Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:08:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como transferir corretamente os esquemáticos para a Protoboard?  (Lida 8247 vezes)
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« : 28 de Junho de 2016, as 14:09:16 »

Olá Pessoal.

Já andei pesquisando aqui no site sobre o uso de protoboards antes da montagem de pedais, e confesso que a princípio achei o método prático e simples, mas fiquei atordoado depois de montar três esquemas e não ver nenhum funcionar. Tento seguir corretamente o esquemático e também consultando os datasheets dos componentes, mas no fim, não consegui fazer o som da guitarra sair no amplificador, quando muito, perceber que um potenciometro funciona, mas nada de som. Fiz um injetor de sinal e tudo está "funcionando". Recorri a vários vídeos no youtube sobre a montagem de circuitos na protoboard, mas nada que aprofundasse na montagem de um circuito um pouco mais complexo do que fazer um led piscar. Então, resolvi recorrer aos brothers experientes aqui do fórum pra disponibilizarem um tutorial ensinando a montar um circuito completo no protoboard. Não sou formado em eletrônica, sou é curioso mesmo. E por isso, acredito que na hora de fazer a montagem dos circuitos, esteja deixando escapar algum detalhe que interfere no projeto. Algo que me ocorreu quando tentava fazer o circuito funcionar é sobre o aterramento... aterro todos os componentes na mesma linha do aterramento da proto? E a tensão de referência (VB)... deve ser montada isolada do resto do circuito? (pois alguns esquemas apresentam essa etapa separada).
Se alguém puder me ajudar, vai ser muito bom.
« Última modificação: 07 de Julho de 2016, as 22:28:26 por AMPERX » Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 28 de Junho de 2016, as 16:46:16 »

Posta uma foto de alguma montagem sua em protoboard e link pro esquema.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Gin
Visitante
« Responder #2 : 28 de Junho de 2016, as 20:15:40 »

Qual o tamanho da sua proto board?

O circuito dela funciona nesse esquema:



Você pode fazer como eu faço, que é muito prático !

Em uma das linhas V+ e terra, você bota os fios correspondentes à bateria ou aos 9v e terra.

Então, pegue um resistor, e faça um jumper da linha V+ pra outra linha V+ utilizando um resistor para fazer o divisor de voltagem

Então você pega de um lado os 9v, e do outro lado a voltagem dividida e insere no seu circuito pelos jumpers.

Não esqueça de interconectar todos os terra, preste atenção no datasheet dos transistores pra ver se você tá usando a pinagem correta, grande parte dos problemas que tive foi por falta de atenção na pinagem dos transistores !
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 28 de Junho de 2016, as 20:26:42 »

É difícil ter um esquema elétrico que esteja mais no jeito para ser implementado no protoboard (ou breadboard, ou matriz de contatos) como esse aqui:



Mas veja que mesmo assim muitos componentes não ficam na mesma disposição do desenho, seja porque o tamanho é diferente ou a configuração dos terminais não é a mesma. Não é fácil ensinar como transpor um circuito do esquema para uma montagem física real na matriz de contatos. É mais ou menos o que acontece quando queremos fazer um layout de circuito impresso a partir do esquema. Isso leva algum tempo de prática. Não desista se o circuito montado não funcionou no protoboard, pois com o tempo vai se melhorando.
Algumas técnicas ajudam na hora de montar o circuito:
- tenha todas as pinagens e identificação dos terminais dos componentes.
- use fios para interligações (inevitáveis) com cores diferentes para identificar uma função frequente (por ex. fios vermelhos para ligações com o Vcc/V+ e fios pretos para as ligações com o terra/GND). Isso ajuda na hora de se conferir as ligações.
- ao fazer as ligações entre os componentes, faça um tracinho a lápis no esquema, para indicar que a conexão foi feita. Assim tem-se menor chance de esquecer uma ligação.
- não use os furos perto da canaleta, que servem mais para os cis DIP, com outros componentes de terminais mais grossos. Os contatos da protoboard são como presilhas e podem ficar folgados (veja desenho abaixo).

- use fios de bitola entre 24AWG (0,5mm de diâmetro) a 22AWG (0,65mm), mais que isso estraga os furos e contatos (e pode ficar preso dentro) e menos que isso causa mau contato nas interligações.
- limpe os terminais dos componentes (capacitores, resistores, diodos, transistores) com bombril ou lixa fina, para tirar a oxidação, e limpe os terminais de cis com borracha de lápis. Muitos maus contatos são causados por oxidação e sujeira nos terminais.
- tente fazer  ligações dos fios o mais curto possíveis (muitos podem virar antenas e captar ruído).
- pode usar os dois barramentos (geralmente azul e vermelho) como de terra e positivo. Não esqueça que alguns não são contínuos (veja a continuidade do traço colorido) e precisam de jumpers (fios) para serem interligados.
- em circuitos digitais, sempre coloque capacitores de 100nF ligando as duas linhas de barramento em intervalos regulares.
- circuitos de RF e alta frequência não funcionam bem em protoboard por causa da capacitância parasita entre as linhas de contatos.
« Última modificação: 29 de Junho de 2016, as 09:20:24 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #4 : 29 de Junho de 2016, as 01:25:39 »

Olá Pessoal,

Diego Gin
A minha protoboard é igual à que o XFORMER postou aqui embaixo. Valeu pelas dicas, mas acho que não vai dar pra acatar sua dica, já que só tem um trilha de cada lado, e logo, uso uma para alimentação 9v, e a outra para o GND.

Xformer
Valeu pelas dicas, já deu pra ficar alerta com algumas coisas, como usar fios mais grossos perto dos pinos dos CIs. Não sabia que a construção por debaixo dos furos era daquele jeito, e portanto, pode mesmo resultar em um mal contato no CI. Talvez meus projetos não tenham funcionado em razão disso. Gostei da foto do esquema feito para protoboard. De certa forma, como é novidade pra mim, vou estudá-lo e adaptar ao desenvolvimento dos layouts.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 29 de Junho de 2016, as 10:14:50 »

Só não entendi quando você diz: "Fiz um injetor de sinal e tudo está "funcionando".

Isto significa que o sinal do injetor, passou normal pelo circuito montado e o da guitarra não passou?  Caso seja isto, pode ser que o sinal da guitarra não seja suficiente para excitar o circuito montado.

Caso não seja isto explique um pouco melhor.

O ideal é começar por um circuito bem simples; como um circuito com um só transistor.  Como exemplo cito o LPB1 Booster ou Mini-Fuzz, que são circuitos bem simples de acompanhar.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 29 de Junho de 2016, as 10:49:03 »

AMPERX... como eu disse acima, posta uma foto de uma montagem sua em protoboard (junto com o esquema).
Assim a gente pode te ajudar a corrigir o que esta errado e dessa forma você aprende.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #7 : 29 de Junho de 2016, as 11:20:12 »

Olá pessoal,

Alfredo Padrao,o caso foi esse mesmo. O som do injetor até passava, mas o da guitarra, não, somente uns estalidos de quando eu encostava nas cordas.

kem, por hora, não vou postar foto porque desfiz as montagens. Mas vou fazer como o amigo Alfredo sugeriu, vou começar de projetos mais simples para sacar onde estou errando.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 29 de Junho de 2016, as 11:34:04 »

Sim... o Alfredo está corretíssimo... primeiro montagens mais simples.
Monte. Se não der certo, posta a foto aqui que ajudamos.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 29 de Junho de 2016, as 12:02:04 »

Começa com um assim:


 Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #10 : 29 de Junho de 2016, as 13:40:24 »

 Momentos de pânico hehehe.
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #11 : 29 de Junho de 2016, as 14:05:27 »

AMPERX

Você pode utilizar qualquer pequena trilha da sua protoboard pra fazer um divisor de voltagem, eu dei a dica dos V+ e GND só por ser mais prático e evitar confusões  Cheesy

Uma vez montei um Pearl Octaver, quem conhece sabe que o circuito é monstruoso de grande, maior que um delay analógico

O que me ajudou definitivamente foi ter 4 protoboards, e dividir o circuito em blocos separados, uma para a alimentação geral, outra para os terminais dos potenciômetros, outra para o blend de sinal... e claro, ter MUITOS jumpers e jumpers longos ! Fazer jumpers com pequenas garras jacaré em uma das pontas ajuda muito a ligar os potenciômetros e outras coisas  Wink
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal