Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 06:21:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diferença no som entre usar pots de 10K, 100K, 250k e 500K na saída do pedalboar  (Lida 9622 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« : 11 de Junho de 2016, as 00:28:34 »

Pois é, eu postei algo sobre isso há quase 2 anos atrás, mas, não tive resposta e não encontro o tópico.
Mas, vamos ao que interessa, eu tenho um pedalboard com 9 pedais e resolvi colocar um pot. de volume na saída do patchbay, só não sabia qual valor usar.
Em tempo, o último pedal do link é um delay cuja impedância de saída, segundo o manual, é de 10K ohms.

Então, primeiro instalei no patchbay um pot antigo de 100K e registrei o som.
Meses depois tirei o pot de 100K e coloquei um de 250K e percebi um certo aumento no ruído em relação ao pot de 100K quando ligado em dois amps. valvulados e fora isso não consegui saber qual era o melhor, 100K ou 250K?

Mas, ontem, eu peguei um pot de 500K com push-pull e resolvi partir pros extremos, ou seja:
Coloquei um resistor de 10K que ligado pelo push-pull abaixava a resistência do pot de 500K para quase 10K.

Então, isso acabou virando um quizz:
Qual das opções, vocês acham que propiciou o melhor som e menos ruído, 10K ou 500K??

A reposta virá brevemente...




Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 11 de Junho de 2016, as 01:03:11 »

Existe algum buffer na cadeia de sinal antes desse potenciômetro?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #2 : 11 de Junho de 2016, as 01:43:08 »

Embora não possa afirmar com certeza, eu acredito que sim, que deva existir um buffer na saída do ultimo pedal do pedalboard que é o de delay (que é digital), cuja saída é ligada ao pot de volume do pedalboard.
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, as 01:46:44 por Ramsay » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 11 de Junho de 2016, as 01:44:02 »

Se o buffer está sempre presente, com saída de baixa impedância um pot de 10K deve resolver a parada!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #4 : 11 de Junho de 2016, as 01:52:47 »

Não vou responder agora, porque vou aguardar mais opiniões.
De toda forma, obrigado, por responder.
Mas, antecipo que o resultado é surpreendente.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #5 : 11 de Junho de 2016, as 02:45:43 »

Não vou responder agora, porque vou aguardar mais opiniões.
De toda forma, obrigado, por responder.
Mas, antecipo que o resultado é surpreendente.
RAmsay,

as variáveis para "análise" são várias... sobretudo pela resposta em frequencia, e pela questão pessoal, o meu ouvido não escuta o mesmo que o seu, e pode não se agradar daquilo que o seu ouvido agradou.

um pot de 500k vai garantir um nível de tensão de saída maior e uma atenuação menor das altas frequencias. Pode que ao baixar um pouco o volume haja uma leve "morte" nos agudos. Em contrapartida pelo ponto estar "longe" da referencia de terra, tende a apresentar maior ruido.

um pot de 10k vai atenuar mais o som, ainda depende do valor do circuito anterior ao pot... provavelmente terá os menores níveis de ruido.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 13 de Junho de 2016, as 18:54:38 »

A resposta do teste é:
O nível de saída, quando o pot é comutado de 500K para 10K, não se altera e o nível de ruído, pra minha surpresa, também se manteve o mesmo. Eu pensava que com o pot a 500K o nível de ruído na saída seria maior, mas não foi.

A única diferença real constatada foi que, com o pot a 500K o som fica levemente mais aberto, mas, a diferença é bem sutil, tipo de no máximo uns 5 a 7%.
Por isso, agora eu acredito que o último pedal da cadeia, no caso o delay, seguramente tem um buffer na saída.

Acho que por enquanto, vou deixar desta forma, porque assim eu fico com 2 opções.
Registrado
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #7 : 20 de Junho de 2016, as 10:05:28 »

A resposta do teste é:
O nível de saída, quando o pot é comutado de 500K para 10K, não se altera e o nível de ruído, pra minha surpresa, também se manteve o mesmo. Eu pensava que com o pot a 500K o nível de ruído na saída seria maior, mas não foi.

A única diferença real constatada foi que, com o pot a 500K o som fica levemente mais aberto, mas, a diferença é bem sutil, tipo de no máximo uns 5 a 7%.
Por isso, agora eu acredito que o último pedal da cadeia, no caso o delay, seguramente tem um buffer na saída.

Acho que por enquanto, vou deixar desta forma, porque assim eu fico com 2 opções.

Olá! Sou novato aqui.

Veja só, essa coisa de baixa e alta impedância depende do sistema inteiro, não só de um componente. É meio que similar a sistemas balanceados.

A entrada do amp é tipicamente acima de 500K (a maioria é na faixa de 1M), então a corrente que vai circular no cabo é baixa de qualquer forma. O circuito total (pedaleira+amp) continua de alta impedância, então não tem como ter muita diferença na rejeição de ruídos nesse aspecto.

No caso dos pedais de guitarra, os buffers servem mais pra um pedal não "carregar" o outro do que pra evitar ruídos. A pequena diferença que percebeu no timbre é que certamente a saída é "buferizada", mas o buffer não é tão bom assim.

Agora, se vc sempre usa cabos longos e quiser montar um sistema de baixa impedância pra mandar seu sinal mais longe sem perdas e ruídos aí e outra história, mas tem que dimensionar o sistema inteiro.

É isso que faz a maior parte das DIs. Transformam o sinal não balanceado de alta impedância de sua guitarra em um sinal balanceado e de baixa impedância, que pode ir bem mais longe sem perdas ou ruídos.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal