Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:19:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de Construção - Marshall Plexi 50W e mods. Up Video  (Lida 15888 vezes)
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #15 : 22 de Julho de 2016, as 20:26:18 »

O piping dourado eu sofri um pouco pra achar aqui no Brasil.. na verdade, comprei uns metros na loja Meteoroparts, lá tinha dourado e prata.. eu digo "tinha", porque o site saiu do ar pra manutenção já tem alguns meses.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #16 : 22 de Julho de 2016, as 21:22:17 »

Paulorpcf

Eu estou enganado. A montagem é antiga e a postagem é que é nova. Porém ainda estão valendo os meus pitacos.

Em todo caso seria bom que você nos desse as coordenadas dos defeitos e das soluções detalhadas (para possíveis novas montagens).


.... depois de um tempo é que ví que estava escrito na pasta de solta que esta era INAPROPRIADA para solda em eletro/eletrônicos....
Se não pode ser usada em eletro/eletrônicos serve para soldar o que? cano de cobre? E olha que comprei em casa de eletrônica.

Matec, está em curso ainda... mas estou fazendo um "relatório" simplificado do que já foi feito.


Canos de cobre e calhas de telhado. Agora nem para isso se utiliza mais... Roll Eyes

 Smiley

A montagem esta em curso ainda... mas estou fazendo um "resumo" acelerado dela para chegar no estágio atual.
« Última modificação: 28 de Abril de 2018, as 04:12:13 por Matec » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #17 : 23 de Julho de 2016, as 00:23:28 »

Paulorpcf, antes de mais nada, parabéns pela montagem final que ficou muito boa.
Mas, me permita algumas observações:
Você falou que fez um "mocup" na placa. O que é um mocup?

E falou que "ficou um pouco desapontado com a aparência dos capacitores de filme metálico de 1W, um mosquitinho na placa...."
Só que errou, porque não são capacitores e sim resistores.
Então, se possível, peço que edite o tópico e corrija o erro.

Esse José Silveira que te vendeu os capacitores axiais comercializa os componentes?
Seria bom deixar algum link ou contato dele aqui para os usuários do fórum que quiserem comprar capacitores axiais ou outros componentes.

O gabinete ficou muito bonito, parabéns.

E para finalizar você falou que "havia a possibilidade de trocar uma válvula do pré por outra de menor ganho, mas acabei voltando ao Fernando da Cestari que fez uma modificação no circuito, drenando um pouco do ganho excessivo para o aterramento e acabou com quase todo o ruído."

Nos informe, que modificação foi essa feita no circuito e, afinal, você trocou ou não alguma válvula do pré por outra de menor ganho?

Agora te dou uma sugestão para eliminar quase todo o ruído causado pela rede elétrica:
Como amps valvulados são dispositivos de alta impedância, eles são muito mais sujeitos a captar o ruído da rede elétrica que os amps solid state que são dispositivos de baixa impedância.

E isso está claro nos seus vídeos quando você tira a mão das cordas e o ruído aumenta.

Por isso, se quiser eliminar quase totalmente o ruído da rede elétrica no seu valvulado, pegue um pedaço de fio e ligue o chassis do amp a um cano d'água metálico (PVC não vale) ou se morar em apartamento e tiver uma assinatura de tv a cabo, ligue o chassis do amp ao terra dela.














« Última modificação: 23 de Julho de 2016, as 00:43:05 por Ramsay » Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #18 : 23 de Julho de 2016, as 02:05:00 »


Bom, mas voltando a montagem, coloquei capacitores de desacoplamento de .47uF nas linha de HT da ponte retificadora, aterrei a alimentação dos filamentos por com resistores de 100K (sem bem me lembro), como no projeto do Plexi 1987X, que são reedições dos 1987 originais.... Houve muita melhora mas sem solução.


1- Pra fazer um center tap virtual para os filamentos você deveria usar resistores de 100R e não de 100K.
2- fios blindados apenas nas grades das válvulas 1 e, TALVEZ nas da válvula 2. Ou seja, pinos 2 e 7.
« Última modificação: 23 de Julho de 2016, as 07:53:46 por xformer » Registrado

Belo Horizonte - MG
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #19 : 23 de Julho de 2016, as 17:26:27 »

Putz, escrevi uma pagina e na hora de enviar a net caiu.... Cry

Ramsay, erro de digitação, resistores de 1w.
Sobre o contato do Jose, vou perguntar se posso postar aqui, de todo modo, se alguém quiser envio no pvt.
Mocup é Mockup escrito errado, que é uma montagem prévia que permite a visualização do produto final, e que sejam feitas as adequações e correções.

Sobre o gabinete, agradeço, vou postar fotos dele finalizado.
A ideia é eliminar 99% dos ruídos de aterramento pois no brasil quase nunca há aterramento nos lugares. Segundo sei, a rede da Cemig é aterrada, o que, em tese, elimina ou diminui muito a necessidade do aterramento individual.

jplavareda, tem razão, dois resistores de 100R, e faltou ainda um trimpot de fio de 100R, e hoje só deixei cabo blindado no pino 2 da V1,sempre aterrados apenas de un dos lado, e sempre perto do aterramento dos catodos de v1 e v2,
 mas com ou sem eles nada mudou.

 

-----
Dando seguimento, está ai o sinal do Plexi ligado a um gerador de sinal a 1k Hertz, se não me engano.

https://www.youtube.com/watch?v=-vInmL2BVZM
https://youtu.be/-vInmL2BVZM

Bias ajustado no osciloscópios para menor distorção possível, mas depois ajustei pela regra dos 70% da potencia máxima, afinal Marshall tem é de ter som de Marshall.


-----
Com o grave do problema resolvido, parti para pequenos mods.

Achei muito agudo o canal agudo sozinho, e decidi fazer um mod do canal, tirando o capacitor de 500pF do pot de volume I, e usando uma chave on-off-on usei um capacitor de mica de 250pF, um de 100pF, e na posição central ficou sem capacitor.
Como pode ser visto na marstran:

http://marstran.com/Historic%20Data%20Base.htm

Os valores deste e de outros componentes foram mudando com o passar dos tempos, além de haver muito pouca consistência, sendo que saiam amplificadores de todos os modos.

Com estes valores dá para simular os Plexi de 68, jtm45....



-----
Outro mod que já fiz foi do negative feedback.
Os Plexi tiveram alí resistores de 47K, de 100K, de 27K, ligados ao tap de 4, 8 e 16 ohms, e também ligado ao jack, resultando em maior ou menor atenuação de sinal e ganho. O samba do inglês doido.... Procure
Com o mod posso usar os três valores.



Com o NFB com menor atenuação e com o capacitor do pot de volume desligado, o som fica redondo, com mais graves, menos estridente e muito menos saturado, parecendo algo entre o JTM45 e o Fender bassman.
Já com menos atenuação no nfb e capacitor de 250pF, fica quase um Plexi do Hendrix.

Sobre o Hendrix, pelo que lí sabe se lá onde, depois que ele experimentou um plexi com 500pF e 33K no tone stack, pediu que seus outros Marshal fossem modificados para esta configuração, ai invéz do 250pF/56K ohms que era padrão até então.
Se é verdade, não sei.
O meu estava com 500pF/33K quando das primeiras montagens, mas depois de muito penar com ruídos e excesso de ganho, quando tirei esta configuração e usei 250pF/56K, mesus problemas se foram.... sumiram.... .

Se alguns forista tiver estes problemas com um Plexi ou JCM800, tente mudar o valor do tone stack para 250pF/56K!! Legal!.

O próximo mod que farei é colocar as duas opções, mas aguardo capacitores de mica de 250pF para isso pois gastei os que tinha.   

-----
Em breve, assim que acabar os mods, vou rearrumar a fiação que ficou bagunçada em função das modificações até resolver os problemas de aterramento e de ganho. 
« Última modificação: 24 de Julho de 2016, as 19:30:57 por Paulorpcf » Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #20 : 04 de Setembro de 2016, as 22:05:37 »

Acho que acabei a parte eletrônica do plexi.... se não inventar mais nenhum mod....

Vou tentar gravar alguma coisa esta semana e postar....
De todo modo, aos que acompanharam o tópico, coloquei de volta o capacitor no mixer de canais com mod de 3 opções, coloquei o master volume post fase inverter (ppvimv).
   
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #21 : 18 de Novembro de 2016, as 12:55:55 »

Bom, fiquei devendo uma gravação do Plexi, vou pagar parcialmente agora com uma gravação feita no meu celulixo (motoE).
Caixa com dois falantes pedrone de 12, e somente um Boss turbo overdrive, guitarra Gibson lespaul gold top 2013, tocada pelo Eric.
https://youtu.be/zyMeAE2fIE0

Tem como incorporar o vídeo?

Em breve trago uma gravação boa.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #22 : 18 de Novembro de 2016, as 15:23:54 »

Sonzão Paulorpcf! Um belo trabalho e um resultado melhor ainda. Parabéns! Bravo

Um dia desses, eu ainda tomo coragem para montar um valvulado...
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #23 : 18 de Novembro de 2016, as 19:31:54 »

Muito som!  Bravo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #24 : 18 de Novembro de 2016, as 19:44:16 »

Muito,  muito bom mesmo!
Parabéns pelo amplificador!
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #25 : 18 de Novembro de 2016, as 20:33:27 »

Cara, mesmo que a gravação tenha sido feita por celular, lembra muito o som de um Marshall Plexi original.
E além disso, você sola pra caramba, parabéns!!!
Registrado
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #26 : 18 de Novembro de 2016, as 21:45:49 »

Amigão passa o esquema desse amplificador ,e parabéns pela montagem e belo som..
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #27 : 19 de Novembro de 2016, as 17:35:36 »

Texto excluído por conter internetês.

.....

http://el34world.com/charts/TubeAmpSchematics.htm
Só olhar marshall 1987.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, as 09:23:05 por xformer » Registrado
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #28 : 21 de Novembro de 2016, as 04:38:31 »

Parabens man! ficou top! excelente trabalho! Legal!
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #29 : 05 de Dezembro de 2016, as 16:12:43 »

Texto excluído por conter internetês.

.....

http://el34world.com/charts/TubeAmpSchematics.htm
Só olhar marshall 1987.

Uai, nem tenho o habito do internetês.... Batendo Cabeça... também não sei o que havia respondido....

-----
Muito,  muito bom mesmo!
Parabéns pelo amplificador!
Obrigado pelo comentário, em breve tentarei postar uma gravação melhor.

-----
Sonzão Paulorpcf! Um belo trabalho e um resultado melhor ainda. Parabéns! Bravo

Um dia desses, eu ainda tomo coragem para montar um valvulado...

Obrigado, vai em frente, na internet há muitos esquemas, fiquei feliz com o resultado.

-----
Muito som!  Bravo
Obrigado.

-----
Muito,  muito bom mesmo!
Parabéns pelo amplificador!
Obrigado.

-----
Parabens man! ficou top! excelente trabalho! Legal!
Obrigado.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, as 11:54:03 por Paulorpcf » Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal