Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 21:22:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reposição de alto-falante queimado  (Lida 5793 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« : 29 de Julho de 2016, as 19:45:22 »

Pessoal, me surgiu uma dúvida. Um dos falantes meu da minha caixa 2x12 queimou, era um Pedrone de 60W em paralelo com um Alien 80W (total 4 ohms) para meu amplificador valvulado de 50W. Quando eu abri o cone para ver a bobina vi que era bem fina, se o fio tivesse uma bitola que aguentasse 1A era muito.

A dúvida é: Vou comprar outro falante e colocar em série com o que eu ainda tenho para dar 16 ohms. Dado que o amplificador valvulado entrega 50W tanto em 4 ou 16 ohms, qual seria a vantagem de eu usar o circuito com menos corrente mas em série? Qual a relação para a mesma potência que a corrente tem sobre o alto falante?

Abraços.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 29 de Julho de 2016, as 21:45:59 »

Em primeiro lugar cabe frisar que os fios de bobinas de alto falantes são e sempre foram muito finos o que não impede que um alto falante dure muitos anos ou décadas.

Agora, quanto a sua dúvida, se os alto falantes forem ligados em série, vai passar menos corrente por cada alto falante, mas, como a voltagem em cada um deles vai ser mais alta, no final a potência entregue a cada um deles vai ser a mesma.

O fato é que o alto falante do Pedrone queimou devido a alguma falha construtiva, e digo isso porque como o amp fornece 50W, e os alto falantes suportam 60W+80W=140W, essa queima do alto falante do Pedrone não deveria ter acontecido.

Por isso, sugiro que compre um alto falante com a mesma potência do outro, ou seja, 80W e pode ligá-los em série ou em paralelo que a diferença no som vai ser mínima.

 


Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #2 : 29 de Julho de 2016, as 21:58:10 »

O detalhe é que o outro tem uma resposta bem para os graves, então talvez ele acabava drenando menos potência e sobrecarregando o outro. Meu amplificador consegue fornecer mais que 50W se não me engano.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 29 de Julho de 2016, as 22:11:49 »

Pelo contrário, se o outro (Alien) responde mais aos graves, é ele que drena mais potência do amp, pois para movimentar o cone em baixas frequências (graves) é necessário mais potência.

Agora, se quiser ligar 2 alto falantes em série, é recomendável que os dois sejam rigorosamente iguais, da mesma marca e modelo, porque senão, pode haver uma descompensação que vai deixar o som do amp muito ruim.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #4 : 29 de Julho de 2016, as 22:40:14 »

Sim, mas na maioria dos casos a potência do sinal estava contido mais nas frequências maiores. Concordo que é necessário maior potência para fazer o cone se movimentar no falante mais grave.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #5 : 30 de Julho de 2016, as 02:08:39 »

entrando na questão de falantes série/paralelo em amplificadores valvulados. me recordo que, amplificadores valvulados não devem ser ligados "sem carga" na saída sob risco de queimar o transformador de saída (me corrijam se eu estiver falando besteira).
 Ai vem a questão. em uma caixa com 2 falantes de 8Ohms em paralelo, ligado a um  amp , se um dos falantes queimar ainda terá o outro ligado na saída dando uma carga de 8ohms numa saída de 4Ohms, mas se os falantes estiverem em série e um deles queimar, o circuito fica totalmente aberto sem carga nenhuma na saída do amp.
Isso não vai queimar o transformador de saida?
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #6 : 30 de Julho de 2016, as 10:05:11 »

Justamente essa é a vantagem do paralelo. O transformador queima sim, mas não é aquela coisa instantânea. Um colega meu ligou um peavey de 50W na entrada de outro amplificador  Cry por umas duas horas e não queimou, deu sorte o danado.

Mas com esse alto falante sozinho eu acho que estou sentindo falta de volume, acho que o da Pedrone era quem dava a maior sensibilidade.

-----
Andei lendo um pouco sobre um livro de sinais e sistemas e cheguei a seguinte conclusão que parece fazer sentido depois de ler uns fóruns gringos.

Quando o circuito está em série, se for considerado a transformada de Laplace e cada auto falante tiver uma função de transferência H1(s) e H2(s). Nesse caso o resultado final é a multiplicação das duas: H1(s).H2(s) ou multiplicar ponto a ponto aquele gráfico da resposta em frequência dos alto falantes. Nos fóruns gringos eles comentaram que nessa configuração fica muito evidente os médios-agudos dos falantes, o que agora faz sentido.

Quando o circuito está em paralelo, o resultado é: H1(s) + H2(s), ou seja, somar ponto a ponto o gráfico da resposta em frequência, o que não evidencia mais os médios-agudos e deixa um som mais equilibrado.

Como minha caixa é fechada vou tentar colocar eles em série pra ver se melhora nas questões dos agudos que estou sentindo falta.

Abraços...
« Última modificação: 31 de Julho de 2016, as 10:30:50 por Electric Effects » Registrado
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #7 : 31 de Julho de 2016, as 17:36:59 »

O detalhe é que o outro tem uma resposta bem para os graves, então talvez ele acabava drenando menos potência e sobrecarregando o outro. Meu amplificador consegue fornecer mais que 50W se não me engano.

Um pequeno aparte.

Os modelos de falantes são diferentes entre si. Uns respondem sonoramente (mecanicamente) mais aos graves que os outros, o que dá a coloração característica do falante, como você bem disse, e está 100% correto.

Entretanto, embora sempre hajam diferenças na curva de impedância, eletricamente se os dois falantes tiverem a mesma impedância vão desenvolver a mesma potência, metade pra cada um em relação à potência do amplificador.

Os falantes normais de guitarra, especialmente se ligados em paralelo, estão recebendo um sinal full range do amplificador e desenvolverão mais ou menos a mesma potência, quase igual para ambos (as diferenças existem, mas são pequenas). Mesmo que sejam falantes bem diferentes (p. ex. um greenback em paralelo com um red coat), se forem de mesma impedância nominal a potência será distribuída quase por igual, então não tem como um "forçar" o outro.

Para haver distribuição desigual de potência, seria preciso usar um divisor de frequências, coisa que não se usa em amplificadores de guitarra porque tem um tipo só de falante. Numa caixa de PA ou residencial, aí sim, depois do divisor, teríamos menos potência para o tweeter/médios e mais para o woofer, porque o conteúdo musical é assim por natureza. Mas no caso de dois falantes ligados em paralelo, não faz sentido. Se está em paralelo, e forem da mesma impedância, é metade da potência pra cada um, noves fora pequenos desvios na curva de impedância.

Concordo com o Ramsay, então. Não deve ter sido porque um falante puxou mais potência do que o outro, devia ser mesmo um defeito de fabricação no Pedrone.
Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #8 : 01 de Agosto de 2016, as 12:21:34 »

Um altofalante não deixa de ser um indutor... Com um agravante, sua indutância (não confundam com impedância) muda conforme a frequência que lhe é fornecida. Logo em série vai fazer um "filtro" sem muito controle.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #9 : 01 de Agosto de 2016, as 16:22:41 »

Logo em série vai fazer um "filtro" sem muito controle.

Eu só não entendi o porquê do série não ter muito controle...

Vocês já viram a modelagem elétrica de um alto falante? Foi tão bem montado que a resposta em frequência é a mesma encontrada nos datasheets dos alto falantes.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2016, as 21:14:00 por Electric Effects » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal