Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 23:09:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa portátil de estudo e com bom som para guitarra  (Lida 9067 vezes)
rogerio_prazeres
Visitante
« : 21 de Junho de 2016, as 11:18:56 »

Galera,

Que acham de desenvolver uma caixa pequena, de baixísima potência mas que tenha um bom timbre pra guitarras?

Pensei em algo na linha da Bose, que expande um pouco das frequencias graves usando um guia de onda compacto.

Não precisa ter aqueeele grave nem ser hi-fi, mas que em baixo volume tenha um som agradável, sem ser aquele som de rádio de pilha das caixinhas portáteis que já existem.

Ah... e a gente bota pra funcionar com umas baterias de lítio recaregáveis.

Adicionei umas fotos pra ilustrar. Eu acho que essas Bose soam bem agradáveis considerando o tamanho.





« Última modificação: 21 de Junho de 2016, as 11:32:01 por rogerio_prazeres » Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #1 : 21 de Junho de 2016, as 11:53:29 »

Buenas

Este tipo de gabinete é chamado de Linha de Transmissão, onde o comprimento da linha (representado pela seta na figura postada) é relacionado com a frequência de ressonância do alto falante.
Em projetos de gabinetes neste formato geralmente se faz uso de 1/4 deste comprimento,permitindo uma linha mais curta e com o mesmo resultado.
A resposta em frequência destes gabinetes desce até cerca da metade da frequência de ressonância do alto falante em -3 dB, o que permite a contrução destes gabinetes com alto falantes de televisão ou de 2" ou 3".

Mais em:
http://www.quarter-wave.com/
Registrado
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #2 : 21 de Junho de 2016, as 13:58:13 »

Valeu pela resposta!

Mais difícil de entender a teoria vai ser achar os parâmetros desses falantes genéricos de TV.

Esse bicho aqui, a julgar pela saída de ar e pelas curvas no plástico, parece que já vem com o guia de ondas dimensionado:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-739897984-alto-falante-tv-lg-49lb5500-5w-ebz62018709-par-_JM



Será que ele já teria uma resposta em frequência razoável? Eu podia testá-lo e depois, se achar que vale à pena, reforçar ou copiar essa estrutura com mdf.

Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #3 : 21 de Junho de 2016, as 18:42:17 »



Segundo o fabricante, este modelo tem uma linha de 26" para cada alto falante, o que corresponde a uma frequência de ressonância de 128,8 Hz, podendo descer até 64,4 Hz em -3 dB.
Ainda segundo o fabricante, pelas dimensões do produto acredito que o alto falante tenha 3,2" ou 3,5" de diâmetro.
Isto pode ser conseguido, por exemplo, com os alto falantes das caixas menores do home theater Gradiente HTS641, que tem 2,75" de diâmetro, 15 Wrms e frequência de ressonância de 121,8 Hz. Estes custam em torno de R$ 10,00.

Registrado
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #4 : 21 de Junho de 2016, as 22:32:54 »

Massa! Eu não tinha achado essa informação das 26" do waveguide, muito menos sabia que se fazia com 1/4 de onda. Tava supondo que era uma espécie de bass reflex.

Depois que vc escreveu eu achei num site os tais 26" e vi também que a bose já usa isso a um tempão no produto que eles chamavam de Waveguide radio. Pelo que entendi os primeiros tinham dois guias de ondas de tamanhos diferentes. Um cobria uma região mais grave e outro de médio-grave.
Provavelmente com a evolução dos falantes pequenos "full-range" eles reviram o conceito.

Vou encomendar um desses aí pra testar, achei aqui: http://www.souzacustons.com.br/full-range-alto-falantegradiente-2--e-3-4--4-ohms-30-w-/prod-1875528/

Por enquanto eu to fazendo uns primeiros experimentos com falantes desses de TV LED que consegui pois são mais fininhos ainda e acho que na TV ainda se consegue uma resposta razoável. Se conseguisse com eles seria ótimo.

Vou postando... tudo da orelhada, sem medidas, só pra sair da inércia. Vou postar fotos e um video.



Vídeo:

https://www.facebook.com/rogerioprazerescosta/videos/vb.1361633256/10209955590150645/?type=2&theater

Tive que postar no face pois o app do youtube tava travando, espero que dê pra ouvir.

O celular mascarou um pouco o efeito, mas aberto esse falante soa péssimo, som de rádio de pilha mesmo.
Fechado, os graves melhoraram muito, mas ainda tem muito pouco volume, distorce nos graves e o som no geral é ruim.

Acho que com um falante melhor e o guia de ondas no comprimento correto a chance de funcionar legal é muito boa. =)

Valeu pela força!  Legal!
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #5 : 21 de Junho de 2016, as 22:50:50 »



O vídeo eu não consigo ver, pois não tenho conta (nem pretendo) no Facebook.
Se utilizares paredes paralelas as da caixa, com apenas um tira de papelão por parede, aproveitarás melhor o espaço. Com um linha maior terás mais graves.
O resultado ruim nos graves ocorre pelo baixo xmáx do alto falante.
Para este tipo de gabinete quanto maior o xmáx e menor o fs melhor.
Registrado
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #6 : 22 de Junho de 2016, as 11:46:26 »

Entendi. Realmente, se usar o falante retangular com outra orientação deixaria o conjunto menor e dependendo do comprimento do guia talvez ficasse até meio quadradinho ou retangular, como um cubo de guitarra em miniatura mesmo.

Por outro lado, essa orientação da foto, apesar de ficar um pouco maior numa dimensão, ficaria bem fino, dando uma certa estabilidade pra deixar em cima de mesas, tipo um notebook. Sustentaria melhor o peso do cabo P10 sem cair, caberia fácil numa mochila... Talvez tenha vantagens.

Só não consegui imaginar sei se muda algo na física da coisa. Imagino que falantes ovais (nesse caso é quase retangular) tem acoplamento acústico diferente para cada eixo, então os parâmetros finais são o resultado da combinação deles. Mas no momento que eu decido fazer um guia, eu não sei se estaria isolando um pouco os eixos, se algum parâmetro tende a se pronunciar naquele determinado eixo ou não...

O papelão duplo era o que eu tinha. Achei bom porque dá pra cortar facilmente com estilete e colar com cola quente, muito rápido.
Não é o material ideal pois não é tão rígido, mas dá pra ter uma boa ideia do quanto melhora o som.

Conseguindo o primeiro resultado satisfatório eu começo a experimentar mais. Mudar orientação, espremer um pouco mais o guia a fim de obter o menor tamanho possível sem comprometer muito o resultado, por aí (vai ser sempre um jogo de perde e ganha).

Achando uma boa geometria com papelão, vou pro protótipo de MDF, circuito próprio etc.

Vou dar uma pausa pois aqui no Nordeste começam os festejos de São João. Vou viajar amanhã cedo.

Abraço!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal