Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 22:39:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial para confecção de PCI's com o método da acetona  (Lida 18816 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 11 de Março de 2016, as 17:32:20 »

Concordo com você Haroldo, para fins didáticos é ótimo para facilitar a visualização e compreensão do circuito! Mas eu me referia a alguma aplicação em projetos de circuitos eletrônicos comerciais.

Muitas vezes a aplicação exige uma performance muito além das oferecidas pelos amplificadores operacionais em circuitos integrados, por exemplo se precisar altas tensões, alto ganho em banda mais larga, menor ruído, mais velocidade, maior corrente de saída, etc.
Veja na datasheet desse AO discreto, algumas aplicações e os motivos para usá-lo:
http://www.johnhardyco.com/pdf/990.pdf
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #16 : 11 de Março de 2016, as 22:43:41 »

Obrigado xformer, me tirou as dúvidas. Li o documento e pude ver que esses circuitos são elaborados com componentes de alta qualidade e precisão, otimizados cada um para sua função. Muito interessante isso, agora eu entendo que o alto valor se deve a maior qualidade.

-----
Utilizei o método descrito no tutorial e tive bons resultados, só não ficou perfeito porque eu usei papel sulfite comum. Mas transferiu o suficiente para poder completar o circuito com caneta. Da próxima vez vou usar papel glossy, creio que vá transferir 100℅. Dá muito menos trabalho que fazer por transferência térmica.
« Última modificação: 13 de Março de 2016, as 13:48:47 por rafafelix » Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #17 : 14 de Março de 2016, as 10:32:33 »

Olá rafafelix.
Você transferiu duas vezes? Caso sim, tente um papel mais liso, ou uma qualidade melhor de impressão. Quanto ao papel glossy, não sei se ele será uma boa opção, pois papéis que tem uma superfície plastificada ou são muito impermeáveis não deixarão a acetona dissolver a tinta. Contudo, acho que vale a pena o teste.
Mande os resultados para que o método se desenvolva e possa ajudar mais handmakers!!!
Boa semana!
« Última modificação: 15 de Março de 2016, as 21:08:23 por xformer » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #18 : 14 de Março de 2016, as 11:01:26 »

rodlburigo, fiz duas vezes sim, mas as duas saíram falhadas. Imprimi com o máximo de toner disponível na impressora, mesma qualidade que sempre uso para imprimir no glossy para transferência térmica.

Tenho uns layouts de pedais já impressos em papel glossy em casa, vou fazer o teste e posto aqui se ficou bom.

Abraço.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #19 : 14 de Março de 2016, as 20:46:39 »

Eu uso tanto o método de transferência térmica quanto com acetona, ambos com papel glossy. A transferência com acetona às vezes sai melhor que a térmica, só tem que acertar a marca da acetona.
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #20 : 14 de Março de 2016, as 22:08:23 »

Eu uso tanto o método de transferência térmica quanto com acetona, ambos com papel glossy. A transferência com acetona às vezes sai melhor que a térmica, só tem que acertar a marca da acetona.
Aproveitando o post do Marcão, quais marcas de acetona vocês estão usando?
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #21 : 14 de Março de 2016, as 22:55:23 »

Valeu marcao_cfh, vou testar com o glossy também!  Legal!

Cidão, eu uso Círio química e Encasa, ambas daqui de Santa Catarina.
Mas acho que o mais importante é prestar atenção na composição, que tem que girar em torno de 60% de acetona, máximo permitido por lei. Uma dica é que a acetona, ou propanona, quando não especificada sua concentração, seja o primeiro componente exposto na composição do produto, pois os mesmos aparecem em ordem de quantidade.  Wink
« Última modificação: 15 de Março de 2016, as 21:07:30 por xformer » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #22 : 18 de Março de 2016, as 07:54:55 »

Eu testei ontem com papel glossy e não transferiu absolutamente nada.  Ui

Usei a mesma acetona que havia usado antes. Numa próxima placa, tentarei uma marca de acetona diferente.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #23 : 22 de Março de 2016, as 19:51:46 »

Olá Handmades,

Testei a transferência do leiaute dos componentes e ficou show de bola!
A foto do celular não ajuda muito, mas a qualidade ficou bem interessante. Estou louco para testar a transferência com uma impressora colorida! Roqueiro
https://www.dropbox.com/s/p17gie413miwyxg/IMG_20160322_193404.jpg?dl=0
Obs.: propositadamente coloquei uma digital no canto inferior esquerdo da foto e justamente neste ponto a transferência ficou falha!  Ui
Então cuidado no manuseio para não encostar, tanto no papel quanto na área a ser transferida!

Abraços!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #24 : 23 de Março de 2016, as 08:20:40 »

rodlburigo, qual tipo de papel você tem usado? Quero tentar novamente, mas preciso trocar o papel já que nem com sulfite e nem com glossy tive resultados perfeitos.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #25 : 23 de Março de 2016, as 19:54:52 »

OLÁ rafafelix, uso papel comum A4. A impressora é uma Lexmark, bem comum.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #26 : 23 de Março de 2016, as 20:55:46 »

Então o problema deve ser a acetona, vou trocar de marca para testar depois! Valeu!   Legal!
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #27 : 07 de Julho de 2016, as 22:38:07 »

Pessoal, fiz um vídeo para uns alunos que dou monitoria na faculdade sobre esse método, aqui vai o link da primeira parte, depois posto a segunda aqui mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=WY81dygU1uc

O sotaque é do interior de Minas  Palmas

-----
https://www.youtube.com/watch?v=vQfwbd7qTwE
« Última modificação: 07 de Julho de 2016, as 23:32:15 por Electric Effects » Registrado
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #28 : 07 de Julho de 2016, as 23:32:34 »

Pessoal, fiz um vídeo ... sobre esse método
https://www.youtube.com/watch?v=WY81dygU1uc

Segundo método já está online Smiley

https://www.youtube.com/watch?v=vQfwbd7qTwE

Uma pergunta: por que água corrente? Não daria na mesma mergulhar a placa num recipiente, gastando assim menos água e sem precisar ficar passando o dedo?



-----
Aliás, um dos vídeos sugeridos após o do Vitor (Electric Effects) é de um gringo que ensina o mesmo método, mas ele ainda tem a manha de estanhar a placa toda. Achei bacana. Vejam:
https://www.youtube.com/watch?v=OE0iP8NfugM
« Última modificação: 07 de Julho de 2016, as 23:42:22 por estomagado » Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #29 : 07 de Julho de 2016, as 23:49:36 »

Daria sem água corrente, eu geralmente passo o dedo pra água entrar de uma vez pra andar mais rápido. Eu estava filmando com uma mão e trabalhando com a outra e quis ganhar um pouco de tempo.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal