Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 21:25:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Emerson Custom - EM Drive  (Lida 5680 vezes)
Neto Callegari
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 19

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0


« : 05 de Maio de 2016, as 10:37:25 »

Bom dia a todos.

Como primeira postagem no grupo venho trazer uma dúvida e possível problema na confecção de um pedal, e espero que possam me ajudar.
Montei um Emerson Custom EM Drive esses dias utilizando o seguinte layout: http://effectslayouts.blogspot.com.br/2015/09/emerson-customs-em-drive.html

O pedal está funcionando. No entanto está soando grave demais, com pouco volume e meio fuzzy com ganho no máximo.
Como não tinha todos os componentes e não tenho fácil acesso à maioria deles (cidade pequena, de interior de estado), modifiquei alguns itens com o que tinha à disposição.

Os resistores de 2M foram substituídos por 2M2.
Potenciômetros de A250K por A500K. Obs.: tenho A100K também.
Transistor MPSA18 por BC550B. Obs.: http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=mpsa18

Pesquisei aqui no fórum sobre o referido pedal, e a única coisa que achei foi a foto de um pedal que outro usuário montou, mas não consegui encontrar mais o link.

Gostaria que me dessem uma luz sobre o que poderia ser feito para tirar esse excesso de graves, o som fuzzy e dar mais volume.
Quanto às fotos, só terei tempo de tirar no domingo à tarde, assim como mexer no pedal.

Agradeço desde já a ajuda.
Obrigado.
Registrado
Speedy Gonzales
Visitante
« Responder #1 : 05 de Maio de 2016, as 11:27:45 »

Bom dia , montei esse pedal também ,mas com o layout do site tagboardeffects , montei com o 2n5088 , igual o do site , e não ficou muito bom.Montei com o MPSA18 e 2n4401 e 2n3904 .Acabei desistindo depois de algumas tentativas...Os melhores resultados que tive foram com 2N3904 E 2N5088.
Registrado
Neto Callegari
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 19

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0


« Responder #2 : 05 de Maio de 2016, as 13:35:28 »

Bom dia , montei esse pedal também ,mas com o layout do site tagboardeffects , montei com o 2n5088 , igual o do site , e não ficou muito bom.Montei com o MPSA18 e 2n4401 e 2n3904 .Acabei desistindo depois de algumas tentativas...Os melhores resultados que tive foram com 2N3904 E 2N5088.


Não ficou bom como? Muito grave? Muito agudo? Pouco volume?
Quanto aos potenciômetros: utilizou os A250K?
Estou pensando em colocar um A100K no ganho para ver como fica, e, agora, tentar o 2N3904 no lugar do BC550B.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 05 de Maio de 2016, as 18:15:32 »

Tenta encontrar potenciômetros de 220K, são mais adequados que os de 100K. Conferiu a pinagem do transistor? O BC550 tem a pinagem invertida em relação ao MPSA18, para usar o BC550 você tem que girá-lo em 180 graus. O EM Drive é um estágio de ganho transistorizado simples, não deve soar fuzzy. Os pedais baseados no Electra, que tem diodos ligados ao terra para clipagem, não tem ganho suficiente para soar fuzzy, e o EM Drive deveria distorcer menos ainda.
Registrado
Speedy Gonzales
Visitante
« Responder #4 : 05 de Maio de 2016, as 20:27:51 »

Boa noite,
Montei com pots de 250k .
No geral achei o som "tosco" ,eu esperava algo mais na linha de um overdrive bem fraco, nem se compara com as demos que vemos por ai, em regulagens altas o som fica meio fuzzy , glitchy (com o 2n3904 ficou pior ainda , gostei mais do 2n5088) , ficou bem grave , principalmente com humbuckers ,o volume é bom/suficiente.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 05 de Maio de 2016, as 23:03:56 »

Bom dia a todos.

Como primeira postagem no grupo venho trazer uma dúvida e possível problema na confecção de um pedal, e espero que possam me ajudar.
Montei um Emerson Custom EM Drive esses dias utilizando o seguinte layout: http://effectslayouts.blogspot.com.br/2015/09/emerson-customs-em-drive.html
Neste link, tem 2 versões de layout, uma com diodos de cliping, e outra sem; qual das duas você montou?

O pedal está funcionando. No entanto está soando grave demais, com pouco volume e meio fuzzy com ganho no máximo.
Como não tinha todos os componentes e não tenho fácil acesso à maioria deles (cidade pequena, de interior de estado), modifiquei alguns itens com o que tinha à disposição.
Para diminuir os graves, você pode fazer como outros pedais com configurações semelhantes, reduzindo o capacitor de entrada para 47nF.

O circuito (amplificador com um só transistor), está configurado para praticamente ganho máximo, e o potenciômetro de ganho, está configurado como reostato, que na verdade não está dando ganho ao circuito e sim opondo-se mais ou menos a passagem do sinal


Os resistores de 2M foram substituídos por 2M2.
Potenciômetros de A250K por A500K. Obs.: tenho A100K também.
Transistor MPSA18 por BC550B. Obs.: http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=mpsa18

Pesquisei aqui no fórum sobre o referido pedal, e a única coisa que achei foi a foto de um pedal que outro usuário montou, mas não consegui encontrar mais o link.

Gostaria que me dessem uma luz sobre o que poderia ser feito para tirar esse excesso de graves, o som fuzzy e dar mais volume.
Quanto às fotos, só terei tempo de tirar no domingo à tarde, assim como mexer no pedal.

Agradeço desde já a ajuda.
Obrigado.


Coloquei algumas ponderações entre linhas de sua mensagem.

Não acho que os clip's que estão por aí sejam promovidos por este circuito divulgado, e sim pelo restante dos componentes da cadeia, como principalmente o amplificador.

Acredito que outros na mesma linha, como Lovepedal Les Lius e Lovepedal COT50, possam produzir melhores resultados.
Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 05 de Maio de 2016, as 23:45:03 »

O COT50 eu não conheço, mas o Les Lius eu recomendo. O meu eu fiz numa 1590A, sem chave de "boost" (deixei como se ele sempre estivesse ativo), e sinceramente eu dispensaria a chave de clipagem, a configuração que eu achei que soa melhor é com a chave no meio (dispensando todos aqueles diodos extras). Mas vale a pena testar, você pode ter opinião diferente da minha  Cheesy.
Registrado
Neto Callegari
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 19

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0


« Responder #7 : 06 de Maio de 2016, as 08:09:24 »

Tenta encontrar potenciômetros de 220K, são mais adequados que os de 100K. Conferiu a pinagem do transistor? O BC550 tem a pinagem invertida em relação ao MPSA18, para usar o BC550 você tem que girá-lo em 180 graus. O EM Drive é um estágio de ganho transistorizado simples, não deve soar fuzzy. Os pedais baseados no Electra, que tem diodos ligados ao terra para clipagem, não tem ganho suficiente para soar fuzzy, e o EM Drive deveria distorcer menos ainda.

Tentarei achar os potenciômetros de 220k na meia loja de instrumentos daqui. Quanto à pinagem do BC550, eu inverti ele na esperança de resolver, mas com isso nem som saiu, ou seja, está como indicado no esquema. Talvez reduzindo os graves essa sensação de "fuzzy" vá embora. Obs.: vou procurar videos desse Electra também.

Boa noite,
Montei com potenciômetros de 250k .
No geral achei o som "tosco" ,eu esperava algo mais na linha de um overdrive bem fraco, nem se compara com as demos que vemos por ai, em regulagens altas o som fica meio fuzzy , glitchy (com o 2n3904 ficou pior ainda , gostei mais do 2n5088) , ficou bem grave , principalmente com humbuckers ,o volume é bom/suficiente.

É o que esperava dele, um overdrive sutil mesmo no máximo, praticamente um booster sujo. Só tenho o 2N3904, 2N5088 não cheguei a comprar. Vou avaliar a troca por outros que tenho à disposição.

Bom dia a todos.

Como primeira postagem no grupo venho trazer uma dúvida e possível problema na confecção de um pedal, e espero que possam me ajudar.
Montei um Emerson Custom EM Drive esses dias utilizando o seguinte layout: http://effectslayouts.blogspot.com.br/2015/09/emerson-customs-em-drive.html
Neste link, tem 2 versões de layout, uma com diodos de cliping, e outra sem; qual das duas você montou?

O pedal está funcionando. No entanto está soando grave demais, com pouco volume e meio fuzzy com ganho no máximo.
Como não tinha todos os componentes e não tenho fácil acesso à maioria deles (cidade pequena, de interior de estado), modifiquei alguns itens com o que tinha à disposição.
Para diminuir os graves, você pode fazer como outros pedais com configurações semelhantes, reduzindo o capacitor de entrada para 47nF.

O circuito (amplificador com um só transistor), está configurado para praticamente ganho máximo, e o potenciômetro de ganho, está configurado como reostato, que na verdade não está dando ganho ao circuito e sim opondo-se mais ou menos a passagem do sinal


Os resistores de 2M foram substituídos por 2M2.
Potenciômetros de A250K por A500K. Obs.: tenho A100K também.
Transistor MPSA18 por BC550B. Obs.: http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=mpsa18

Pesquisei aqui no fórum sobre o referido pedal, e a única coisa que achei foi a foto de um pedal que outro usuário montou, mas não consegui encontrar mais o link.

Gostaria que me dessem uma luz sobre o que poderia ser feito para tirar esse excesso de graves, o som fuzzy e dar mais volume.
Quanto às fotos, só terei tempo de tirar no domingo à tarde, assim como mexer no pedal.

Agradeço desde já a ajuda.
Obrigado.


Coloquei algumas ponderações entre linhas de sua mensagem.

Não acho que os clip's que estão por aí sejam promovidos por este circuito divulgado, e sim pelo restante dos componentes da cadeia, como principalmente o amplificador.

Acredito que outros na mesma linha, como Lovepedal Les Lius e Lovepedal COT50, possam produzir melhores resultados.

Desculpe a falha: utilizei o segundo layout, com os diodos.
No domingo trocarei o capacitor por um de 47nf, se surtir o efeito desejado talvez amenize a sensação de som fuzzy.
Não conhecia o Les Lius, me pareceu interessante. Olhando rapidamente o layout vi o diodo BAT46, que não tenho aqui. Teria como trocar por algum equivalente ou não existe essa possibilidade?

O COT50 eu não conheço, mas o Les Lius eu recomendo. O meu eu fiz numa 1590A, sem chave de "boost" (deixei como se ele sempre estivesse ativo), e sinceramente eu dispensaria a chave de clipagem, a configuração que eu achei que soa melhor é com a chave no meio (dispensando todos aqueles diodos extras). Mas vale a pena testar, você pode ter opinião diferente da minha  Cheesy.

Se conseguir os diodos corretos talvez eu monte um Les Lius de brincadeira. COT50 conheço de nome, mas ainda não me interessei o bastante para ouvir o som.



Em tempo: obrigado a todos pela ajuda em resolver a situação.
« Última modificação: 06 de Maio de 2016, as 13:44:33 por Neto Callegari » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 06 de Maio de 2016, as 11:41:20 »


Não conhecia o Les Luis, me pareceu interessante. Olhando rapidamente o layout vi o diodo BAT46, que não tenho aqui. Teria como trocar por algum equivalente ou não existe essa possibilidade?


Tenta o 1N5819.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #9 : 06 de Maio de 2016, as 11:56:15 »

Então, eu já montei esse pra dar uma estudada no timbre conseguido com diferentes transistores e ele não tem esse som fechado não, ele é um overdrive bem transparente e com pouco ganho. O que consegui ver em fotos internas é que não existem esses diodos e esse capacitor eletrolítico. O "certo" seria esse projeto mais simples.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Speedy Gonzales
Visitante
« Responder #10 : 06 de Maio de 2016, as 18:00:21 »

Ruy , qual projeto você usou ? Ficou 100% (digo, sem som fuzzy, glitchy etc..)?
Eu montei essa versão aqui e não ficou bom ...
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #11 : 06 de Maio de 2016, as 22:27:17 »

Então, usei esse ai mesmo. Mas mantive os valores originais para os potenciômetros.

Já o transistor eu dei uma fuçada, usei um 2N2222, achei bem mais dinâmico e com menos picos(som polido).

Eu estou meio ferrado aqui na oficina, mas caso eu consiga arrumar um tempo eu monto outro e posto aqui para você dar uma comparada.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 07 de Maio de 2016, as 22:29:18 »

Este dá até para montar no modo "aranha"; um componente soldado diretamente no outro.  Com capricho dá para soldar diretamente em um dos potenciômetros.

Só que como já disse antes, este circuito é a configuração mais básica de um amplificador a transistor na configuração de emissor comum.  Os resultados podem variar bastante de um transistor para outro, mesmo que do mesmo tipo.

Inclusive se montar o transistor, num soquete, o que facilita troca-lo, perceberá que se usar 10 transistores iguais, ainda assim, vai obter resultados diferentes.

É um circuito que dá para usar como base para muita coisa, permitindo que você vá adequando ao seu gosto, ou a sua guitarra, alterando os valores dos resistores para maior ou menor ganho.   Assim, dependendo da guitarra, você ajusta o ganho, para obter o resultado que deseja.

Inclusive já discutimos algumas informações sobre este tipo de configuração algum tempo atrás no tópico Pedal de 1 só Transistor http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3758.0

Abraços,
Alfredo
Registrado

tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #13 : 10 de Maio de 2016, as 16:41:11 »

Eu fiz um e pelo que andei vendo demos dele, ficou no estilo do pedal com o ganho no ele fica meio fuzzy mesmo!

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfl1/v/t1.0-9/13124458_1072100176162259_790943742591286233_n.jpg?oh=07979dc710f1e4325acae28ef3a3ffa4&oe=57DF8ED2&__gda__=1471006928_509cbfa35ef2184198bc3c4e5eeb2824
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal