Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:24:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: araucaria angustifolia em luthieria  (Lida 4035 vezes)
Guilherme
Visitante
« : 22 de Junho de 2016, as 19:54:10 »

Por motivos de segurança vou ter que derrubar um pinheiro de paraná, plantado por mim há 39 anos. Um outro, um pouco mais novo, já foi derrubado. Evidentemente ambos serão totalmente aproveitados em moveis por um marceneiro amigo.

Resultado de uma rapida pesquisa, soube que o pinheiro do paraná (araucaria angustifolia) tem alguma semelhança com o Alder e tem algum prestigio entre luthiers.

Pergunto: qual a espessura mais adequada da prancha bruta para luthieria ?

Em principio, por sugestão do marceneiro, as árvores seriam desdobradas em pranchas de 7,5cm. Para luthieria essa espessura não seria pequena ?
Registrado
felix
Visitante
« Responder #1 : 22 de Junho de 2016, as 20:54:38 »

As Stratos e as LP tem mais ou menos 33cm de largura, costuma-se a usar 3 blocos de mais ou menos 11,5cm, ou 4 de 8,5 mais ou menos.
A profundidade varia entre 4,4 da maioria das Teles e Stratos até 5cm e poucos em uma Les Paul.

Claro que quanto mais coeso o bloco melhor, uma tora de 36cm, vale mais que que 4x de 9cm.
A profundidade tem que ser bem próxima ao resultado, mas depende da precisão da ferramenta de corte, uma boa ferramenta pode cortar com folga de 1% enquanto uma ferramenta mais bruta precisaria de 10-20% de sobra para garantir.

Aqui tem alguns detalhes dos cortes:
http://www.jsbguitars.com/learn-about-guitar-wood/cuts-of-wood-for-guitar-building/


« Última modificação: 22 de Junho de 2016, as 21:05:24 por felix » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 22 de Junho de 2016, as 22:26:49 »

Mas e a secagem, não iria demorar muito, mesmo na estufa?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
felix
Visitante
« Responder #3 : 22 de Junho de 2016, as 23:47:30 »

Se tiver bem cortado rente, já fininha a uns 6cm ou um pouco menos, creio que não fará muita diferença ela estando inteira ou particionada.
A profundidade muito maior que atrapalha mais.

Algumas Fender Custom e a maioria das Les Paul (base do corpo) tops de linha tem o corpo em peça única.

Aqui fala alguma coisa também sobre os cortes:
http://blog.santoangelo.com.br/as-madeiras-brasileiras/

Dependendo da especie e da idade da arvore, ela pode perder mais ou menos volume na secagem.
No caso do Pinheiro do Paraná parece que tem que ser secagem artificial, porque a madeira só seca por fora se for feita a secagem natural.
Ela deve ser aquecida a 50oC até 96 horas, então ir subindo a temperatura até 70oC em 120 horas, com mais 60 horas no máximo.
Tem que seguir um certo ritual, porque ela, pelos documentos, parece rachar/trincar muito facilmente.

Sobre o pinheiro:
http://www.ipt.br/informacoes_madeiras/18.htm

Sobre a secagem da madeira do Pinheiro:
http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr31/cap06.pdf

Sobre Secagem geral:
http://www.pimads.org/documento_atividades/Apostila%20-%20Secagem%20de%20Madeiras..pdf






« Última modificação: 23 de Junho de 2016, as 01:34:17 por felix » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 23 de Junho de 2016, as 10:52:13 »

Como é prancha bruta e ainda vai pra secagem, melhor um 6 cm de espessura.
A prancha pode empenar de leve, e pra aparelhar vai ter perda.
Pra Fenders a espessura final é de 4.4~4.5cm. Pra Les Paul 4cm (mais o Top - total 4.9 a 5.4cm). Se a madeira é similar ao Alder, não precisa de Top.
A SG se não me engano tem 4cm de espessura.
« Última modificação: 23 de Junho de 2016, as 10:54:42 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 23 de Junho de 2016, as 11:11:10 »

Como é prancha bruta e ainda vai pra secagem, melhor um 6 cm de espessura.

A araucária é um pinheiro e a madeira é muito boa e não muito densa.   E seca sim....  só que demora e pode empenar e diminuir de tamanho.  na mminha opinião acho que deveria ser uns 10cm de espessura pra cortar depois de seca e empenada.

Mas camaradas, gente cheia de mania pra madeira não iria gostar de araucária pra construir guitarras.

Abraços.  Saúde e amor.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #6 : 23 de Junho de 2016, as 11:46:50 »

A araucária é excelente para tampos e instrumentos acústicos, principalmente contrabaixos. É bastante próxima ao abeto dos balcãs. Já pesquisei bastante para fabricar um contrabaixo vertical, mas por enquanto está em espera, devido a dificuldade de conseguir uma peça de madeira com tamanho suficiente.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Speedy Gonzales
Visitante
« Responder #7 : 24 de Junho de 2016, as 11:42:24 »

Aqui em Sorocaba-SP , o luthier Didi/Pires me mostrou um braço feito dessa madeira , me pareceu ser muito bom, quase como maple, testei rapidamente mas já faz muito tempo e não lmebro direito do que ele me falou sobre essa madeira, mas me pareceu uma boa opção ,gostei mais do que o pau-marfim, mas não sei se dá pra usar essa madeira no corpo.
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #8 : 27 de Junho de 2016, as 09:16:43 »

Por motivos de segurança vou ter que derrubar um pinheiro de paraná, plantado por mim há 39 anos. Um outro, um pouco mais novo, já foi derrubado. Evidentemente ambos serão totalmente aproveitados em moveis por um marceneiro amigo.

Resultado de uma rapida pesquisa, soube que o pinheiro do paraná (araucaria angustifolia) tem alguma semelhança com o Alder e tem algum prestigio entre luthiers.

Pergunto: qual a espessura mais adequada da prancha bruta para luthieria ?

Em principio, por sugestão do marceneiro, as árvores seriam desdobradas em pranchas de 7,5cm. Para luthieria essa espessura não seria pequena ?

Amigo.

Tente contato com o Tom Castelli.

Acredito que ele possa ajudar, afinal são 30 anos de luthieria e como a Di castellis é de Curitiba, ele já deve ter experimentado Araucária na produção de guitarras.

-----
Achei esta materia que pode ajudar:

Fala muito bem da Araucaria, mas a questao recai sobre a secagem da madeira.

Bom trabalho !!!
http://guitarrasmadeinbrasil.blogspot.com.br/2015/10/com-palavra-o-luthier-valter-bergamo.html
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, as 09:20:28 por MARFU » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal