilizaram cola quente, e provavelmente não deve ser mais original.

A minha maior dificuldade seria saber a função de cada cabo desse. Em termos de solda já tenho uma boa pratica com o ferro de solda.
Eu não me atreveria a mexer sem antes fotografar cada cabo desse já que não tem o esquema!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #4 : 16 de Novembro de 2015, as 14:33:19 »

Acabei desparafusando o pré-amp e o power para analisar mais de perto.

Até agora o que deve ser efetivamente trocado são alguns capacitores eletrolíticos da marca "siemens", os laranjas. Na época eles eram fabricados no Brasil.

A restauração envolve manter o equipamento o mais próximo do original possível ? Pois se for isso eu teria que trocar estes capacitores utilizando o mesmo fabricante. Queria focar mais no resultado e custo/benefício, pois um capacitor eletrolítico de 100uF de 63V custa menos que 1 real hoje em dia. Porém seria algum chinês.

Os MJ15003 não são originais pois o local de solda deles está "raspado" o que indica que foram substituídos. Pelo datasheet deste transistor o número 9022 indica que eles são de 1990, da semana número 22 (final do mês de maio daquele ano).




Fotos do pré-amplificador:






















Fotos do amplificador de potência:




Capacitores cerâmicos (estes por acaso apresentam algum tipo de vazamento ?!)



Base do resistor supostamente queimada





Transistores MJ15003 supostamente trocados



Transistores MJ15003 supostamente trocados



Transistores MJ15003 supostamente trocados









Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #5 : 16 de Novembro de 2015, as 14:55:30 »

alambike

seria bom trocar todos os eletroliticos, e não tem problema ser da "marca" diferente, troque os pots também, por outros de melhor qualidade.  Legal!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #6 : 16 de Novembro de 2015, as 15:23:54 »

Acabei desparafusando o pré-amp e o power para analisar mais de perto.

Até agora o que deve ser efetivamente trocado são alguns capacitores eletrolíticos da marca "siemens", os laranjas. Na época eles eram fabricados no Brasil.

A restauração envolve manter o equipamento o mais próximo do original possível ? Pois se for isso eu teria que trocar estes capacitores utilizando o mesmo fabricante. Queria focar mais no resultado e custo/benefício, pois um capacitor eletrolítico de 100uF de 63V custa menos que 1 real hoje em dia. Porém seria algum chinês.

Os MJ15003 não são originais pois o local de solda deles está "raspado" o que indica que foram substituídos. Pelo datasheet deste transistor o número 9022 indica que eles são de 1990, da semana número 22 (final do mês de maio daquele ano).

Fotos do pré-amplificador:

Fotos do amplificador de potência:

Capacitores cerâmicos (estes por acaso apresentam algum tipo de vazamento ?!)

Base do resistor supostamente queimada

Transistores MJ15003 supostamente trocados


Olá.

Em primeiro lugar esse "vazamento" de capacitores não passa de cola para melhorar a adesão do capacitor à placa, na época se usava essa cola de junta de cabeçote de carros para isso, já que não era comum a cola quente.

Você pode trocar os capacitores se quiser mas nem sempre isso é essencial. Além do mais, capacitores axiais não estão tão fáceis de se encontrar

O resistor que queimou a placa já foi substituído, e esse que está aí é um com maior dissipação. Acho que não precisa substituir de novo não.

Os defeitos que você citou podem ser mal contato em algum componente ou potenciômetro, o ideal é localizar antes de qualquer coisa, e não ir trocando peças indiscriminadamente.

 Smiley
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 18:06:40 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 16 de Novembro de 2015, as 16:02:56 »

Bom o Matec me poupou o trabalho de responder ! É isso ai que ele escreveu  Wink
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 16 de Novembro de 2015, as 17:14:54 »

O dano que esse amplificador teve foi dos feios, muitas trilhas se romperam ou torraram. Provavelmente um curto-circuito. O ideal seria fazer outras placas de circuito impresso (em fibra de vidro). Até soldaram as porcas de latão (será que é pra que elas não se soltarem com vibração ou transporte ?), o que dificulta a manutenção ou substituição futura.  Se for pra trocar algumas peças, eu trocaria o soquete do ci por um melhor, os capacitores eletrolíticos que já tem mais de 30 anos, a fiação que pode ter endurecido, talvez os potenciômetros que estejam ruins (tem um com uma soldagem muito mal feita). E passaria um esmalte ou verniz verde onde descascaram as trilhas, pra evitar de oxidar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #9 : 16 de Novembro de 2015, as 17:36:54 »

Aquele trimpot no power que parece estar pintado com um esmalte acredito que para marcar a posição do cursor, fiquei com uma impressão de que a tinta entrou na trilha resistiva dele...

O ideal seria você dar uma boa limpada na placa, pois pela "cara" da face superior da placa pode-se perceber que recebeu muita poeira (até mesmo pela idade do equipamento), teste todos os potenciômetros,

Na região do pot de bright tem umas coisas estranhas dê uma limpada, além de que pela quantidade de solda nas ilhas algum componente pode ter sido danificado no momento solda e só veio a apresentar algum sinal disto agora.

Teste a continuidade nessas emendas onde a placa foi torrada.

Em algumas das fotos parece que as trilhas estão soltando da placa, se for mesmo nem compensa manter estas placas, clone elas e terá um equipamento mais limpo e com uma maior durabilidade.
Registrado

"Don't talk to strangers..."
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #10 : 16 de Novembro de 2015, as 20:21:17 »

Eu descartaria as placas e tentaria "clonar" elas, principalmente a do power. aquela parte onde está o jumper com um pedaço de fio branco está muito carbonizada e o fenolite quando carbonizado daquela maneira passa tornar-se condutivo podendo gerar um curto-circuito entre aquelas trilhas
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #11 : 17 de Novembro de 2015, as 13:50:06 »

Obrigado a todos pela ajuda.

Cheguei a conclusão que irei clonar as placas levando em consideração as medidas e os componentes nos seus valores originais.

Esse amplificador já foi diversas vezes para a assistência técnica e passou na mão de diversos profissionais de manutenção. Acho que sempre tentaram fazer o possível pro amplificador continuar por mais algum tempo, no sentido de dar uma sobrevida mesmo.

O primeiro passo para clonar seria catalogar todos os componentes e fazer o esquema em algum programa.

Sobre os fios que saem do pré amplificador: gostaria de saber porque a alimentação de tensão é dividida por +30V, -30V, +15V e -15V.

Segundo as imagens os fios Verde, Cinza, Marrom e Laranja vão para o power







-----
Mais uma dúvida,

Como poderia identificar estes componentes:



« Última modificação: 17 de Novembro de 2015, as 14:06:41 por alambike » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #12 : 17 de Novembro de 2015, as 14:27:29 »

Aí está o dilema de quem faz a manutenção de um equipamento.

Quando se tem a documentação toda do equipamento: esquema, layout lista de materiais, especificações de tensão e corrente, fazer um clone de um equipamento é algo desejável.
Quando não se tem nada, e você se põe a criar o esquema, o layout, a montagem. Vai ter o dobro de trabalho.

Ainda mais de um amplificador de uma marca de não é uma unanimidade, em termos de desempenho e qualidade.

Se eu fosse só consertar, consertaria com o material disponível, que não está de modo algum sucateado.

Se eu fosse refazer, faria um clone de um amplificador de boa qualidade, com esquema e layout prontos, e com desempenho consagrado.

Mas é só minha opinião. Roll Eyes

 Grin
« Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 18:05:07 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 18 de Novembro de 2015, as 10:50:45 »

alambike


Se quiser saber que transistores (?) são aqueles não sugiro de forma alguma tentar desentortar as perninhas deles porque se tentar fazer você vai quebra-las. Vai ter de retirar essa cola quente com muito cuidado e dessoldar eles.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #14 : 18 de Novembro de 2015, as 12:14:05 »

Boa tarde prezados amigos que veem me ajudando nessa saga,
Já troquei alguns capacitores, alguns eram tão velhos que não tinha mais nada escrito neles. Porém o valor e a polaridade e a tensão estavam marcadas na placa.

Gostaria de saber se devo seguir fielmente os valores de tensão, por exemplo, me deparei com os valores de 63V e 40V. Nesses casos poderia substituir por capacitores de 100V e 50V, respectivamente?

« Última modificação: 18 de Novembro de 2015, as 12:15:39 por alambike » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.073 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal