Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 18:59:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Iniciante: Qual pedal? Quais materiais e ferramentas? Onde comprar?  (Lida 12073 vezes)
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #15 : 21 de Fevereiro de 2016, as 17:13:59 »

*****EDIT: outra dúvida, pessoal! Se eu colocar 3 pedais dentro da mesma caixa (a saída de um na entrada do outro) e ligar um só foot switch (3pdt ou dpdt) em todos os "In" e "Out", eu consigo ligar todos com uma só pisada e depois desligar todos com uma só pisada???
Obrigado!!
Melhor não fazer desta forma.
O melhor a se fazer é utilizar uma 3PDT ou DPDT para cada efeito (podem até ficar na mesma caixa), funcionando independente.
As ligações você encontra no Forum, tem que procurar um pouquinho...
Abraços
Antonio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #16 : 21 de Fevereiro de 2016, as 19:53:38 »

Você pode até usar uma quarta 3pdt para chavear o conjunto da obra, quero dizer, deixando as chaves dos três pedais ligadas, você pode usar a quarta para desligar tudo de uma vez.

Mas, na minha humilde opinião, colocar tudo numa caixa só é economia porca. Você perde flexibilidade. Além disso, deixar em caixinhas separadas te dará a chance de vender, fazer rolos...

Quanto aos fiozinhos, o ideal é usar cabinhos flexíveis de cobre estanhado, com isolação colorida. Podem ser de bitola bem pequena, já que a corrente é mínima. Cores diferentes facilitam a vida, mas não tem problema em usar uma cor só, apenas precisa mais atenção. Mas não tem problema nenhum em usar de aparelhos velhos. Fontes velhas de computador são boas fontes de fiozinhos (trocadilho nojento...). Em instaladores de som você também acha sobras de chicotes de alarme que são legais.

Uma dica para quem está começando é o site Tonepad   http://www.tonepad.com/. Os projetos são divididos por categorias, bem publicados, tem a indicação da complexidade, e acho que todos os layouts são testados. Em inglês.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2016, as 19:57:23 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
DimeMegadeth
Visitante
« Responder #17 : 21 de Fevereiro de 2016, as 21:33:58 »

Então, pessoa! Meu primeiro pedal foi um MXR Distotion Plus, da Tonepad, e o DOD YJM308, do BigLouis.

Quanto aos três pedais uma só caixa, não é questão de economia ou algo do tipo, é questão de praticidade. Dentro da caixa eu gostaria de colocar um booster LPB1 e dois Rebote 2.5. Eu não me importo de usar uma ou 3 caixas, isso é indiferente; o que busco é conveniência! Eu toco com banda, e minha ideia é, na hora dos solos, levantar o volume (com o booster) e ligar os dois delays (em castata). Quando acabar o solo, só uma pisada de novo, volto pro meu efeito inicial, sem delays nem booster. Entenderam?

Fora isso, a única saída em que eu consegui pensar foi usar um loop switch pra sair do bypass, ir pro outro caminho do loop e depois volar pro bypass novamente. Mas aí seria mais uma pedal mo board, mais espaço ocupado...  Sad

Basicamente o meu pensamento é esse..  Cheesy

Abraço a todos e obrigado pela dedicação em ajudar o novato!  Cheesy Legal!
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, as 00:37:00 por DimeMegadeth » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #18 : 21 de Fevereiro de 2016, as 22:09:19 »

Neste caso monta tudo junto e seja feliz!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
DimeMegadeth
Visitante
« Responder #19 : 21 de Fevereiro de 2016, as 22:19:38 »

Neste caso monta tudo junto e seja feliz!

hahahahaha  Cheesy

Não terá problema de usar uma mesma dpdt (o layout do lpb1, da tonepad, já vem com millennium) pra todos então???


Se depois eu não quiser mais, separo os circuitos em caixas diferentes e passo adiante Wink)

Abç.
Registrado
WagnerBand
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 8



« Responder #20 : 22 de Fevereiro de 2016, as 10:19:15 »

DimeMegadeth,

Veja se esse layout te ajuda. Grin

Abraço!

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2016, as 08:51:12 por WagnerBand » Registrado
DimeMegadeth
Visitante
« Responder #21 : 22 de Fevereiro de 2016, as 10:45:37 »

Ajuda muito, WagnerBand!! Obrigadão, irmão!

Só não sei se vou usar 1 ou 3 jacks p4. Minha fonte alimenta 16 pedais de maneira individual e eu nunca consegui ligar mais de 12 ao mesmo tempo.  Cheesy Se eu ligar os 3 circuitos em um só p4 vai funcionar como uma espécie de daisy chain interna, né?

Só preciso analisar este ponto agora!!

Muito Obrigado, amigão!
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, as 00:37:41 por DimeMegadeth » Registrado
WagnerBand
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 8



« Responder #22 : 22 de Fevereiro de 2016, as 11:31:25 »

Disponha!

Funciona sim, eu fiz um mas apenas com 2 efeitos (Distortion + Booster) e funciona direitinho.

Sugiro então usar uma fonte separada, que deve ser estabilizada e alimentar bem os circuitos que quer montar. Delay costuma ter grande consumo de Miliamperes (Ma). Como vai usar 2 Delays e 1 Booster, acho que 500Ma dá e sobra, mas sempre recomendo ter uma de 1000Ma(1A) para ter opção para colocar mais pedais. Tem fontes baratas e boas para esse fim.

 Legal!
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2016, as 11:34:31 por WagnerBand » Registrado
DimeMegadeth
Visitante
« Responder #23 : 22 de Fevereiro de 2016, as 11:50:13 »

Sugiro então usar uma fonte separada, que deve ser estabilizada e alimentar bem os circuitos que quer montar. Delay costuma ter grande consumo de Miliamperes (Ma). Como vai usar 2 Delays e 1 Booster, acho que 500Ma dá e sobra, mas sempre recomendo ter uma de 1000Ma(1A) para ter opção para colocar mais pedais.


Não entendi, man.. Você quis dizer usar 1 fonte separada pra 1 jack P4, pros 3 pedais?  Ou usar jacks P4 separados? Minha fonte tem 2500mA, eu só não sei se seria o melhor ligar em "daisy chain"(interno).

Abraço!
Registrado
WagnerBand
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 8



« Responder #24 : 22 de Fevereiro de 2016, as 15:06:56 »

Sim. Apenas um jack P4 para os 3 efeitos. A não ser que queira usar uma fonte separada para cada efeito, mas acredito que não fique legal.

Disse isso pois mencionou que sua fonte é para 16 pedais mas que não consegue usar mais que 12.

 Legal!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #25 : 22 de Fevereiro de 2016, as 22:29:32 »

Na prática, você não vai ter "três pedais", mas sim um pedal combinado com três efeitos em cascata. Então, como disse o Wagner, use uma única fonte, com capacidade suficiente para alimentar os três circuitos.

A ligação é simples: tudo em paralelo. Ligue os positivos dos três circuitos juntos, idem para os negativos.

Sobre o millenium e similares, eu, pessoalmente, não gosto. Prefiro a velha e boa 3PDT. De qualquer forma, o esquema do Wagner está certinho (inclusive a parte da alimentação, que ele já desenhou para você).

Dicas adicionais:

1) usar jacks isolados na entrada e saída (ou pelo menos um deles), para evitar loop de terra pela carcaça.  A carcaça deve ser aterrada em um ponto só.

2) muito cuidado com a polaridade do jack P4 da fonte. O padrão é "negativo no pino central, positivo no contato lateral". Inverter esse padrão implica em que a fonte também terá que sair do padrão, e se um dia você esquecer e plugar uma fonte "normal", vai mandar o pedal pro céu. Isso também significa que você não deve usar jack metálico, que tem o contato lateral internamente ligado à carcaça e, portanto, se você usar esse tipo de jack irá provocar curto na fonte (a menos que você use buchas isoladoras, que são difíceis de achar).
 
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
DimeMegadeth
Visitante
« Responder #26 : 26 de Fevereiro de 2016, as 07:55:46 »

Valeu, pessoal! Esclareceram minhas ideias!! E, WagnerBand, eu disse que não consigo usar mais de 12 pedais não porque a fonte não aguente ou algo do tipo, mas porque eu não curto muitos efeitos distintos. Curto poucos efeitos e variados do mesmo, tipo vários drives, cada um pra um momento, e pelo menos dois delays...  Cheesy

Pessoal, o inimigo agora é outro...   Bufando
3 dúvidas:


1ª. [SIMULAMP] Comprei um Hobbertt Simulamp usado. Eu já havia tido um (porém o meu era o modelo com booster, esse de agora não tem booster) e gostava muito do som, até me arrependi de ter vendido, por isso comprei outro. O que acontece; paguei um preço super baixo porque segundo o cara que me vendeu ele não conseguia acessar a chave "Mesa Boogie". Poise bem... o rapaz aqui, que agora tá metido a fazedor de pedais (fiz 2...  Cheesy ), pensei "Vou comprar o pedal e arrumar ele". Dito e feito; o pedal chegou, eu já abri, desoldei a chavezinha que alterna entre "Fender", "Marshall" e "Mesa Boogie", levei à eletrônica, comprei uma igual e soldei no lugar da que estava antes. Primeiro dia; perfeito, funcionou. Segundo dia; pultz... eu até consigo chegar na função "Mesa Boogie", mas não se eu empurro a chave até o final(o que seria o natural). Se eu coloco tudo pra esquerda, Fender, se eu coloco no meio, Marshall, se eu dou um suave (muito suave) toque pra direita, Mesa Boogie, se eu coloco ela (efetivamente) pra direita, não sai som nenhum... preferi perguntar aqui antes de tomar a iniciativa de promover qualquer gambiarra obscena no pedal  Cheesy Cheesy O meu interesse no pedal é a função "Mesa Boogie" (praticamente só uso ela) e tenho medo de estar no palco e o drive me falhar no meio de um solo... aí é de rachar a cara  Cheesy Azn Alguma sugestão?? Segue fotos.

Antes de remover a chave:


Depois de remover a chave:

PS: tinha um raspadinho ali na placa, bem embaixo no lugar onde fca a chavezinha), e eu dei uma reforçadinha com estanho; será que é ali que está meu problema???
PS²: por que o Hobbertt colou aquele cocozão colado ali no canto inferior direito da placa??? E aquelas marcas de tinta em alguns componentes?? Né?? Cheesy



2ª. [BUFFERS] Com um set de 8 à 12 pedais (todos TBP), é recomendado que eu use um(ou dois) buffer(s)?? Se sim, no início e/ou no final da cadeia?? E de que tipo(s); FET, bipolar, Amp Op???



3ª. [MXR DISTORTION PLUS] Lembram o pedal de delays com booster que eu disse que faria??? E se eu colocar o MXR Dist. Plus como booster junto com os Delays depois do Simulamp, pra dar um boost de volume (e um pouquiiiiinho de drive) na hora dos solos... a dúvida é: quando coloco ele depois do Simulamp, o volume dele, no máximo, nao aumenta tanto quanto eu gostaria; se eu trocar o pot de level dele, que é de 50kA por um de 100kA ou 250kA, eu vou consguir o que quero? (medo que essa pergunta seja completamente idiota...)  Cheesy


Senhores, obrigado a todos desde já!
Grande abraço!  
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, as 00:39:13 por DimeMegadeth » Registrado
WagnerBand
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 8



« Responder #27 : 26 de Fevereiro de 2016, as 09:40:59 »

Beleza Dime!

Então sua fonte dá e sobra e funcionará direitinho com aquele layout que passei. Grin

Sobre as demais questões, vou deixar para o mestres responderem. Cheesy

Mas sobre a chave, talvez possa ser um defeito da chave, se tivesse outra para testar seria uma boa.

Boa sorte!
Registrado
DimeMegadeth
Visitante
« Responder #28 : 26 de Fevereiro de 2016, as 14:12:00 »


Mas sobre a chave, talvez possa ser um defeito da chave, se tivesse outra para testar seria uma boa.


E aí, Wagner!! Então, irmão, Eu troquei a chave e o problema persistiu.  Cry mas hoje não tá dando problema, isso é louco, cara. Parece que tem  a ver com o dia, o clima, a umidade, sei lá! Hahahahhsh

Abraço
Registrado
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #29 : 15 de Junho de 2016, as 15:36:30 »


Mas sobre a chave, talvez possa ser um defeito da chave, se tivesse outra para testar seria uma boa.


E aí, Wagner!! Então, irmão, Eu troquei a chave e o problema persistiu.  Cry mas hoje não tá dando problema, isso é louco, cara. Parece que tem  a ver com o dia, o clima, a umidade, sei lá! Hahahahhsh

Abraço

Olá!

Defeito intermitente, que muda com o clima e com a temperatura pode ser solda fria ou quebrada internamente.
Outra boa fonte de defeitos intermitentes é capacitor cerâmico.

Mas de qualquer forma, achei essa placa muito mal soldada. Eu resoldaria tudo, testaria a continuidade etc.

Abraço!
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal