Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 00:56:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida:Capacitores a óleo  (Lida 9282 vezes)
Speedy Gonzales
Visitante
« : 24 de Maio de 2016, as 16:24:07 »

Boa tarde galera,

Encontrei alguns capacitores da marca cherry e alguns russos, porém ao medir alguns obtive resultados bem acima do esperado, por exemplo o capacitor marca 0.010uf e tem um valor de 0.100uf,todos são de 600v ou mais, um amigo me falou que usando eles voltariam ao valor normal , isso é verdade?
Em caso afirmativo,posso montar um circuito só para testar e ver se realmente voltam aos valores?
Pretendia montar algum pedal com esses capacitores mas com os valores tão alterados assim acho que não será possível.
Obrigado pela ajuda.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 24 de Maio de 2016, as 20:58:07 »

Já mediu as resistências deles?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Speedy Gonzales
Visitante
« Responder #2 : 25 de Maio de 2016, as 07:57:23 »

Bom dia , medi , mas não sei se fiz certo ; medi na escala de curto aquela que faz "beep"  , não apitou e não apareceu nenhum numero.
Testei certo?
Obrigado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 25 de Maio de 2016, as 14:34:16 »

Não, esse teste não serve. Usar o teste de continuidade (bip) é para testar resistência abaixo de aproximadamente 100 ohms.  No caso da resistência de fuga de um capacitor, o valor pode ser muito maior.
O capacitor ideal tem resistência de fuga infinita (ou seja não há conexão elétrica entre os dois terminais). Mas os de óleo podem ter uma resistência de fuga que seria como se houvesse uma resistência de valor alto ligando os dois terminais.
Se você medir a resistência entre os dois terminais do capacitor, partindo de um capacitor descarregado, o valor no ohmímetro vai sair de um valor baixo e com o tempo vai aumentando até ficar infinita (quando ele estiver totalmente carregado).  Mas é melhor medir a corrente de fuga do capacitor. Primeiro carregue o capacitor ligando os terminais a uma fonte de tensão (por exemplo 12V, ou bateria de 9V). O capacitor vai ficar carregado, solte o terminal do positivo e insira um microamperímetro entre o positivo da fonte e o terminal do capacitor. Se houver um valor medido, haverá uma corrente de fuga e a resistência de fuga pode ser calculada pelo valor da tensão da fonte dividido pelo valor da corrente.  Ex.   12V / 10uA = 1200000 ohms.
Mas o problema maior de se usar esse capacitor não é o valor atual diferente do nominal (marcado no corpo) já que você poderia considerar o valor medido no seu projeto, mas o quanto ele pode variar (com o tempo ou temperatura) o que desviaria do bom funcionamento ou do desejado para o seu circuito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 25 de Maio de 2016, as 16:03:12 »

Pois então, nesses Cherry já encontrei valores de resistência muito baixos na base de 100k até! Sem uso praticamente...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Speedy Gonzales
Visitante
« Responder #5 : 26 de Maio de 2016, as 07:45:19 »

Alex Frias e  xformer, entendi, obrigado,vou fazer o teste então, mas pelo visto não será possível usar esses capacitores.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #6 : 27 de Maio de 2016, as 08:57:26 »

Capacitores a óleo dessa marca Cherry só devem prestar se estiverem novos e olhe lá! Já tive problemas demais com eles e penei pra descobrir!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
FRED
Visitante
« Responder #7 : 28 de Maio de 2016, as 01:53:46 »

Capacitores a óleo dessa marca Cherry só devem prestar se estiverem novos e olhe lá! Já tive problemas demais com eles e penei pra descobrir!

Já peguei um lote deles novíssimos (pareciam que tinham acabado de serem fabricados), e tive que jogar tudo fora. Eram mais de 100 peças. Todos com valores bizarros (10 vezes maior), e fugas altíssimas.

Mas já peguei alguns bons também, vai saber.
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #8 : 28 de Maio de 2016, as 10:32:37 »

Capacitores a óleo dessa marca Cherry só devem prestar se estiverem novos e olhe lá! Já tive problemas demais com eles e penei pra descobrir!

Eu também.. e como passei raiva.. na multcomercial vi que tem pra vender, passo até longe.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #9 : 30 de Maio de 2016, as 11:42:37 »

No caso de capacitores assim eu sempre tive dúvidas de qual seria o substituto melhor, considerando que o equipamento trabalha com altas e muitos altas tensões, no meu caso um osciloscopio Labo 325..

daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 30 de Maio de 2016, as 20:42:12 »

No caso de capacitores assim eu sempre tive dúvidas de qual seria o substituto melhor, considerando que o equipamento trabalha com altas e muitos altas tensões, no meu caso um osciloscopio Labo 325..

Tenta os de poliéster. Eu tenho alguns pra 2kV.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #11 : 31 de Maio de 2016, as 11:12:03 »

Esses capacitores a óleo da Cherry eu só arriscaria pra controle de tom de guitarra, e olhe lá...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 31 de Maio de 2016, as 12:55:08 »

Nem isso! Os poucos que não tinham uma fuga monstro com o tempo passaram a apresentá-la...  Bufando
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Montanari
Visitante
« Responder #13 : 31 de Maio de 2016, as 17:10:56 »

Não, esse teste não serve. Usar o teste de continuidade (bip) é para testar resistência abaixo de aproximadamente 100 ohms.  No caso da resistência de fuga de um capacitor, o valor pode ser muito maior.
O capacitor ideal tem resistência de fuga infinita (ou seja não há conexão elétrica entre os dois terminais). Mas os de óleo podem ter uma resistência de fuga que seria como se houvesse uma resistência de valor alto ligando os dois terminais.
Se você medir a resistência entre os dois terminais do capacitor, partindo de um capacitor descarregado, o valor no ohmímetro vai sair de um valor baixo e com o tempo vai aumentando até ficar infinita (quando ele estiver totalmente carregado).  Mas é melhor medir a corrente de fuga do capacitor. Primeiro carregue o capacitor ligando os terminais a uma fonte de tensão (por exemplo 12V, ou bateria de 9V). O capacitor vai ficar carregado, solte o terminal do positivo e insira um microamperímetro entre o positivo da fonte e o terminal do capacitor. Se houver um valor medido, haverá uma corrente de fuga e a resistência de fuga pode ser calculada pelo valor da tensão da fonte dividido pelo valor da corrente.  Ex.   12V / 10uA = 1200000 ohms.
Mas o problema maior de se usar esse capacitor não é o valor atual diferente do nominal (marcado no corpo) já que você poderia considerar o valor medido no seu projeto, mas o quanto ele pode variar (com o tempo ou temperatura) o que desviaria do bom funcionamento ou do desejado para o seu circuito.

Poxa, eu não conhecia esse procedimento.   Legal!

xformer, vc diria que essa é uma "regra" sempre válida... ?  Quero dizer, posso seguir esse procedimento com qualquer tipo de capacitor ? Ou apenas para esses "à óleo" ?

abs
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #14 : 31 de Maio de 2016, as 17:12:09 »

E o pior que isso vende igual água no Mercadolivre.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal