Duvida sobre qual a potencia falante usar

Started by Cogumelo, 27 de October de 2009, as 12:56:53

Previous topic - Next topic

Cogumelo

Guest
Boa tarde senhores!

To com uma duvida. Estou pensando em fazer um amplificador valvulado, com 2 falantes de 12" 8 Ohm, o projeto do amp é de 100W.
Eu pensei em ligar os 2 falantes em serie e usar a saída de 16 Ohm, até ai tudo certo, correto?
Porém eu não sei qual a potencia usar nos falantes. Devo usar 2 de 100W ou 2 de 60W (por exemplo)?

Obrigado pela ajuda,

Até a próxima!

diogogranado

Guest
Cogumelo, se ligar em série a potência é dividida entre os dois falantes, se ligar em paralelo a potência total é enviada a cada falante. ;)

maioli

Guest
Se os falantes forem de qualidade, como eminece ou celestion, pode usar 2 de 50W tanto em série como paralelo. Se forem "genéricos", e ai eu incluo qualquer um que não seja feito para guitarra, use pelo menos a potência nominal do ampli em cada um. Em ambos os casos a dissipação de potência é somada: um pelo aumento de impedância, que reduz a corrente, e no outro pela duplicidade de resistências dissipadoras. Momento PB: "Vai tranquilo, querido".

maioli

Guest
Uma opiniao particular: um ampli valvulado de 100W fala demais para dois falantes, ainda mais em combo. É igual botar motor de opala "6 caneco" em fusca. Estude uma 4x12, ele merece... nem que vc coloque só dois falantes na hora e depois mais dois. Nesse caso, continuando no seu assunto, a marshall por exemplo costuma usar 4 de 30W para os amplis de 100W.

emaniox

Guest
Cogumelo

Voce pode usar dois de 60W. Casando as impedancias corretamente (do amp e da ligação dos falantes), tanto faz se vc ligar em série ou em paralelo, no que se refer à distribuição de potencia entre os falantes. Entretanto, utilizar um conjunto de falantes com potencia próxima à potência do amplificador pode ser arriscado. REcomendo que utilize dois falantes de 75W.

diogogranado

O que voce falou é verdade se trocarmos "potencia"  por "tensão".

FLw.

Cogumelo

Guest
Quote from: maioli on 28 de October de 2009, as 12:38:09
Uma opiniao particular: um ampli valvulado de 100W fala demais para dois falantes, ainda mais em combo. É igual botar motor de opala "6 caneco" em fusca. Estude uma 4x12, ele merece... nem que vc coloque só dois falantes na hora e depois mais dois. Nesse caso, continuando no seu assunto, a marshall por exemplo costuma usar 4 de 30W para os amplis de 100W.

Só! capitei a mensagem! só uma coisa que fiquei em dúvida, se fosse pra mim usar os 4 de 30W usaria em série ou paralelo?
Ah...outra coisa....ao invéz de usar de 30W usar de 50W, por exemplo, não tem problema correto?(se eu usar falantes de mais potência do que o amp não o prejudicará?)

Obrigado a todos pelas respostas,

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) rapaziada!

maioli

Guest
pode usar de 50W sim. Não prejudica em nada, apenas vc terá uma caixa capaz de suportar até 200W RMS.
Ligue os falantes de par em par: faça dois pares em série (fica 16 ohms cada par), e depois coloque os pares em paralelo, formando os 8 ohms regulamentares.

Usar a potência exata correspondente à saída do ampli não é o ideal, principalmente se os falantes forem "meia-boca". Se for falante de primeiríssima, funciona, mas "pode" queimar se o ampli for exigido no máximo por muito tempo.

Cogumelo

Guest

Mauricio Luiz Bertola

Guest
Quote from: Cogumelo on 27 de October de 2009, as 12:56:53
Boa tarde senhores!

To com uma duvida. Estou pensando em fazer um amplificador valvulado, com 2 falantes de 12" 8 Ohm, o projeto do amp é de 100W.
Eu pensei em ligar os 2 falantes em serie e usar a saída de 16 Ohm, até ai tudo certo, correto?
Porém eu não sei qual a potencia usar nos falantes. Devo usar 2 de 100W ou 2 de 60W (por exemplo)?

Obrigado pela ajuda,

Até a próxima!

Cara, eu só acho que, com 100WRMS valvulados e uma caixa 4X12, como o pessoal sugeriu, vc terá que tocar em palcos enormes para poder usufruir da potência do "bicho" e não deixar ninguém da sua banda surdo.....
Abç

Emerson_SNK

Guest
É isso ai Bertola, não adianta investir uma p*ta grana num valvulado de 100w se você vai tocar em casa, estúdio ou em locais pequenos, não tem como ver o amplificador render o máximo e se tentar pode causar sérios problemas de audição, isso é fato.

Jupterra

Guest
Quote from: maioli on 28 de October de 2009, as 12:33:48
Se os falantes forem de qualidade, como eminece ou celestion, pode usar 2 de 50W tanto em série como paralelo. Se forem "genéricos", e ai eu incluo qualquer um que não seja feito para guitarra, use pelo menos a potência nominal do ampli em cada um. Em ambos os casos a dissipação de potência é somada: um pelo aumento de impedância, que reduz a corrente, e no outro pela duplicidade de resistências dissipadoras. Momento PB: "Vai tranquilo, querido".
Além dos "falantes citados" eu sugiro também o Black Dog da MG-Music que tem uma resposta perfeita para ampli's valvulados.
É nacional e não perde para os importados.

Cogumelo

Guest
Podde cre, imagino que deve ficar forte mesmo, mais eu to precisando de um pra mim tocar em bares e de vez em quando em palcos como retorno, to com um Baita de 20 RMS transistorizado que uso para ensaios, mais nem pra isso ele ta guentando...dai nem sempre que a gte vai tocar consegue emprestar uns melhores....ta f***a, mais quero fazer isso logo logo dai nunca mais terei encomodo!

Obrigado a todos que colaboraram e um abraço!

maioli

Guest
Pra resolver a questão que o sempre bem posicionado Bertola coloca, acho que vc deve priorizar um modelo com Master Volume. E ele tem razão, se vc nunca viu um ampli valvulado de 100W em uma caixa 4x12 com falantes de qualidade ligado no máximo, vc vai literalmente se surpreender. Não só é de ficar surdo como é um ótimo tratamento contra intestino preso, já que sacode até as tripas.

Um baixista pra concorrer com isso precisa no mínimo um full stack e o baterista nem sonha em tocar sem microfonação.

admin

Administrator
Handmaker
To com uam caixa 4x12 Meteoro e ligado no meu Falcon fica ensurdecedor.
E o Falcon não é essa potencia toda com 50W e a caixa da Meteoro t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) não é uma caixa com muita sensibilidade.
Barci
Administrador e Moderador - SP

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: admin on 10 de November de 2009, as 17:24:29
To com uam caixa 4x12 Meteoro e ligado no meu Falcon fica ensurdecedor.
E o Falcon não é essa potencia toda com 50W e a caixa da Meteoro t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) não é uma caixa com muita sensibilidade.

Barci já esperimentou esse Falcon ai com melhores falantes?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof