Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 16:03:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall Jtm 45, plexis e jcm800 2204, qual a tensão de HT?  (Lida 3959 vezes)
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« : 07 de Setembro de 2016, as 23:40:58 »

Amigos, montei recentemente um Plexi (modelo 1987 lead) baseado nos plexis 69, mas com mods e chaves para adequá-lo aos plexis de 1967 até 197x...
Notei que há muitos esquemas na internet onde a tensão de HT são duas linhas de 285V, 312V, 325V, 345V, até 350V .....
No plexi usei 2 x 312V, mas tenho outras linhas de 345V.

Saber exatamente quais anos e modelos usavam o que para cada marshall é meio complicado pois notei que variavam muito, mesmo no mesmo ano.
De todo modo, alguém sabe responder qual a diferença prática de se usar cada valor?
Há diferenças no som, no sag, na forma de onda e saturação?
« Última modificação: 08 de Setembro de 2016, as 09:29:35 por xformer » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 08 de Setembro de 2016, as 01:24:17 »

Olá Paulorpcf

Primeiro verifique a confiabilidade desses valores, provavelmente alguns estão errados. Veja também se todos os esquemas citados são de 50W
Tente se basear nos manuais "oficiais". Medidas com 10% de diferença são possíveis só com a variação de tensão da rede.

O que eu posso dizer é que a diferença de tensão na fonte deve ser compensada com uma correção na impedância primária do transformador de saída, sob o risco de danificar as válvulas do power.

Quanto à diferença sonora, o negócio é mais complicado. Praticamente, só comparando lado a lado para se perceber qual o resultado dessas alterações.

Abs
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #2 : 08 de Setembro de 2016, as 17:58:07 »

Matec, o 285V quem me passou foi o Guilherme da Linx, os outros valores tirei de schematics inclusive dos assinados pela marshall, além da metroamp, ceriatone, marstran.... como também dos transformadores da mercury, classictone...
Sei que o bias mais frio a saturação acontece mais cedo, mas se alguém tem experiencia na HT, poste por favor.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 08 de Setembro de 2016, as 18:35:40 »

Citar
Sei que o bias mais frio a saturação acontece mais cedo, mas se alguém tem experiencia na HT, poste por favor.

Pelo contrário, com o bias mais frio as grades de controle das válvulas de potência ficam com a tensão mais negativa em relação ao terra e a saturação demora mais a aparecer.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2016, as 18:38:49 por Ramsay » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #4 : 08 de Setembro de 2016, as 21:42:22 »

Matec, o 285V quem me passou foi o Guilherme da Linx, os outros valores tirei de schematics inclusive dos assinados pela marshall, além da metroamp, ceriatone, marstran.... como também dos transformadores da mercury, classictone...
Sei que o bias mais frio a saturação acontece mais cedo, mas se alguém tem experiencia na HT, poste por favor.

Note que nem tudo que alguns desses sites que você citou são informações "oficiais". O próprio Guilherme pode esclarecer algumas dessas informações.
Lembro que tem um tópico aqui no fórum, onde ele critica com razão os esquemas do Mark Huss, por divulgar medidas diferentes do ht para amplificadores 2204 da Marshall sem especificar que é uma série especial, que utiliza válvulas 6550 na saída, em vez das EL34 normais.

Pelo contrário, com o bias mais frio as grades de controle das válvulas de potência ficam com a tensão mais negativa em relação ao terra e a saturação demora mais a aparecer.

Isso é correto.

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 22:16:03 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 08 de Setembro de 2016, as 22:40:59 »

...onde ele critica com razão os esquemas do Mark Huss, por divulgar medidas descabidas do ht para amplificadores da Marshall.
Que muita gente seguiu/segue..
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #6 : 08 de Setembro de 2016, as 23:40:47 »

Lá no Mark Huss o HT do 2204 é 320V..... no Ceriatone os 2204 e plexis são 325V, metroamp trás 312,5V no plexi....
E ai... qual usar?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 09 de Setembro de 2016, as 00:19:42 »

Veja bem essa imagem, é do site do M.Huss.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

No mínimo essas tensões são estranhas. pra não dizer outra coisa.

No site do Dr Tube aparecem esquemas com tensões de controle, mesmo assim, provavelmente apareçam discrepâncias:

http://www.drtube.com/library/schematics/69-marshall-schemas#JTM45

Abs



Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #8 : 09 de Setembro de 2016, as 11:44:30 »

Pelo contrário, com o bias mais frio as grades de controle das válvulas de potência ficam com a tensão mais negativa em relação ao terra e a saturação demora mais a aparecer.

Isso é correto.

Abs

Além disso se o bias estiver frio demais pode haver distorção de crossover que não é nem um pouco agradável, não tem nada haver com distorção por saturação, e fica mais evidente em baixo volume. As vezes esta informação é mal interpretada.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal