Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 13:07:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Borne T7 clássico (defeito)  (Lida 6389 vezes)
frotaitalo
Visitante
« : 27 de Abril de 2016, as 18:12:47 »

Galera eu novamente com os amplificadores bichados _... Dessa é um Borne T7 clássico, amplificador valvulado de 7W, quando liga o power as válvulas esquentam normalmente, mas quando liga o standy by da um estouro, a válvula da um clarão e começa a sair fumaça. Desmontei e notei que a válvula do power (6l6WXT) aparenta estar com um trincado na parte superior, por ser minha experiência com válvulas, gostaria da ajuda de vocês. Ja medi a tensão do filamento e esta OK.
Segue foto :http://www.4shared.com/photo/QUJLaWtGce/IMG_20160425_194715.html
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #1 : 27 de Abril de 2016, as 19:39:45 »

Válvula trincada já era, é pra jogar fora. Mande uma foto da válvula.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 27 de Abril de 2016, as 19:55:35 »

Se o trincado na válvula permitiu que o ar entrasse dentro do vidro, haverá uma mancha esbranquiçada no lugar de uma mancha metálica.  No caso de haver a mancha metálica, o vácuo ainda está integro e a válvula pode ainda estar boa e o problema ser em outro lugar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #3 : 27 de Abril de 2016, as 20:30:53 »

a foto da Valvula dele, que não foi fez link:


o trincado na verdade, parece um buraco.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
frotaitalo
Visitante
« Responder #4 : 27 de Abril de 2016, as 21:35:12 »

Por ser minha primeira experiência com válvula ta difícil de identificar. Pela foto acha que acabou com o vacúo mesmo?
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #5 : 27 de Abril de 2016, as 21:59:36 »

Se for realmente um buraco, já era....
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 27 de Abril de 2016, as 22:34:02 »

Sim, a selagem foi danificada. Às vezes, quando o trincado é pequeno, o refletivo fica manchado, mas não branco. Aconteceu o mesmo com uma das minhas PCL82 que iria usar num amp que estou fazendo.

Recomendo a troca da(s) válvula(s),  e teste com a(s) válvula(s) nova(s). Se ocorrem outros problemas, algo no circuito pode ter se danificado.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
EddieTavares
Visitante
« Responder #7 : 28 de Abril de 2016, as 12:15:26 »

frotaitalo

Eu já mexi em um exemplar desse pra um amigo, até criei um tópico aqui no forum, e quanto a este amp eu devo citar 2 grandes problemas de construção:
  - A placa é fixada apenas pelos pots, e ela não é leve, todos os componentes exceto os transformadores estão fixados à placa.
  - Alguns componentes estão próximos demais, e podem ser danificados em um surto de tensão, confirmei isso com o próprio Pedrone.

O resistor de pol. de grade do power é o próprio pot de volume, no caso do amp do meu amigo um surto fez alta tensão passar por ali e queimar a trilha do pot, ou seja, além de inutilizar o pot de volume a grade ficou sem referencial negativo e acabou inutilizando a válvula também.

Troquei o pot, mas coloquei um resistor de valor alto entre a grade da 6l6 e o terra, assim caso o pot estrague novamente ainda temos o referencial negativo na 6l6, e em série com o pino 2 do pot coloquei um resistor de pequeno valor com o mesmo fim.

https://www.dropbox.com/s/sf7e958nokcc4sm/Mod%20t7.png?dl=0
Registrado
frotaitalo
Visitante
« Responder #8 : 28 de Abril de 2016, as 14:08:18 »

Então de imediato vou fazer a troca da válvula. Fiz testes no resistores e não achei nenhum queimado, só capacitor que não testei mas creio que foi só a válvula. Eddie achei estranho a placa não ser bem fixada também, e os componentes muito próximos, só não sei se faço esse mod pelo fato de ser um amplificador de cliente e ele só quer que volte a funcionar. Mas me esclareça essa questão do pot de volume, se ele é usado como polarização da grande, como que ele controla a tensão de saída ( no caso o volume)?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #9 : 29 de Abril de 2016, as 13:01:54 »

O amp que eu mexi tinha uma 6l6GC Sovtek, que também torrou, válvulas quando usadas da forma correta duram muito até que fiquem velhas e percam timbre e potência, não é normal uma válvula boa torrar ainda mais em 2 eqtos da mesma marca, se não houver algum problema de projeto, por isso preferi fazer a alteração.

Quanto ao pot de volume, uma coisa não tem muito a ver com a outra, o sinal de áudio é corrente alternada e quando você gira o pot muda a relação do divisor resistivo que se forma, entretanto o referencial "negativo" da grade não é afetado pois é corrente contínua, resumidamente falando.

Na primeira vez que o amp veio pra eu arrumar, a trilha do pino 3 do pot de volume havia rompido, eu fiz um jump e devolvi o amp, na segunda vez o pot havia queimado parte da trilha o que danificou também a válvula.
Registrado
frotaitalo
Visitante
« Responder #10 : 29 de Abril de 2016, as 14:05:20 »

O dono desse AMP mora em frente a praia, a maresia lá é bem forte, acha que pode ter sido
 isso?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 29 de Abril de 2016, as 14:29:31 »

Uma coisa que detona amps é a vibração, no caso de valvulados ainda temos o calor e adicione aí o fato daquela placa porcamente presa no gabinete e sim, a maresia pode ter contribuído.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #12 : 02 de Maio de 2016, as 21:32:42 »

O dono desse AMP mora em frente a praia, a maresia lá é bem forte, acha que pode ter sido
 isso?

Como o Eddie diz que a placa tem pouco apoio mecânico ao chassis, acho mais provável uma queda ou pancada ter causado isso. Maresia não quebra vidro.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
EddieTavares
Visitante
« Responder #13 : 03 de Maio de 2016, as 16:24:22 »


Como o Eddie diz que a placa tem pouco apoio mecânico ao chassis, acho mais provável uma queda ou pancada ter causado isso. Maresia não quebra vidro.

Não me parece que o vidro quebrou, isso faria o ar infiltrar na válvula e o getter no topo da válvula estaria branco, entretanto você citou algo muito comum e que pode ter sim detonado este amp: derrubar equipamento, equipamentos valvulados são muito sensíveis, mesmo os mais bem projetados não aguentam pancadas.

Registrado
frotaitalo
Visitante
« Responder #14 : 23 de Maio de 2016, as 20:35:26 »

Fala galera. Fiz a troca da válvula e o amp ressuscitou haja.... Porem, agora o controle de volume não funciona  Lips Sealed , quando fiz a montagem na casa do cliente, funcionou normal mas agora ele me passou um video mostrando que o controle de volume não faz mas efeito, mesmo no mínimo esta saindo muito volume, e o ganho mesmo no máximo não satura mais. Agora faço a menor noção do que seja, porque nem encostar na placa encostei, só fiz a troca da válvula, e comprei o modelo certo sem duvidas
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal