Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:45:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dicas para compra de Osciloscópio  (Lida 11463 vezes)
BassMidTreb
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 10

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« : 24 de Agosto de 2016, as 21:19:09 »

Boa noite pessoal,

Andei pela busca mas não encontrei nenhum tópico recente relacionado a recomendações para compra de osciloscópios. A finalidade principal seria para audio. Os reviews que li falam bem dos Tektronix e um tópico aqui do forum (de 2013) sugeriu o tektronix TBS1062. O Tektronix Tbs1052b 50mhz também serviria? Você conhecem algum revendedor confiável? Qualquer direcionamento será bem-vindo. Obrigado!

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 25 de Agosto de 2016, as 08:26:22 »

Para usar com sinais de áudio, o digital de 50MHz também serve. Pode ser um osciloscópio analógico também, mesmo os de 20MHz são mais do que suficientes para qualquer medição em aplicações de áudio.
A vantagem dos digitais é que eles tem facilidades na medição (automática), podem fazer análises espectrais e guardar uma imagem do sinal.
Se quiser economizar e comprar usado, uma boa loja é a www.lcv.com.br   que vende usados revisados e calibrados.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
BassMidTreb
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 10

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #2 : 01 de Setembro de 2016, as 11:56:55 »

Obrigado pelas dicas Xformer! A loja que citou parece muito boa mas está devendo um pouco em opções de osciloscopios digitais. Vou seguir o seu conselho e buscar um digital com uma frequência mais baixa. Valeu Legal!
Registrado
Aeromodelista
Visitante
« Responder #3 : 10 de Abril de 2017, as 08:41:44 »

Pessoal bom dia! na falta de uma verba maior, vi que existem opções não sei se viáveis mas, por exemplo encontrei na internet analógicos 20Mhz de uma loja de são paulo a R$ 650/660,00 e vi digital chines no mercado livre por R$160,00.
Para uso didático qual dos dois seriam mais viáveis, já que não conheço o suficiente mas gostaria de começar.
Muito obrigado pela atenção.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 10 de Abril de 2017, as 09:56:59 »

Pessoal bom dia! na falta de uma verba maior, vi que existem opções não sei se viáveis mas, por exemplo encontrei na internet analógicos 20Mhz de uma loja de são paulo a R$ 650/660,00 e vi digital chines no mercado livre por R$160,00.
Para uso didático qual dos dois seriam mais viáveis, já que não conheço o suficiente mas gostaria de começar.
Muito obrigado pela atenção.

Esquece esse digital chinês de R$ 160,00, não serve pra quase nada.

Compre um osciloscópio analógico de 20MHz de dois canais que é de fácil aprendizado, serve pra quase tudo em áudio. Se for usado, veja apenas se tem as pontas de prova, se o traço está com brilho (e não fraco e sem foco) e se ele estabiliza a imagem (trigger funciona). Obviamente, tem que ter o manual de operação. Não compre se for muito antigo (>20 anos).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #5 : 10 de Abril de 2017, as 10:23:14 »

Não compre se for muito antigo (>20 anos).

Lamento discordar... os osciloscópios bons foram fabricados entre 1980 e 1995. Já mencionei as marcas; Hitachi, Leader, Kikusui, Trio-Kenwood, Iwatsu, Meguro, BK e, óbvio para quem pode, HP e Tektronix. Topward e GW também eram bons, bem como alguns Minipa e Icel. Fuja dos osciloscópios menos antigos, fabricados após 1995 de marcas obscuras como Mesco, Instrutherm, Minipa, Icel e outras, pois são osciloscópios chineses de péssima qualidade - painel plástico, sem serigrafia.

LABO, então, nem pensar...
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, as 10:30:11 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Aeromodelista
Visitante
« Responder #6 : 10 de Abril de 2017, as 11:10:44 »

Obrigado pessoal! Legal! Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 10 de Abril de 2017, as 11:57:07 »

Lamento discordar... os osciloscópios bons foram fabricados entre 1980 e 1995. Já mencionei as marcas; Hitachi, Leader, Kikusui, Trio-Kenwood, Iwatsu, Meguro, BK e, óbvio para quem pode, HP e Tektronix. Topward e GW também eram bons, bem como alguns Minipa e Icel. Fuja dos osciloscópios menos antigos, fabricados após 1995 de marcas obscuras como Mesco, Instrutherm, Minipa, Icel e outras, pois são osciloscópios chineses de péssima qualidade - painel plástico, sem serigrafia.

Dessas marcas, dessa época estar em boas condições, com manual e pontas e com a faixa de preços que ele disse que pode pagar, vai ser difícil.

Eu sempre quis um Tektronix 2236, vai achar um ...
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, as 12:00:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #8 : 10 de Abril de 2017, as 16:45:46 »

Manual : "nenhum" vem com manual. O proprietário vende o osciloscópio e fica com o manual. Peça o manual em pdf ao A.Sim, ou procure na internet.

Ponta de prova : quase nenhum osciloscópio usado vem com as ponteiras. E eu aposto que, se estiverem incluídas, estão "naquele" estado. Compre ponteiras novas.

Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 10 de Abril de 2017, as 19:16:48 »

Manual : "nenhum" vem com manual. O proprietário vende o osciloscópio e fica com o manual. Peça o manual em pdf ao A.Sim, ou procure na internet.

Ponta de prova : quase nenhum osciloscópio usado vem com as ponteiras. E eu aposto que, se estiverem incluídas, estão "naquele" estado. Compre ponteiras novas.

Pois é Alexandre, acho que esses itens se desintegram com o tempo ou são comidos no lanche da tarde.  Eu fico pesquisando anúncios de osciloscópios na internet e quase nenhum usado vem com esses itens.
Mas um dilema existe para mim, por isso a minha preocupação com o tempo. Mesmo para os equipamentos de marcas mais confiáveis que você citou, com a idade, não teriam problema com os capacitores eletrolíticos ? Contando que esses fabricantes usem componentes premium, mesmo com a idade esses componentes seriam mais confiáveis que os usados pelas marcas menos confiáveis mas mais novos ?

Dificilmente o anunciante mostra o osciloscópio ligado, ainda mais raro é ele mostrar o interior e o circuito.  Um dos poucos anúncios (de um Meguro) que é exceção é este:

http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/computadores-e-acessorios/osciloscopio-meguro-mo-1252a-25-mhz-250080030?xtmc=osciloscopio&xtnp=1&xtcr=8

Pode ver pela última foto do anúncio que alguns capacitores (senão todos) já foram trocados.
Bom, pra variar, esse vendedor não tem as pontas (ele usou fios pra ligar a entrada ao sinal de calibração - e um canal tá meio fora de esquadro) e manual.
Vejo alguns relatos na internet que mesmo os Tektronix tem que ter os capacitores trocados.

Eu e o kem estávamos quase comprando alguns desse mesmo modelo de um vendedor que tinha 4. Mas quando a gente lê no anúncio que o sujeito diz que não entende da operação e não sabe testar, é porque na verdade o equipamento está pifado e muito ruim (na verdade, sempre que alguém anunciar alguma coisa dizendo que não sabe ligar e testar, ou não tem a fonte ou a bateria, ou dá qualquer outra desculpa pra não saber se funciona, é PORQUE NÃO FUNCIONA e é fria comprá-lo).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #10 : 10 de Abril de 2017, as 20:06:44 »

Manual : "nenhum" vem com manual. O proprietário vende o osciloscópio e fica com o manual. Peça o manual em pdf ao A.Sim, ou procure na internet.

Ponta de prova : quase nenhum osciloscópio usado vem com as ponteiras. E eu aposto que, se estiverem incluídas, estão "naquele" estado. Compre ponteiras novas.

Pois é Alexandre, acho que esses itens se desintegram com o tempo ou são comidos no lanche da tarde.  Eu fico pesquisando anúncios de osciloscópios na internet e quase nenhum usado vem com esses itens.

Não vão vir. Melhor parar de procurar...

Mas um dilema existe para mim, por isso a minha preocupação com o tempo. Mesmo para os equipamentos de marcas mais confiáveis que você citou, com a idade, não teriam problema com os capacitores eletrolíticos ? Contando que esses fabricantes usem componentes premium, mesmo com a idade esses componentes seriam mais confiáveis que os usados pelas marcas menos confiáveis mas mais novos ?

Olha...surprisingly enough, apenas alguns capacitores mais críticos costumam necessitar troca. Exceção feita para algum eventual Philips azulzinho, especialmente made in Brazil. Eu costumo consertar esses osciloscópios veteranos ( velho é a vovozinha...) e dificilmente um eletrolítico precisa ser substituído. Se bem que, certa vez, peguei um onde o defeito era exatamente um dos filtros da fonte que secou...misteriosamente, pois os demais estavam OK e a fonte era 60 Hz.

Quanto a comprar osciloscópio usado e antigo, o conselho é sempre o mesmo : compre de alguém que possa dar alguma garantia, ou veja o aparelho ao vivo antes de fechar negócio, ou... pague preço de sucata. Pagar caro por algo que não se sabe se vai voltar a funcionar não é uma decisão sábia.

Esse Meguro está bonzinho... o atenuador de entrada parece estar com os trimmers descalibrados. É coisa pouca. Eu não tenho o diagrama na biblioteca, mas, na pior hipótese, por uns poucos reais a Meguro brasileira te vende os esquemáticos. Depois, a gente escaneia e põe na internet.
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, as 20:10:59 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #11 : 14 de Abril de 2017, as 19:32:24 »

Quem queria um osciloscópio bom e a preço razoável, com ponteiras ?

http://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/industria-comercio-e-agro/osciloscopio-20mhz-modelo-cos5020-marca-atp-hitek-usado-171343272?xtmc=osciloscopio&xtnp=3&xtcr=29

ATP/Hitek ? Que nada, KIKUSUI enrustido. Pode comprar que é bom.
« Última modificação: 15 de Abril de 2017, as 13:48:28 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Aeromodelista
Visitante
« Responder #12 : 15 de Abril de 2017, as 09:15:03 »

Só vi a mensagem agora, acabei comprando um Leader 20 Mhz com 6 meses de garantia e segundo a loja todo revisado de São Paulo.
Realmente este esta com preço mais em conta...
Muito obrigado.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #13 : 15 de Abril de 2017, as 13:49:12 »

Sim, com duas ponteiras, metade do valor é o preço delas. 150 pilas por um COS 5020 é uma pechincha. Como falei, preço de sucata.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 15 de Abril de 2017, as 21:38:42 »

E ele já subiu o preço... muita procura, talvez?
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal