Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:55:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Controlador MIDI-USB para ZOOM MS-50g e MS-70cdr  (Lida 21527 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« : 07 de Junho de 2016, as 14:29:39 »

Então, procurando por uma forma remota e mais facilitada de trocar os patches nos ótimos pedais da série MultiStomp da ZOOM (demorou, mas a ZOOM parece que começou a acertar!) eu acabei por me deparar com um controlador interessante de controle por footswitches usando uma placa Arduino mais uma USB Host Shield.

http://lawrencedoss.blogspot.com.br/2014/11/my-tryst-with-hacking-zoom-ms-70cdr.html

Como eu não entendia nada do assunto, resolvi ir fazendo a coisa aos poucos. Nem havia entendido, por exemplo, que o USB Host Shield era outra placa que será acoplada ao Arduino UNO R3 que comprei e que ela é ainda bem mais cara que a do próprio Arduino...rs.

Ou como utilizar de maneira correta os conectores nas placas...rs

A ZOOM não publicou que os MultiStomp que tem porta USB podem ser controlados por comandos MIDI. Mas a parte "safada" reside no fato que eles só reconhecerão esses comandos (como MIDI Program Change, por exemplo) se estiverem ligados a uma porta USB que seja HOST! Inclusive podem ser alimentados por ela.

Diferente do segundo projeto apresentado no link, desejo fazer numa caixa apenas, o "cérebro" e os footswitches.

Vou reportando a evolução por  aqui na expectativa de informar, ler comentários ou mesmo novas ideias, ok?
 
« Última modificação: 07 de Junho de 2016, as 14:31:53 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #1 : 07 de Junho de 2016, as 22:29:51 »

Esse método também funciona com a G3, G3X e G5. Basicamente, descobriram que o programa de edição de patches da Zoom no computador (Zoom Edit&Share) se comunicava com as pedaleira através de comandos MIDI. Se não me engano, conseguiram monitorar a atividade USB/MIDI e viram quais os comando que o programa enviava para os aparelhos para fazer as mudanças de Patch.

 Legal!

Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 08 de Junho de 2016, as 10:10:08 »

Isso mesmo! Uma pena que não parece ser o caso da MS-100bt que se comunica através de Bluetooth, pois com as variadas controladoras remotas de MIDI por Bluetooth que estão aparecendo no mercado seria uma belezinha de upgrade.

Cheguei a enviar email para a SAMSON/ZOOM do japão para ver se dava em algo, pois seria uma revisão interessante a ser feita no Firmware, criando um produto muito mais prático de ser usado ao vivo! Mas não obtive nenhuma resposta...

-----
Aqui um lançamento bem interessante da YAMAHA:

http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/keyboards/accessories/interfaces/md-bt01/?mode=model
« Última modificação: 08 de Junho de 2016, as 10:44:02 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 19 de Junho de 2016, as 20:14:04 »

Já encomendei o tal Usb Host Shield Adk 2.0 Android Arduino. A caixa vou comprar com o Felix. Mas fiquei sem entender como ligar os cabos à placa. Imagino que existam pinos pra se usar nesse tipo de coisa... Seriam esses do anúncio?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-746825165-cabo-jumper-macho-x-femea-20-cm-40-unidades-p-arduino-_JM
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
diegoviglioni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 35
-Recebido: 3



« Responder #4 : 17 de Agosto de 2017, as 16:38:11 »

E aí, como anda o projeto? Tenho interesse e disposição para contribuir!

Sei que o Arduino PRO MICRO já se conecta ao PC sem necessidade de USB HOST. Ele pode ser configurado para envio de mensagens MIDI diretamente para o PC via cabo USB. Pra controlar o pedal basta saber qual mensagem enviar.

Existem projetos bem interessantes de controladores MIDI utilizando este Arduino
Registrado

Diego Viglioni
Musico e Maker
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 17 de Agosto de 2017, as 22:37:53 »

Não é essa a questão, o HOST é necessário na USB do pedal!

Eu parei o projeto por absoluta falta de tempo e passei a me interessar também pelo projeto mais sofisticado e completo do Alison Magno.

Há bastante coisa interessante sendo discutida no grupo do Facebook dedicado aqui do Brasil, inclusive onde descobri um software online de edição para os MS com USB (O MS-100bt só tem Blutooth).

https://www.facebook.com/groups/1626935580891917/

O Editor:

https://g200kg.github.io/zoom-ms-utility/
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jotanunes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #6 : 03 de Outubro de 2021, as 16:24:48 »

Olá amigos tudo bem?! Vou aproveitar o tópico, caso não seja permitido, me desculpem e podem apagar. Ok? enfim...
É o seguinte pessoal controlo de boas tanto a minha zoom ms50g como a minha zoom G1on com um footmidi e um usb midi host arduino. A questão é, se eu pegar uma zoom G1 Four, vai funcionar de boas? Alguém saberia dizer com certeza? Abraço a todos!
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #7 : 10 de Outubro de 2021, as 00:29:39 »

Como não há um suporte ou comunicado oficial pela Zoom sobre essa funcionalidade não há como garantir que funcione em produtos de gerações diferentes. Somente testando, na tentativa e erro. Ou você pode procurar no Google e tentar achar outras pessoas que já tentaram.

Como é um produto relativamente novo talvez tenha muita pouca coisa sobre o assunto.

Caso sirva de consolo, geralmente essas coisas não costumam mudar muito. Mas, não há nada garantido.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal