Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 02:27:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Meteoro MHA-2000 - 100W  (Lida 7707 vezes)
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« : 26 de Abril de 2016, as 10:23:46 »

Senhores

Tenho 2 dúvidas quanto ao cabeçote MHA-2000 100W (sou leigo no universo dos valvulados, desculpem se estou perguntando bobagem):

1) O mesmo foi comprado usado, e não sei qual seria o sintoma (se é que tem) para a troca das válvulas. Tem alguma recomendação de troca de válvulas de tempos em tempos, ou algo assim? A dúvida que tenho é se o amp está gerando o som que de fato deveria.

2) Este amp é de 100W, e por vezes é um problema para tocar em ambientes menores. Existe alguma maneira de alterá-lo, para ter como "chaveá-lo" para ter apenas 50W?

Aguardando respostas e desde já muito obrigado!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 26 de Abril de 2016, as 12:04:34 »

Eu já tive esse aparelho em mãos para manutenção.

Ele é uma cópia do JCM900 Dual Reverb 100W. Apesar de ser uma cópia ele não soa como o original.
Então é difícil saber se o problema seriam as válvulas, já que não há exatamente uma referência.

O que se pode dizer é que ele toca bem alto com os 100w esperados. O original da Marshall utiliza 4x EL34, já o MHA eu vi com 5881, mas ouvi falar que deveria sair de fábrica com 4x 6550.

Não há esquemas da Meteoro confiáveis , mas você pode utilizar sem problemas o esquema da Marshall:





Uma recomendação é que se você for utilizar profissionalmente, troque pelo menos as válvulas de saída, e, dependendo das válvulas faça um ajuste do bias.

O drive do amplificador é todo do pré (que é hibrido; meio valvulado, meio circuito integrado), então é fácil controlar o volume mesmo em ambientes pequenos. Na parte traseira do amplificador deve existir uma chave Pentode-Triode que diminui um pouco a potência do amplificador, mas não tanto.

Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 16:55:33 por Matec » Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #2 : 26 de Abril de 2016, as 13:34:24 »

Obrigado pela resposta Matec.. mas será que implementar uma chave de redução de potência (de 100 para 50W) seria muito complexo?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 26 de Abril de 2016, as 16:39:20 »

Obrigado pela resposta Matec.. mas será que implementar uma chave de redução de potência (de 100 para 50W) seria muito complexo?

Não sei a que tipo de chave você está pensando, mas se for do tipo "retirar duas válvulas de saída do circuito" com certeza não é uma boa opção. As válvulas saem, mas a impedância do transformador fica igual, sobrecarregando as válvulas que ficam.

O mais recomendável seria um redutor de potência (ou "Atenuador de Potência" - pesquise assim) que é um circuito relativamente simples de ser encontrado ou mesmo montado.

Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 16:54:06 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 26 de Abril de 2016, as 18:24:33 »

No esquema que o Matec postou tem uma chave de seleção de potência de saída: uma em posição de modo triodo para as válvulas de saída (menos potência) e outra posição para modo pentodo (mais potência).  A chave muda a conexão da grade de screen, alterando a configuração de modo das válvulas de saída.  Pode ser uma alternativa fácil de se implementar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #5 : 29 de Abril de 2016, as 09:18:17 »

olá amigos. Agradeço as respostas do xformer e Matec.. acredito que o mais viável seja a utilização de um atenuador mesmo, para evitar de mexer no cabeçote. A propósito, eu pesquisei e encontrei de alguns tipos (resistivo, modo triodo, e outros).. Gostaria de alguma sugestão se, no caso deste head de 100W, poderia ser montado um atenuador mais simples (imagino que resistivo), e se alguém tiver algum esquema de algum para sugerir. Agradeço novamente.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #6 : 29 de Abril de 2016, as 10:18:26 »

stash

Você já verificou se essa chave Pentodo-Triodo não existe na parte traseira do seu amplificador?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 29 de Abril de 2016, as 10:59:23 »

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #8 : 29 de Abril de 2016, as 15:10:03 »

Xformer, com esse arranjo, vamos ter sempre distorção de power, pelo excesso de potencia na saída do ampli, ou ainda mesmo com volume elevado teremos um som clean ?

At Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 29 de Abril de 2016, as 20:13:22 »

Xformer, com esse arranjo, vamos ter sempre distorção de power, pelo excesso de potencia na saída do ampli, ou ainda mesmo com volume elevado teremos um som clean ?

At Daniel.

Daniel, o atenuador em tese apenas atenuaria (diminui o sinal aplicado na entrada) de forma fiel na forma de onda e entregaria ao alto-falante. Portanto, se houver distorção na entrada, também haveria a mesma distorção na saída.

Entretanto há dois pontos que complicam a coisa: o alto-falante não é uma carga resistiva, mas majoritariamente reativa (ou seja o valor da impedância depende da frequência do sinal e dos harmônicos), e a fonte do sinal é um amplificador valvulado, com a carga acoplada por meio de um transformador de saída.

Como o atenuador tem o papel de diminuir a tensão entregue ao alto-falante e ao mesmo tempo fazer com que do ponto de vista do secundário ele continue vendo a mesma impedância do alto-falante sem o atenuador, o conjunto atenuador+falante não vai ter o mesmo comportamento de impedância se só houvesse o alto-falante ligado.
Como o sinal do amplificador valvulado pode depender um pouco da impedância vista pelas válvulas, o sinal atenuado não vai ser tão fiel ao sinal não atenuado. Mas acho que não seria muito relevante a perda da distorção (timbre).
O negócio é ver na prática o que ocorre.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #10 : 29 de Abril de 2016, as 21:34:10 »

Eu sempre achei, só que nunca testei um atuador , que se perderia a particularidade do som clean, pelo fato de se ter que abrir o volume pra se ter um volume alto, consequentemente teremos distorção, mas lendo a sua explicação creio que estou errado na minha dedução, pelos boatos que ouvi, o pessoal usava o atuador pra se ter aquela distorção tanto de power como de pré em baixos volumes, sem ficar surdo.

Ma como disse nunca usei um.

Mas agradeço  a explicação...

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 29 de Abril de 2016, as 23:33:26 »

Citar
Este amp é de 100W, e por vezes é um problema para tocar em ambientes menores. Existe alguma maneira de alterá-lo, para ter como "chaveá-lo" para ter apenas 50W?

Existem 3 modos possíveis:
1) Tirando fora duas das quatro válvulas de potência, como faço há 6 anos sem nenhum problema.
Esse negócio da alteração da resistência refletida no primário, citada pelo Matec, é controversa, e se o transformador de saída tiver sido dimensionado para suportar essa variação, não haverá nenhum problema.
2) Usar um atenuador de potência, como o sugerido pelo Xformer, apesar de que mesmo com a atenuação obtida o amp valvulado, ainda vai soar um tanto alto para se usar em casa.
3) A comutação de pentodo para triodo que diminui a potência de saída, mas, que além de não diminuir tanto assim o volume, torna o som do amp pior, e digo isso porque já testei e não gostei do resultado.

Por isso, o ideal para se ter um amp valvulado de potência domado a nível de se utilizar em casa sem incomodar os vizinhos é a combinação dos itens 1 e 2, como faço aqui.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #12 : 29 de Abril de 2016, as 23:53:21 »

caindo de paraquedas no assunto, o que o Xformer postou seria um L-Pad, muito usado em caixas de som de P.A para atenuar drives e tweeters na falta de um bom divisor que custa caro. eu costumo usar muito isso, tem uma calculadora nesse link que calcula a potencia atenuada em dB com os valores dos resistores e sua potencia. de repente pode ser util para alguém ou até mesmo para esse caso.
http://autosom.net/artigos/lpad.htm
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal