Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 03:22:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Boss GE-7 - handmade  (Lida 2070 vezes)
Gramowski
Visitante
« : 04 de Janeiro de 2016, as 08:16:53 »

Olá pessoal,

Executei este projeto, porém ao ligar a guitarra no equalizador e este no amp, gerou um ruído que, mexendo nas posições de alguns potenciômetros deslizantes, a frequência do ruído alterava. Consigo perceber o sinal da guitarra muito fraquinho no amp, por baixo deste ruído. Usei 3x TL022, HA12017, o outro amp op 4558, os transistores 2x 2SC945, 1x 2SC732 e os FETs 2x 2SK30A.

Fiz baseado neste projeto http://prntscr.com/9kbsf1 que colhi na internet, mas pelo que percebi, é de autoria de um membro daqui.

Usar o TL072 vai fazer muita diferença nesse caso? Alguém construiu esse pedal e obteve sucesso?

Agradeço qualquer manifestação.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 04 de Janeiro de 2016, as 11:00:17 »

O certo é entender como funciona o circuito e depois tentar descobrir em qual ponto se origina o ruído (de que tipo é ? apito, bzzz, estridente, etc).

O sinal da guitarra passa pelo primeiro amplificador operacional e recebe um reforço na faixa dos 2kHz. Depois se separa em dois caminhos: um que é bypass para a saída (caminho pelo JFET da esquerda) e outro que é equalizado (filtrado em diversas faixas (ou bandas) de frequência, de novo amplificado e que depois passa pelo JFET da direita e daí para o estágio de saída. Os JFETs são apenas chaves comutadoras do sinal (ou seja modo bypass ou modo equalizado) e só um conduz ao mesmo tempo (controlado pelo multivibrador biestável = flip-flop, formado por Q2 e Q3).
Os AOs TL022 formam circuitos gyrators, que emulam indutores que atuam nos filtros de cada banda de frequências.
Finalmente o Q1 apenas é um buffer, um estágio de seguidor de emissor para ter baixa impedância de saída.
Se em modo bypass, não houver ruído, então ele não se origina no primeiro AO e nem no buffer final, e portanto deve ser gerado no circuito de equalização. Caso contrário, o ruído existir em ambos modos, então já tem uma pista de onde pode ser a causa do problema (estágios de entrada e saída comuns aos dois caminhos ou o flip-flop que não esteja funcionando corretamente = ou nenhum caminho está conduzindo ou ambos estão).
Se só tiver ruído na equalização, experimente retirar 2 dos TL022, deixando somente 1 no circuito (estão soquetados né ?). E vá trocando qual fica no equalizador. Se houver ruído só quando aquele TL022 estiver no circuito, então limitamos ainda mais a região do problema.

Procurar problema num circuito eletrônico é basicamente um exercício de lógica: entender quais são os caminhos do sinal, separar os blocos de funcionamento, isolar e separar a região do problema e finalmente descobrir qual(is) componentes não estão funcionando corretamente.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2016, as 11:20:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #2 : 04 de Janeiro de 2016, as 11:14:54 »

Colega, voce postou apenas o diagrama, que sabidamente conhecemos e que funciona...qual foi o layout?
Registrado
Gramowski
Visitante
« Responder #3 : 04 de Janeiro de 2016, as 12:42:35 »

Obrigado, xformer.

O apito que dá varia em frequência conforme eu movo os potenciômetros, não importa se eu toco a guitarra ou não. Eu entendi o funcionamento do circuito, só queria comprovar se o layout em questão já é consagrado na prática. Pelo visto sim, então a minha montagem, ainda provisória, deve estar com algum mal contato ou com indução de ruído externo.

betoknigth,

Eu mesmo fiz a placa, desde o desenho do layout até corrosão e solda. Utilizei o método com tinta fotossensível, ficou muito boa, e vou fazer um re-re-re-check prá ver se não tem nenhuma trilha interrompida ou em curto.

Enfim, obrigado aos colegas que responderam minha dúvida inicial. Farei os checks e volto aqui prá agradecer de novo (tomara!!) ou prá debater mais, caso não funcione.

Abraço
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal