Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 22:54:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BIAS Laney LC50  (Lida 5672 vezes)
Rikrdo
Visitante
« : 20 de Março de 2016, as 11:40:38 »

Saudações pessoal!
Gostaria que me tirassem uma dúvida.
Estou com um amplificador Laney LC50 combo pra trocar todas as válvulas e fazer a regulagem de Bias e segundo manual de serviço para uso com EL34 é recomendado setar o bias em -31V.
Esses -31V tem de ser medidos na junção dos resistores de 220k que vão pras válvulas ou no pino 5 de cada uma?
Em outros amps eu já fiz aquele esquema de ligar o resistor de 1R dos pinos 1 e 8 pro terra e medir os mV, mas nesse amp os soquetes vão direto na placa ai pra fazer isso seria mais complicado.
http://elektrotanya.com/laney_lc50_sch.pdf/download.html
Agradeço desde já a atenção.
Abraços!
« Última modificação: 20 de Março de 2016, as 12:10:17 por Rikrdo » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 20 de Março de 2016, as 15:58:06 »

Deixe a junção dos resistores de 220k com -31v.

A medição no terminal da válvula costuma dar erros de leitura.

Abs
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #2 : 20 de Março de 2016, as 16:24:35 »

Obrigado Matec!
Abraço!
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #3 : 20 de Março de 2016, as 18:41:13 »

Mas esse ponto mede a tesão sobre as 2 válvulas, se não estivem bem casadas essa leitura também não esta certa, o melhor método de medição e com o resistor entre o ânodo e o chassis, ai sim você tem medição mais precisa sobre a corrente de cada válvula.

Não disse que está errado, mas não é o melhor método.

At Danie
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 20 de Março de 2016, as 22:03:06 »

Mas esse ponto mede a tesão sobre as 2 válvulas, se não estivem bem casadas
Sem tesão, acaba com o casamento mesmo   Cheesy

Citar
... o melhor método de medição e com o resistor entre o ânodo e o chassis, ai sim você tem medição mais precisa sobre a corrente de cada válvula.

Medir com resistor entre catodo e chassis/terra. No anodo dos estágios de saída, tem alta-tensão. Seria o melhor método para medir a corrente de anodo (abrir a conexão entre o primário do transformador de saída e a placa e inserir o miliamperímetro entre eles), mas é perigoso.
Medir a corrente no catodo dá um valor diferente da corrente de anodo em válvulas tetrodo ou pentodo, já que a corrente de catodo é a soma da corrente de anodo (placa) e a corrente de screen.  Se as válvulas de saída forem triodos, nesse caso a corrente de anodo é igual a corrente de catodo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #5 : 20 de Março de 2016, as 22:36:18 »

Perdão, cometi uma gafe no meu post anterior, o método e com a medição da corrente sobre os resistores de cátodo e não de ânodo, peço desculpas pela falha, outro detalhe, sei que nesse circuito não há tais resistores , então se não for complicado você pode coloca-los e depois de tudo ajustado remove-los , seriam inseridos no circuito somente para ajuste.

Mais uma vez, mil desculpas pelo erro ...

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Rikrdo
Visitante
« Responder #6 : 21 de Março de 2016, as 10:44:39 »

xformer
Bela explicação meu caro!

daniel_tubes
Deu pra entender a intenção na sua postagem, mas como eu disse na primeira mensagem, esse amp usa soquetes soldados na placa. Pra fazer esse esquema do resistor de 1R eu teria que romper alguma trilha da placa e não estou querendo "danificar o amp".
Obs: As válvulas foram compradas como "par casado".

Abraços!
« Última modificação: 21 de Março de 2016, as 10:48:04 por Rikrdo » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #7 : 21 de Março de 2016, as 10:49:19 »

a maioria dos componentes podem ser desconectados da placa apenas com o uso de um sugador.
fazia manutenção de Tvs e Monitores CRT e sempre precisava desconectar algum pino do Socket para fazer testes, então fazia dessa forma. as ilhas são maiores que o pino, então com uma boa limpeza, é possivel desconecta-los completamente do circuito sem que seja necessário remove-los, bastando conferir com o multimetro se realmente estão isolados.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 21 de Março de 2016, as 12:36:29 »

Esse manual de serviço (do link que o Ricardo forneceu) da Laney é uma baita confusão. Primeiro precisa entender e descobrir os erros pra depois realizar o serviço.
- No diagrama de ligações (página 2 do PDF) consta que as válvulas de saída tem a mesma designação (V5 e V5) e no esquema elétrico (página 3 do PDF) elas são V6 e V7.  Deveriam ser V5 e V6  (sendo as ECC83 de V1 a V4).
- Bastaria colocar um simples flechinha apontando para o ponto de medição da tensão de bias (ou designar um TP - test point) no esquema elétrico. Apesar de que o escrito está bem perto do ponto de junção dos resistores de 220k (R56 e R57) com os resistores R32 e R34 e o capacitor C39, realmente deixa dúvida, já que a tensão de bias é na grade da válvula. Em tese todos esses pontos teriam o mesmo potencial (tensão) já que a grade tem impedância infinita (mas como disse o Matec, os valores de tensão medidos podem variar de um ponto a outro, pois precisaria de um voltímetro de altíssima impedância de entrada pra fazer isso sem influenciar o circuito).
- Pelo diagrama de ligações (pág 2), parece que a versão do circuito tem soquetes das válvulas de saída separados da placa principal, portanto até poderia colocar o resistor nos catodos pra se fazer a verificação da corrente de catodo. Não parece ser essa a possibilidade no amplificador que está com o Ricardo.

Ricardo, apesar de que a maioria dos multímetros digitais tem uma boa impedância de entrada (10Mohms), ainda existem os que tem menos (1Mohms). Se for fazer essa medição da tensão de bias (polarização da grade), use um que tenha a maior impedância de entrada no voltímetro que você tenha disponível (cheque no manual de instrução dele, qual a especificação da impedância ou resistência de entrada no modo voltímetro).
« Última modificação: 21 de Março de 2016, as 12:45:24 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rikrdo
Visitante
« Responder #9 : 21 de Março de 2016, as 15:46:53 »

Doug
Já estive com esse amp para manutenção anteriormente e lembro que os soquetes são soldados realmente na placa. Posso tentar essa possibilidade de dessolda.

xformer
Realmente o diagrama está meio confuso. Vou tentar primeiro jogar e manter os -31V na junção dos resistores de 220k e então medir nos pinos 5 de cada válvula pra ver se dá diferença entre elas. Caso as medidas fiquem estranhas passo pro plano de medição com resistor de 1R dos pinos 1 e 8 pro terra.

Estarei com o amp em mãos provavelmente nessa quinta e ai posto os resultados obtidos.

Abraços!
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #10 : 29 de Abril de 2016, as 00:16:34 »

Amigos, as válvulas EL34 JJ demoraram a chegar então só consegui instalar elas e ajustar o BIAS nesse feriado do dia 21/04.
Resultado: Ajustando o trimpot consegui os -31V nos pinos 5 de cada válvula, ambas dando a mesma medida e o som ficou bacana, bem limpo e alto.
Agradeço aos que colaboraram.
Abraços!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 29 de Abril de 2016, as 22:10:08 »

Eu acho curioso como as voltagens negativas de bias variam, para uma mesma válvula, no caso a EL34, conforme a marca e o circuito de um amplificador valvulado.
Por exemplo, enquanto nos Laney LC50, a voltagem de bias nas grades de controle (pinos 5) é de -31V, nos Carvin VL100 a voltagem nas grades de controle (pinos 5) é de -46V.

Sendo que ambos os amplificadores utilizam resistores de 470 ohms nas grades auxiliares.
E mesmo o Carvin funcionando a 50W (chave seletora na parte traseira do amp que desliga duas das quatro EL34) a voltagem de -46V permanece.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #12 : 01 de Maio de 2016, as 13:11:21 »

Eu acho curioso como as voltagens negativas de bias variam, para uma mesma válvula, no caso a EL34, conforme a marca e o circuito de um amplificador valvulado.
Por exemplo, enquanto nos Laney LC50, a voltagem de bias nas grades de controle (pinos 5) é de -31V, nos Carvin VL100 a voltagem nas grades de controle (pinos 5) é de -46V.

Sendo que ambos os amplificadores utilizam resistores de 470 ohms nas grades auxiliares.
E mesmo o Carvin funcionando a 50W (chave seletora na parte traseira do amp que desliga duas das quatro EL34) a voltagem de -46V permanece.


Sempre notei e achei estranho esse fato também!
« Última modificação: 02 de Maio de 2016, as 15:03:14 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 02 de Maio de 2016, as 14:29:25 »

Eu acho curioso como as voltagens negativas de bias variam, para uma mesma válvula, no caso a EL34, conforme a marca e o circuito de um amplificador valvulado.
Por exemplo, enquanto nos Laney LC50, a voltagem de bias nas grades de controle (pinos 5) é de -31V, nos Carvin VL100 a voltagem nas grades de controle (pinos 5) é de -46V.

Sendo que ambos os amplificadores utilizam resistores de 470 ohms nas grades auxiliares.
E mesmo o Carvin funcionando a 50W (chave seletora na parte traseira do amp que desliga duas das quatro EL34) a voltagem de -46V permanece.


Sempre notei e achei estranhos esse fato também!

Mas são amplificadores com circuitos diferentes, tensões de placa diferentes, tensões de screen diferentes, transformadores de saída diferentes (impedância do primário e potência), configurações de saída diferentes (2 válvulas ou 4 válvulas). Portanto provavelmente tem correntes de placa e de screen em repouso diferentes. Então seria pouco provável terem a mesma tensão de polarização de grade.
« Última modificação: 02 de Maio de 2016, as 14:31:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal