Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 10:56:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mesa de som Chorus MX-800  (Lida 5095 vezes)
RenatoBrandão
Visitante
« : 06 de Julho de 2016, as 17:11:01 »

Bom
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, as 23:53:42 por RenatoBrandão » Registrado
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #1 : 08 de Julho de 2016, as 00:53:03 »

Não tenho o esquema, mas mesa de som não tem segredo. Os circuitos são repetidos, por isso tem muito componente, mas são circuitos simples.

Manda uma foto das placas (não só a que tem componentes faltando) que de repente dá pra dar uma ajuda.

Em que cidade você está?
Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #2 : 08 de Julho de 2016, as 23:42:39 »

Se essa mesa de som for nacional, você tem que tentar entrar em contato com o fabricante.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #3 : 09 de Julho de 2016, as 08:47:51 »

Se essa mesa de som for nacional, você tem que tentar entrar em contato com o fabricante.
a Chorus "era" nacional e faliu faz tempo. Grin
Registrado
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #4 : 09 de Julho de 2016, as 12:07:43 »

a Chorus "era" nacional e faliu faz tempo. Grin

Pois é, ainda nos anos 90.

Mas essas mesinhas não têm mistério. É capaz de você modificá-la e ela ficar melhor que a original.

Por exemplo, era comum nos anos 80 e 90 usar os operacionais 1458 e 4136. Os dois são, respectivamente, 741 em encapsulamentos dulos e quádruplos. Algumas mesas nacionais usavam o 4558, mas era raro em mesas baratas como essa da Chorus. Então, você pode muito bem usar um TL082 no lugar e ter um desempenho até melhor.

Como eu disse antes, mesa de som não tem circuito complicado, o que elas têm é circuitos muito simples repetidos inúmeras vezes. Dá pra salvar essa sua mesa mesmo sem ter o esquema, desde que se tenha paciência para analisar o circuito impresso e traçar a partir dele o esquemático. Fazendo isso pra um canal (que é simples), nos outros é só repetir.
Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 09 de Julho de 2016, as 12:41:10 »

Lembrando ainda, que quase sempre as marcas diferentes, se copiavam e ainda raspavam os integrados, para proteger a "propriedade intelectual".

Mas continuando com as sugestões do estomagado, você pode usar esquemas de outras marcas como as Ciclotron com o mesmo número de canais, que são mais fáceis de encontrar e são todas muito parecidas, mudando um valor ou outro.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Dr. Dorico
Visitante
« Responder #6 : 12 de Julho de 2016, as 09:34:13 »

Amigos.

Minha primeira postagem aqui no Handmades.

Tenho uma mesa dessas desde 1991, nunca deu problema, apenas limpeza nos potenciômetros.

Se ajudar, há uma mesinha de 08 canais, fabricada na mesma época marca Livesom, quem fazia era a Micrologic, dizem ser o mesmo circuito da Chorus, ao que me disseram.

Como o Alfredo disse, com o esquema de uma Ciclotron você pode ter um norte pra conseguir repará-la, seguem a mesma topologia.
Registrado
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #7 : 12 de Julho de 2016, as 14:08:02 »

Tenho uma mesa dessas desde 1991, nunca deu problema, apenas limpeza nos potenciômetros.
Se ajudar, há uma mesinha de 08 canais, fabricada na mesma época marca Livesom, quem fazia era a Micrologic, dizem ser o mesmo circuito da Chorus, ao que me disseram.

Dorico, o senhor por aqui  Smiley

Aqui tem um video rápido do Youtube que mostra uma Liveson dessas, modelo CMX08. No finalzinho o cara tira a tampa traseira e mostra as placas. Tenta ver se as PCIs são parecidas.
https://www.youtube.com/watch?v=dhsWBBPij3I

Esta Wattson (ciclotron) MXS8 parece ser a mesma mesa (desconsidere a descrição "entendida" do cidadão):
https://www.youtube.com/watch?v=lleo6dY1L7Q

Aqui tem o esquemático da MXS II, que pode ser 6, 8, 10 ou 12 canais (só muda a quantidade de canais, mas o circuito dos canais é sempre o mesmo, o resto é igual). A MXS II é um pouquinho diferente da MXS original, que é mais parecida com essa Chorus solicitada, mas o esquema deve servir de guia.
http://www.electronica-pt.com/esquema/func-startdown/20083/
« Última modificação: 12 de Julho de 2016, as 14:44:43 por estomagado » Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #8 : 13 de Julho de 2016, as 19:13:27 »

Senhores e Doutores,
O que sugerem para limpeza dos potenciômetros?  Spray "Limpa Contato" + um pano para remover a sujeira é suficiente?
Temos uma mesa que está com um pouco de "osmar" (mal contato), e o som está falhando às vezes e em outras vezes cortando algumas frequências mais altas.
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Dr. Dorico
Visitante
« Responder #9 : 14 de Julho de 2016, as 21:13:59 »

Até aqui Mr. Ulbrich.

Amanhã está um pouco corrido aqui, já que no sábado estarei aí na Capital.

No domingo, quando for na minha mãe - onde meu equipamento fica guardado, vou abrir a mesa e faço umas fotos internas.

Posto aqui pra ver se ajuda o pessoal em algma coisa.

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal