Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 20:45:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Limpeza de revestimento de amplificador, o que utilizar?  (Lida 7619 vezes)
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« : 27 de Fevereiro de 2016, as 22:23:13 »

Recentemente peguei um Tremendão SL + caixa 4x12 original, mas precisam de restauração. Internamente ainda estou decidindo se compensa eu mesmo "atacar" ou passar para outra pessoa, mas quanto à parte externa, decidi deixar que ele apresente um pouco os "sinais da idade", ou seja, vou trocar/consertar apenas algumas alças e cantoneiras que estão muito danificados, mas o revestimento pretendo apenas limpar, pois não está muito comprometido. A questão então é: o que vocês utilizam para limpeza desses revestimentos (tolex, courvin, etc)? Eu nem sei dizer o tipo exato do material que reveste esse amplificador, mas gostaria de saber que procedimento vocês utilizam para remover pequenas manchas e para deixar ele bem brilhante.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2016, as 08:13:00 »

Não sei se é o ideal, mas em meus amplificadores e outras coisas cobertas com esse tipo de material, eu limpo tipo lavagem a seco, um pano úmido, escova e detergente, outro pano para tirar espuma, deixo secar e passo silicone automotivo, mas bem pouco para não ficar todo melado.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2016, as 09:12:12 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2016, as 10:55:54 »

Silicone automotivo é legal, mas realmente engordura, daí a poeira nova gruda e como passar do tempo a meleca vai ficando pior.

Tem produtos melhores. Eu aconselho o limpador de vinil Grand Prix com protetor UV (tem similares um pouco mais baratos). Primeiro passe um pano seco ou espanador para tirar a poeira grossa, daí esfregue com um pedaço de toalha velha úmida (NÃO MOLHADA) com água e uma quantidade ínfima de detergente para limpar um pouco mais profundamente. Se for um vinil muito texturizado, uma escovinha de dente macia pode ajudar (vá esfregando a escova molhada em pequenas áreas e secando em seguida, tome cuidado para não deixar escorrer nas partes de madeira nua).

Depois de limpo e seco, Passe uma escova de sapato macia para tirar os inevitáveis fiapos. Finalmente, use o limpador de vinil conforme instruções do rótulo, usando uma esponja macia (a parte amarela das Scotch Brite, por exemplo).

Se o vinil estiver muito esbranquiçado, podes usar a velha e boa graxa de sapato (a convencional, cremosa, nada daqueles líquidos tipo "brilho imediato"). Faça como se fosse engraxar um sapato, aplique, espalhe bem, deixe secar e lustre com escova macia (aviso que dá trabalho...).

Se o acabamento for de couro autêntico (raro...), creme hidratante Nívea dá conta do recado (não é piada, aliás, muito bom também para manter correias de couro flexíveis).

Esse é um "tratamento completo", obviamente que não é preciso fazer esse processo toda hora. Na manutenção frequente (mensal ou semanal, isso é com você), escova de sapato seca para tirar a poeira e uma aplicação de limpa vinil são suficientes.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2016, as 11:03:08 »

Para couro, recomenda-se "hidratar" com algum hidratante tipo "Dove".  Mas sem exageros para não ficar melado, como foi dito anteriormente.
Para courvin, tolex, etc, também pode ser utilizado, sempre depois de um pano com água e detergente neutro para tirar o pó e manchas diversas.
Abraços e cuide bem desse Tremendão aí, que é um belo de um Amplificador!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 28 de Fevereiro de 2016, as 16:08:57 »

Antonio, uma dica, se não for couro de verdade, hidratantes tipo Dove e Nívea não devem ser usados. O vinil não absorve o produto, e a coisa fica mais melada do que se usar silicone (eu descobri usando...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #5 : 28 de Fevereiro de 2016, as 16:18:05 »

Olá Finck,
Já usei hidratantes em couro e sei que funciona.
Para courvin, courino, etc. eu já tinha ouvido falar mas nunca usei pessoalmente.
De qualquer forma obrigado pela dica e pela correção.
 
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #6 : 29 de Fevereiro de 2016, as 15:51:26 »

Quando tá muito sujo, com bastante poeira, mofo, etc, eu passo Veja com um pano macio, funciona, depois de passar o pano com Veja, passo um pano úmido e depois um seco.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Albuquerque
Visitante
« Responder #7 : 29 de Fevereiro de 2016, as 17:01:54 »

Eu sempre usei para courvin e materiais sintéticos o óleo de silicone e sempre obtive bons resultados.
Na verdade ele só fica "melecado" com o tempo se não souber usar. O que faz a poeira agarrar, é o excesso de silicone. Se souber utilizar ele deixa apenas o brilho e o courvin fica muito liso ao toque.
Depois que aplicar uma pequena camada uniforme de óleo, retirar o excesso com um pano limpo e seco, de preferência estopa, pois os fios soltos tiram o excesso de dentro da textura do courvin, se este for muito texturizado. Se for liso, é bem mais fácil.
Repita a operação de limpeza mais uma ou duas vezes e ficará apenas o brilho.
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #8 : 01 de Março de 2016, as 10:34:54 »

Muito obrigado, pessoal. Acredito que seja material sintético mesmo, tipo courvin. Além desse Tremendão, tenho um Marshall que está precisando de uma limpeza também. Esse limpador de vinil Grand Prix citado pelo Finck deve ser bom, vou tentar encontrar. Enfim, após todas as dicas, vou aplicar e depois conto o resultado.

-----
Abraços e cuide bem desse Tremendão aí, que é um belo de um Amplificador!
Espero que seja mesmo, porque vejo muita gente criticar essa linha (Special Line) dizendo que é o pior dos Tremendões. Tomara que não tenha jogado dinheiro fora   Cry
« Última modificação: 01 de Março de 2016, as 10:39:34 por silvioalvim » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 01 de Março de 2016, as 10:55:08 »

Esse limpador de vinil Grand Prix citado pelo Finck deve ser bom, vou tentar encontrar.

Qualquer bom supermercado tem. O equivalente da Pérola também funciona.

Espero que seja mesmo, porque vejo muita gente criticar essa linha (Special Line) dizendo que é o pior dos Tremendões. Tomara que não tenha jogado dinheiro fora   Cry

Não sei quais as diferenças, mas sempre é possível modificar e melhorar o circuito...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #10 : 02 de Março de 2016, as 08:22:13 »

Sim, é verdade. E parece que este já foi modificado em algumas coisas. Ainda não deu tempo de comparar o circuito com o esquema que tenho em mãos (consegui aqui mesmo no fórum) mas acredito que não vá bater mesmo. Tenho um Duovox 50G que nunca tinha sido mexido (informação do antigo dono) e pude perceber que mesmo esse não "casava" com o esquema que roda há anos na internet. Parece que a Giannini ia fazendo pequenas modificações ao longo do tempo de produção e não havia muito preocupação em documentar essas alterações. Valores de capacitores da fonte então... (imagino que seja pela pouca disponibilidade/preço de peças na época).
Enfim, este é um assunto para outros tópicos (que virão, só não sei quando  Cheesy).
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal