Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 11:34:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Positive power for the PNP Fuzz Face  (Lida 3639 vezes)
R.Rechia
Visitante
« : 10 de Novembro de 2013, as 22:44:24 »

Para os Fuzzeiros de plantão, o que me dizem sobre esse artigo "Positive power for the PNP Fuzz Face"?
Alguém já montou, fez essas adaptações?

Notaram que dá para fazer isso em praticamente qualquer Fuzz PNP?

Segue o link:
http://www.muzique.com/lab/fuzzface.htm
Registrado
felix
Visitante
« Responder #1 : 11 de Novembro de 2013, as 19:45:39 »

Isso é um assunto amplamente debatido e discutido aqui no fórum e na internet em geral, note no próprio artigo:
"I received an email asking if this method of powering could cause oscillation in the circuit. There is always the possibility of oscillation in all high gain circuits if good construction practices are not followed"

É sabido que em algumas configurações de transistores, amps, pedais, guitarras e fontes, que Fuzz Faces com terra negativo se tornam oscilantes.
Não exite maneira segura de se fazer um Fuzz Face terra negativo com transistores PNP sem modificar o layout original.

Temos as modificações de Roger Mayer, as do Patines aqui do fórum e a do RG também como exemplos de sucesso.
Normalmente se acrescenta capacitores e indutores para polarizar corretamente os transistores PNP no contexto de terra negativo.

Entretanto para se manter o layout e a proposta original do Fuzz Face, o único caminho seguro são 2 transistores de germânio casados e o esquema de terra positivo original.
Registrado
R.Rechia
Visitante
« Responder #2 : 11 de Novembro de 2013, as 21:00:51 »

Pois é Felix, é que fiquei com uma pulga atrás da orelha por ver tanta gente montando Fuzzes de Germânio com terra negativo no mercado handmaker atual (Rhino Electronics, Stomp Audio Labs, EFX e por ai vai...) que queria saber a opinião de vocês aqui do fórum sobre essa "mod" no circuito em específico, sem manter o preciosismo do circuito original dos anos 60.

Acredito que modificações desse tipo em Fuzz Faces, como também adição de buffer, bias externo (como "Tone" dos Fulltone 69), boa filtragem DC, tendem a melhorar o pedal para diversos usos.

Registrado
felix
Visitante
« Responder #3 : 11 de Novembro de 2013, as 22:15:40 »

Então uma questão a se pensar, é o risco de queima quando se faz pedais terra positivos para as pessoas que em sua maioria tem pedais terra negativos, se ligar os dois com a mesma fonte dá curto.

Outro ponto é que o layout original exige transistores de germânio selecionados, se hoje em dia já é difícil encontrar os germânios imagina selecionar-los?

A graça maior do Fuzz Face é exatamente a alquimia que faz você ter que escolher o equipamento em função do pedal não o inverso, se a coisa for facilitada perde totalmente o charme.

Um bom fuzz face é de longe o pedal mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo de se fazer.
Um dos poucos caras de grande nome que tem feito releituras fiéis é o Analoguru da Analogman mas os pedais dele custam ouro, como essa gracinha (note que não tem J4):
http://www.ebay.com/itm/ANALOGMAN-NKT-275-HIGH-GAIN-WHITE-DOT-SUNFACE-FUZZ-NEWMARKET-WITH-ON-OFF-POT-/301014602262?pt=Guitar_Accessories&hash=item4615de5216

 Cheesy
Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #4 : 12 de Novembro de 2013, as 17:39:38 »


Pedal sem entrada para fonte "non ecxiste". 
Quem usa pedalboard, sabe que uma bateria num pedal com jack "preenchido"  Cheesy não dura nada. Os pedais são fixados com velcro e o trabalho que dá tirá-los com freqüência recomenda o uso de fonte de energia externa. Nem que seja desta forma:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
 
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #5 : 12 de Novembro de 2013, as 18:44:03 »

Citar
Um bom fuzz face é de longe o pedal mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo de se fazer.

Oh Yeahhhh

Na minha opinião, e somente na minha opinião, um FF "positive power" é tão interessante quanto uma 12AX7 com pósitrons ao invés de elétrons.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 12 de Novembro de 2013, as 20:34:34 »


Pedal sem entrada para fonte "non ecxiste". 
Quem usa pedalboard, sabe que uma bateria num pedal com jack "preenchido"  Cheesy não dura nada. Os pedais são fixados com velcro e o trabalho que dá tirá-los com freqüência recomenda o uso de fonte de energia externa. Nem que seja desta forma:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
 

Por isso meus FF caretas ficam fora do pedalboard...

Usar um dobrador de tensão pode ser uma alternativa, porém nada como um F Face alimentado por bateria das antigas.

Félix, o que você escreveu não faz lá muito sentido, porém eu concordo plenamente!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felix
Visitante
« Responder #7 : 12 de Novembro de 2013, as 21:29:49 »

É tipo assim hoje eu acordei mais para Hendrix, cade minha strato, meu Clyde e meu Fuzz Face?  Cheesy
Depois de algumas horas com sorte começa a sair algo bom.
 
Evil Exceto hoje, com esse calor nem Hendrix iria acertar a mão.   Guitarrista


Não vou falar do Eric Johnson também porque ele usa silício. Traiu o movimento.  Azn


Podemos dizer que normalmente é o guitarrista que escolhe o pedal.
No caso do Fuzz Face é o pedal que escolhe o guitarrista.  Tongue
« Última modificação: 12 de Novembro de 2013, as 21:34:24 por felix » Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #8 : 13 de Novembro de 2013, as 11:50:29 »

Dobrador ou inversor de tensão...

Tem estes projetos aqui:
- http://tagboardeffects.blogspot.com.br/2013/02/ne555-voltage-inverter.html
- http://www.madbeanpedals.com/projects/RoadRage/docs/RoadRage.pdf

Quanto à simular uma bateria gasta...  Acho que vou copiar um destes:
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=64752.msg846377#msg846377
Fiquei "louco" desde que vi pela primeira vez...

Tenho todos os componentes em mãos. Estudei alguns circuitos, mas acho que vou ir de...chave de onda e diodos em série para reduzir a tensão.
O saco é fazer o corte retangular para o mostrador LCD.

Quanto aos plugs de bateria, realmente não tenho nenhuma paixão por eles. Normalmente são muito vagabundos e não duram nada.  Bons são os que o Felix vende agora, resistentes e não precisam de cobertura ou envelopamento para evitar curtos.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal