Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:58:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de Construção - Plexi 50 '69  (Lida 10023 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« : 15 de Abril de 2016, as 22:30:45 »

Pessoal, a pedido de um rapaz aqui da minha cidade vou fazer esse cabeçote seguindo o esquema da Ceriatone em partes, tenho que melhorar esses grounds loops que persistem em seus layouts.

A princípio já pedi as peças na tubesandmore.com que chegaram em um endereço nos EUA e então um conhecido dele vai trazer as peças pro Brasil, tudo (capacitores, válvulas >12ax7LPS - Sovtek; EL34 - Mullards, soquetes, resistores de carbono  Bravo, turrets, placa de fibra de vidro, luz indicadora, etc) deram U$ 270.

Os transformadores vou comprar com o Guilherme, tenho experiências boas com o meu Jubilee, foi justo por isso que meu colega quer fazer esse Plexi comigo.



As peças devem chegar no final do mês, assim quando eu as tiver em mãos eu vou postando. A ideia é terminá-lo até o mês de Agosto, se for preciso vou me sacrificar a ficar sem as férias da faculdade para terminar a criança  Evil   

Abraços.
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #1 : 16 de Abril de 2016, as 08:31:11 »

Sempre ouvi coisas boas dos Layouts da Ceriatone. 
Porém observando este, vemos quatro pontos de terra.  Huh?
Isto realmente é perigoso em se tratando dos Ground Loop's e tem que ser melhorado.
Fico ansioso pelo resultado e pelo som da criança aí.
Boa montagem!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #2 : 16 de Abril de 2016, as 10:51:42 »

Sempre ouvi coisas boas dos Layouts da Ceriatone. 
Porém observando este, vemos quatro pontos de terra.  Huh?
Isto realmente é perigoso em se tratando dos Ground Loop's e tem que ser melhorado.
Fico ansioso pelo resultado e pelo som da criança aí.
Boa montagem!

Acredito que não é um problema.... não há loops, e sim 4 conexões ao star ground. Neste caso específico, a carcaça é o star ground, a carcaça pode ser considerada como um condutor único de grande seção. Loop é quando se forma um anel fechado com um condutor, ou seja, sai do terra, passa por várias conexões, e retorna para o mesmo terra...

Algo que pode gerar ruido é a utilização do GND do power amp pelo pre-amp, isto sim pode vir a ser problemático, pois no pre-amp, a tensão deve ser o mais estável possível.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 16 de Abril de 2016, as 12:45:00 »

Esse "star ground" virou uma "constellation ground"   Cheesy.

Mas o fato de haver 4 parafusos de aterramento no desenho, não significa que eles todos não possam ser 1 só, às vezes é só para facilitar o desenho, da mesma forma que um diagrama do esquema elétrico pode ter vários símbolos de terra, mas todos significando um ponto comum.

O ruim nesse layout é o retorno da fonte principal (o negativo dos capacitores de alta tensão) estar ligado ao star ground (chassis). Eu acho que seria melhor ele estar ligado à placa principal do circuito, onde tiver as conexões de terra e dali sair uma ligação ao chassis.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #4 : 16 de Abril de 2016, as 12:56:57 »

Eu vou instalar o transformador de potência e dali pegar um ponto bem próximo ao chassis como star ground, deste ponto ligar o mais próximo possível dos capacitores, então vou ligar todo o GND do circuito em geral a um ponto e deste puxar um fio para o star ground. Desse modo acredito eu que a carcaça mesmo que com resistência pequena não circulará corrente, apenas servirá como a referência do sinal.

EDIT: Uma pequena amostra do que virá.

« Última modificação: 24 de Abril de 2016, as 23:29:35 por Electric Effects » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #5 : 28 de Abril de 2016, as 20:29:43 »

Enfim as peças chegaram em casa!

Capacitores JJ, F&T, as Mullards casadas, chaves Carling. Até eu to animado com o amplificador mesmo sabendo que não vai ser meu  Cry

Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #6 : 17 de Junho de 2016, as 13:17:56 »

Como ficou o amp?
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #7 : 19 de Junho de 2016, as 15:30:30 »

Pessoal, alguém tem as medidas do chassis ou mesmo as distâncias da disposição dos furos? Vou fazer no AutoCad e mandar pra uma empresa fazer esse chassis pra mim.

Aqui vai uma foto dos transformadores do Guilherme, realmente eu tinha esquecido o quão bom eles são.



-----
Como ficou o amp?

Mais outra foto que tinha esquecido de mandar.

« Última modificação: 19 de Junho de 2016, as 15:32:43 por Electric Effects » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #8 : 19 de Junho de 2016, as 20:58:03 »

Mojolento!!!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #9 : 08 de Agosto de 2016, as 18:13:34 »


Mais atualizações do projeto, amanhã já vai pegar uma pintura eletro-estática e já está quase no ponto para a melhor parte da montagem 
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #10 : 15 de Agosto de 2016, as 12:09:29 »

Pronto, amplificador montado funcionando quase direito.

A tensão no C21 está um pouco acima -> 440Vdc

Depois do choke está 439Vdc houve queda de tensão de apenas 1V

Depois do R11 está 318Vdc



Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #11 : 15 de Agosto de 2016, as 14:44:51 »

Oi Electric Effects,

A tensão maior que você cita não é assim tão alta, fica em torno de 6 porcento.

Você mediu a tensão da rede na "ficha"? (como chamam os portugueses a tomada) 

Seis porcento acima na rede aqui em casa é pouco. Sad

Um truquesinho sujo que eu faço é trocar os resistores que escolhi por ter o valor mais próximo do nominal por resistores do mesmo valor nominal mas com valor "medido" mais alto que o nominal, assim você derruba um pouquinho a tensão, mas antes verifique a rede, pode ser que esteja mais alta que o normal.

Abraços e parabéns pela montagem.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #12 : 15 de Agosto de 2016, as 14:51:00 »

Sim, vou ver isso agora, ele está com o mesmo problema que meu Silver Jubilee, está dando apito na posição de 50W, ele por enquanto está funcionando só em 25W só que o som está meio poroso e sem sustain. Vou trocar os fios das válvulas de potência para acertar nesse ponto do apito.
Abraços.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #13 : 15 de Agosto de 2016, as 15:06:24 »

Quando você "derruba" a B+ é normal ficar mais granulado e com menos sustain, mas se funciona com 25W, o apito em 50W pode ser a regulagem do "Tobias", como você regulou o bias? (edit.: e o negative feedback, verifica se o resistor esta correto e funcionando.)

Abraço.  
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, as 15:26:13 por Ferro_Velho » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #14 : 15 de Agosto de 2016, as 17:03:57 »

Electric Effects

Espero que você tenha notado que o layout da Ceriatone manda ligar o NFB no tap de 8 ohms do secundário do OT , mas o esquema do transformador da Linx indica ligar no tap de 4ohms. No caso, é esse último o mais indicado. Mesmo assim, para esse transformador, eu ainda acho mais vantajoso que o resistor de NFB seja de 100k.

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 22:20:03 por Matec » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal