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Autor Tópico: Pintura personalizada  (Lida 10285 vezes)
Archreis
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« : 21 de Maio de 2016, as 15:44:36 »

Boa tarde galera da Handmades, sou novo aqui e minha duvida se trata nas pinturas personalizadas da lataria de pedal. Eu ja tenho um MXR Distortion + montado (corrigido umas falhas) mas a caixinha da Hammond é um tanto difícil de furar. Pensei num método alternativo que é utiliza lata de sardinha pequena para substituição porém, gostaria de pintar a lata e personaliza-la, nada daquela pintura da fabrica com a marca e informações nutricionais....hehehe. A questão é: Pinta por cima da pintura original ou raspa/solvente limpando a lata e pintando depois? Para pintura vou utilizar um aerógrafo e esmalte de unha.
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« Responder #1 : 21 de Maio de 2016, as 23:17:13 »

usa uma lixa fininha só pra tinta nova aderir. depois disso, pinta da cor que você quer e depois enverniza.
 Legal!
se você quiser fazer algo mais profissa, na sirap tem papel waterslide, você pode fazer a "cara" do seu pedal no corel e fazer os decals dele e ficar do jeito que voce quer.
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« Responder #2 : 22 de Maio de 2016, as 10:39:07 »

Archeis, lixa tudo até chegar no metal e faz todo o processo: primer, tinta, verniz. Lembre-se de usar um verniz com boa dureza para proteger o esmalte, que não é muito resistente. Assim terá maior garantia de um acabamento decente.

Para a arte do pedal, eu uso etiqueta transparente da Pimaco, envernizando com verniz PU para proteger a pintura, a arte e dar acabamento.
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« Responder #3 : 22 de Maio de 2016, as 11:22:42 »

usa uma lixa fininha só pra tinta nova aderir. depois disso, pinta da cor que você quer e depois enverniza.
 Legal!
se você quiser fazer algo mais profissa, na sirap tem papel waterslide, você pode fazer a "cara" do seu pedal no corel e fazer os decals dele e ficar do jeito que voce quer.

Dificil de furar? Estas caixas da hammond são feitas em alumínio... em geral tem que ser fácil de furar...tendo uma pequena morsa de bancada deve ser relativamente facil para furar. Eu furo minhas caixas de aço galvanizado e não acho difícil, detalhe, as caixas tem 2,6mm de espessura e furo elas com uma parafusadeira a bateria (pouca potencia disponível).

Talvez voce não tenha técnica mecânica suficiente para furar as caixas, os furos devem ser escalonados.... por exemplo, se voce vai realizar um furo de 10mm de diâmetro, você vai precisar de uma broca de 10mm, mas se voce furar direto com a broca 10mm vai ser bem difícil mesmo, eu recomendo furar com uma broca 3mm, depois uma 5mm depois uma 7mm e aí sim a de 10mm...

lembrando, as brocas "puxam", ou seja, onde você marca o furo não será de fato onde o furo ficará... os furos de brocas ficas deslocados do centro, então geralmente vai ficar assimétrico....não muito como resolver isso, mas também as vezes fica imperceptível essa assimetria...

PS: prefiro uma hammond e todo o sofrimento da furação a uma lata de sardinha e o fardo de conseguir fechar a parte de baixo...
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« Responder #4 : 22 de Maio de 2016, as 16:26:04 »

usa uma lixa fininha só pra tinta nova aderir. depois disso, pinta da cor que você quer e depois enverniza.
 Legal!
se você quiser fazer algo mais profissa, na sirap tem papel waterslide, você pode fazer a "cara" do seu pedal no corel e fazer os decals dele e ficar do jeito que voce quer.

Vc sabe qual tipo de lixa usar? De agua ou comum?

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Archeis, lixa tudo até chegar no metal e faz todo o processo: primer, tinta, verniz. Lembre-se de usar um verniz com boa dureza para proteger o esmalte, que não é muito resistente. Assim terá maior garantia de um acabamento decente.

Para a arte do pedal, eu uso etiqueta transparente da Pimaco, envernizando com verniz PU para proteger a pintura, a arte e dar acabamento.


Essa dica da etiqueta PIMACO deve ser muito boa vou testar, ela imprime em impressora jato de tinta? E o verniz para proteção do esmalte pode ser esse verniz PU?

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usa uma lixa fininha só pra tinta nova aderir. depois disso, pinta da cor que você quer e depois enverniza.
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Dificil de furar? Estas caixas da hammond são feitas em alumínio... em geral tem que ser fácil de furar...tendo uma pequena morsa de bancada deve ser relativamente facil para furar. Eu furo minhas caixas de aço galvanizado e não acho difícil, detalhe, as caixas tem 2,6mm de espessura e furo elas com uma parafusadeira a bateria (pouca potencia disponível).

Talvez voce não tenha técnica mecânica suficiente para furar as caixas, os furos devem ser escalonados.... por exemplo, se voce vai realizar um furo de 10mm de diâmetro, você vai precisar de uma broca de 10mm, mas se voce furar direto com a broca 10mm vai ser bem difícil mesmo, eu recomendo furar com uma broca 3mm, depois uma 5mm depois uma 7mm e aí sim a de 10mm...

lembrando, as brocas "puxam", ou seja, onde você marca o furo não será de fato onde o furo ficará... os furos de brocas ficas deslocados do centro, então geralmente vai ficar assimétrico....não muito como resolver isso, mas também as vezes fica imperceptível essa assimetria...

PS: prefiro uma hammond e todo o sofrimento da furação a uma lata de sardinha e o fardo de conseguir fechar a parte de baixo...

O "difícil de furar" que eu quis dizer porque é necessário comprar e aguardar chegar aqui em Salvador, por isso minha ideia de utilizar a lata de sardinha, achei legal e bem estilosa. Pensei que fazendo uma pintura legal e procurando outras técnicas de pintura alem do aerógrafo. Minha duvida era eu podia pintar por cima daquela pintura da fabrica de sardinhas ou utilizar algum solvente pra limpar a lata e realizar a pintura, mas como alguns em disseram, o melhor é lixar e pintar. Mas ai veio outra duvida, qual lixa utilizar e se eu não utilizar o aerógrafo qual outro método de pintura ficaria legal?
« Última modificação: 22 de Maio de 2016, as 16:46:50 por Archreis » Registrado

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« Responder #5 : 22 de Maio de 2016, as 18:31:17 »

Nem precisa de muito, basta uma lixa d'agua 1200, só pra dar mesmo aderencia a tinta que vem na lata.  Legal!
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« Responder #6 : 22 de Maio de 2016, as 19:55:48 »

para pintar esse tipo lata (não uso para pedais, mas são boas para organizar componentes) uso apenas primer spray, depois a tinta definitiva, o primer adere facil (até em inox) e forma uma camada resistente
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« Responder #7 : 22 de Maio de 2016, as 21:11:16 »

para pintar esse tipo lata (não uso para pedais, mas são boas para organizar componentes) uso apenas primer spray, depois a tinta definitiva, o primer adere facil (até em inox) e forma uma camada resistente

depois de lixar ou por cima da pintura da fabrica?
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« Responder #8 : 22 de Maio de 2016, as 22:28:14 »

Essa dica da etiqueta PIMACO deve ser muito boa vou testar, ela imprime em impressora jato de tinta? E o verniz para proteção do esmalte pode ser esse verniz PU?

Sim, a etiqueta que eu uso é para impressora jato de tinta. E quanto ao verniz, uso PU e tenho bons resultados. O último pedal que eu postei no tópico de pedais prontos, foi usando esses materiais: primer, esmalte de unha, etiqueta transparente e verniz PU. Dá uma olhada lá e vê o que achou do acabamento.

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« Responder #9 : 23 de Maio de 2016, as 11:39:16 »

Não há a necessidade de remover a tinta, pode lixar e pintar por cima. Se quiser tirar a tinta, compre removedor pastoso, não precisa ficar sofrendo na lixa, mas não vai compensar comprar uma lata de removedor para 1 pedal só.

Antes de pintar, não se esqueça de lavar bem a lata com detergente neutro ou desengraxante, para a pintura aderir legal.
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« Responder #10 : 23 de Maio de 2016, as 13:02:47 »

 Huh? Putz, muuuiiiiito trabalho e custo para uma lata de sardinha,  sem falar que o fechamento dela é chato de fazer... Na boa, caixa hammond é o que há de bom e é pra vida toda.
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« Responder #11 : 23 de Maio de 2016, as 16:20:19 »

Essa dica da etiqueta PIMACO deve ser muito boa vou testar, ela imprime em impressora jato de tinta? E o verniz para proteção do esmalte pode ser esse verniz PU?

Sim, a etiqueta que eu uso é para impressora jato de tinta. E quanto ao verniz, uso PU e tenho bons resultados. O último pedal que eu postei no tópico de pedais prontos, foi usando esses materiais: primer, esmalte de unha, etiqueta transparente e verniz PU. Dá uma olhada lá e vê o que achou do acabamento.

Abraço  Legal!

Vou dar uma conferida lá, valeu mesmo, vc deu uma ótima dica!

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Não há a necessidade de remover a tinta, pode lixar e pintar por cima. Se quiser tirar a tinta, compre removedor pastoso, não precisa ficar sofrendo na lixa, mas não vai compensar comprar uma lata de removedor para 1 pedal só.

Antes de pintar, não se esqueça de lavar bem a lata com detergente neutro ou desengraxante, para a pintura aderir legal.

Vc sabe como utilizar o removedor pastoso? Tenha certeza, são várias latinhas de tamanhos variados além da caixinha hammond que pintaram pra mim eu ficou catastrófico (e quando digo catastrófico, ficou no nível de sangue no olho de tanta raiva)!

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Huh? Putz, muuuiiiiito trabalho e custo para uma lata de sardinha,  sem falar que o fechamento dela é chato de fazer... Na boa, caixa hammond é o que há de bom e é pra vida toda.

Você pode me dizer a maneira que você viu ou aprendeu a fechar a lata de sardinha? eu tenho uma ideia de como fazer e acho que ficará fácil.
« Última modificação: 23 de Maio de 2016, as 16:28:11 por Archreis » Registrado

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« Responder #12 : 23 de Maio de 2016, as 16:50:30 »

É fácil usar o removedor pastoso, sugiro que utilize uma luva e cuidado ao abrir a lata, as vezes cria pressão dentro e espirra quando abre, e em contato com a pele, começa a arder. Para aplicar, lave bem a latinha e deixe secar, depois você aplica o produto com um pincel, aplique e deixe agir por um tempo, o removedor fará a tinta "pipocar", depois basta raspar com uma espátula de plástico, caso necessário, aplique mais uma demão, até remover toda a tinta.

Depois disso, lave bem as caixas/latinhas para tirar todo o removedor, lave com bastante detergente neutro e deixe secar bem, evite ter contato direto para prevenir marcas de dedos e gorduras na superfície a ser pintada.

Já fiz isso várias vezes, em peças de moto, carro, madeira, móveis antigos, etc.
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« Responder #13 : 23 de Maio de 2016, as 18:57:22 »

É fácil usar o removedor pastoso, sugiro que utilize uma luva e cuidado ao abrir a lata, as vezes cria pressão dentro e espirra quando abre, e em contato com a pele, começa a arder. Para aplicar, lave bem a latinha e deixe secar, depois você aplica o produto com um pincel, aplique e deixe agir por um tempo, o removedor fará a tinta "pipocar", depois basta raspar com uma espátula de plástico, caso necessário, aplique mais uma demão, até remover toda a tinta.

Depois disso, lave bem as caixas/latinhas para tirar todo o removedor, lave com bastante detergente neutro e deixe secar bem, evite ter contato direto para prevenir marcas de dedos e gorduras na superfície a ser pintada.

Já fiz isso várias vezes, em peças de moto, carro, madeira, móveis antigos, etc.

Valeu jovem! Vou fazer esse método!

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Rapaz, dá até pra fazer um manual de pintura personalizada pro pessoal que não entende muito do assunto (como eu) e ver os estilos que podem ser utilizados(aerógrafo, swirl, pincel, spray, etc.) e as tintas que podem ser utilizadas e/ou recomendadas. Pensando nisso, vocês poderiam me ajudar nessa empreitada?
« Última modificação: 23 de Maio de 2016, as 21:07:40 por Archreis » Registrado

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« Responder #14 : 23 de Maio de 2016, as 21:34:14 »

Rapaz, dá até pra fazer um manual de pintura personalizada pro pessoal que não entende muito do assunto (como eu) e ver os estilos que podem ser utilizados(aerógrafo, swirl, pincel, spray, etc.) e as tintas que podem ser utilizadas e/ou recomendadas. Pensando nisso, vocês poderiam me ajudar nessa empreitada?

Eu não tenho praticamente nada para contribuir, mas me interesso no assunto! Só tentei fazer pinturas duas vezes, foram swirls, mas faz tempo, não lembro o tipo de tinta. A caixinha que ficou melhor eu tenho guardada até hoje, esperando encontrar um circuito legal para colocar dentro.
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