Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:03:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Meteoro MGV30 com transformador de força queimado.  (Lida 7553 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« : 12 de Março de 2016, as 11:15:55 »

Bom dia!

Gostaria de saber se alguém tem informações a respeito das tensões e correntes dos enrolamentos secundários do transformador de força deste amplificador. Um amigo meu tem um e o transformador torrou enquanto ele tocava. Motivo: trocaram o fusível do primário, que deveria ser de 1,6A por um de 5A. Daí já sabem o que aconteceu!

No primário, segundo o fabricante, são dois enrolamentos de 120 volts, que funcionam em série ou em paralelo. Mas sobre o secundário não encontrei informações.

Sei que são 4 secundários dos quais dois eu tenho certeza das tensões:
I - 15-0-15 volts / ?? amperes;
II - 6,3 volts / 3 ou 4 A (3 x 12ax7 + 2 x 6L6 = 2.7 A)
III - Alta tensão ?? volts / ?? amperes
IV - Tensão de bias ?? volts / ?? amperes

O amplificador é de 30 watts e trabalha com 3 12ax7 e 2 6L6 em push and pull. Caso ninguém tenha essas informações, vou tentar I- 15+15V / 200mA, II- 3,15+3,15V / 4A, III- 300V / 200mA e IV- 40 a 50V / 200mA.

O que acham? Essas tensões e correntes estão adequadas?

Muito grato!
Registrado

Belo Horizonte - MG
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 12 de Março de 2016, as 11:40:03 »

A corrente do secundário de 6,3Vac pode ser menor:  3x0,3A (12AX7) + 2x0,9A (6L6) = 2,7A  (faça com 3A).

A corrente do secundário para a tensão negativa de bias pode ser bem baixa pois praticamente não há consumo de corrente. Pode ser de 10mA ou 20mA.

Olhando a datasheet das 6L6, uma configuração que fornece 26,5W em PP classe AB1, precisa de 360Vdc nas placas o que os 300Vac do transformador poderiam gerar. Pra conseguir 30W, talvez seja necessária uma tensão um pouco maior o que reflete uma tensão maior no transformador. Talvez uns 320Vac, com 200mA.

Vamos esperar se alguém tem um funcionando e possa medir as tensões dos secundários e te informar com certeza.

Por último e importante: o transformador não se queimou porque puseram um fusível de 5A no lugar de 1,6A. Ele se queimou porque tem um problema no circuito e o fusível não abriu. Portanto tem que descobrir também o que ocasionou o consumo excessivo.
« Última modificação: 12 de Março de 2016, as 11:50:02 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 12 de Março de 2016, as 11:48:00 »

Se for possível você mandar para um técnico que saiba desmontar o transformador contado as espiras de todos os enrolamentos, e remontar novamente com as mesmas características do original seria bem melhor. Se não me engano o MGV30, em alguns modelos, têm os filamentos das válvulas de pré ligados em série, além da tensão ser retificada e filtrada. Então a ideia do 6,3v para todas as válvulas pode não funcionar.

Você pode tentar também ver se na Meteoro não vendem esse transformador de maneira avulsa.

Existem vários tópicos sobre o MGV30 aqui no fórum; aqui existem algumas medições de tensão, isso pode ajudar:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6178.0.

Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 16:57:54 por Matec » Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #3 : 12 de Março de 2016, as 22:03:40 »

se a Itelycon não tivesse fora do ar. eles tinham esse transformador a venda e tinha a folha de dados com todas as tensões não só do MGV30 como de outros amp valvulado da meteoro.
no site da meteoro parts também tinha esse transformador a venda porém sem a folha de dados com as tensões, apenas com as dimensões do transformador. eu lembro que eu tinha salvo as imagens de algumas folhas de dados do site itelycon, mas acabei perdendo. se eu encontrar eu passo as informações.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #4 : 12 de Março de 2016, as 22:22:34 »

no desenvolvimento desse tópico, há algumas medições que talvez sirvam de referencia:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6178.0
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #5 : 13 de Março de 2016, as 00:50:11 »

Bem, segundo o Cidão no outro tópico, a tensão é de 380 Vdc na placa. Então o enrolamento HT deve ser de 300 Vac / 200mA como o xformer falou. Procede?
« Última modificação: 13 de Março de 2016, as 00:56:32 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #6 : 13 de Março de 2016, as 11:45:25 »

como prometido ai está, espero ser de ajuda.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #7 : 13 de Março de 2016, as 16:53:15 »

Edy, você salvou o dia! Muito obrigado mesmo!
Registrado

Belo Horizonte - MG
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 13 de Março de 2016, as 19:14:31 »

Sem a capacidade de corrente correta o mistério ainda não está solucionado! Essa empresa precisa evoluir muito para se tornar uma empresa chinfrim... para virar uma empresa mais ou menos o caminho será um pouco maior!
 
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #9 : 13 de Março de 2016, as 20:03:09 »

Sem a capacidade de corrente correta o mistério ainda não está solucionado! Essa empresa precisa evoluir muito para se tornar uma empresa chinfrim... para virar uma empresa mais ou menos o caminho será um pouco maior!
 

Mas já dá pra ter uma ótima noção. As capacidades de corrente podem ser calculadas observando o circuito. Nos 17+17, cada CI consome 2.5 mA por amplificador operacional (são uns 8 dual opamp, então 2x8x2.5mA = 40 mA + alguns LEDs + transistores de chaveamento, acho que 100 mA dá). Nos 6,3V são 3 x 12ax7 + 2 x 6L6 = 2.7 A, mas vou fazer 4A. Na alta tensão farei 200 mA e na tensão de bias 100 mA.
Registrado

Belo Horizonte - MG
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #10 : 21 de Abril de 2016, as 08:48:00 »

Obrigado a todos que deram suas contribuições. Só vim dizer que o amplificador já está funcionando com o transformador recondicionado. Um abraço!
Registrado

Belo Horizonte - MG
andrelimar
Visitante
« Responder #11 : 04 de Dezembro de 2017, as 17:46:39 »

ache neste link o transformador a venda

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-841509805-meteoro-mgv-30-transformador-de-forca-original-de-fabrica-_JM
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #12 : 04 de Dezembro de 2017, as 18:14:14 »

Se é "original de fábrica", deve ter a mesma vida útil curta do transformador original do aparelho.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #13 : 29 de Dezembro de 2017, as 03:24:39 »

Se é "original de fábrica", deve ter a mesma vida útil curta do transformador original do aparelho.
Reforçando o que o A.Sim disse, se for realmente original de fábrica, seria melhor ter encomendado um feito do zero. Faz um bom tempo que tive que fazer reparo em um MGV30 e o transformador de saída era muito menor do que o correto, além do acabamento dele não ter me agradado.
 As laminas quase não tinham verniz. Sad
 Enfim, boa sorte com esse MGV30. O som dele no clean com os transformadores corretos fica muito bacana, mas o drive dele é bem meia boca. 
 Abraços.
 
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #14 : 29 de Dezembro de 2017, as 13:56:07 »

Esse fabricante é um dos que precisa aprender que dissipadores de calor e transformadores de força não são dimensionados pelo custo. Em algum lugar eu já contei o caso dos XLK-2000 com dissipadores subdimensionados:

" - Mas esse amplificador não é cópia de um Yamaha XYZ ? "
" - Sim, uma versão nacionalizada. "
" - E o Yamaha usa um dissipador assim tão pequeno ? "
"- Não, o Yamaha usa um dissipador que pesa três quilos. Só que se eu usar um dissipador do mesmo tamanho, o amplificador fica muito caro e não vende".


Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal