Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:26:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Finalizado: Restauração de Contrabaixo Golden BL999 5c  (Lida 7401 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« : 26 de Agosto de 2016, as 00:12:58 »

Boa noite à todos. Depois de tanto tempo afastado do fórum, cá estou novamente.

Desempregado, e com tempo livre, decidi restaurar algumas coisas que tenho em casa, por exemplo, 2 pares de patins, máquinas "velhas", entre outras coisas. Após postar essas restaurações no Facebook, eis que, ontem, um amigo contrabaixista me enviou mensagem no Whatsapp com fotos de um contrabaixo, perguntando se eu conseguiria "restaurá-lo". Respondi que sim, porém não poderia afirmar se ficaria 100%, por não ter como saber o real estado de conservação do instrumento através de fotos.

E ele me disse em seguida: "Dê um jeito e arrume direito. O contrabaixo é seu". Eu fiquei até sem saber o que dizer depois disso. Agradeci muito e, hoje, no início da tarde, fui buscar o contrabaixo.

Bem... As fotos falam por si. Acredito que vocês perceberão o estado em que recebi o instrumento, e como ele está agora. Por enquanto apenas dei um "up" no visual dele (uma limpeza, melhor dizendo). Ainda preciso arrumar uma parte da escala que está descolando, colar o nut novamente, trocar os potenciômetros e a chave de comutação. Futuramente pretendo refazer toda a pintura, pois a original está bem desgastada e bastante riscada, talvez até trocar todo o hardware por um de melhor qualidade. Porém não sei se vale a pena investir tanto assim, pois, embora eu tenha gostado dele, vou utilizar apenas para estudar, não pretendo usar "profissionalmente" em show e/ou gravações.

Abaixo estão as fotos do "estrago"  Cheesy

http://i.imgur.com/iJ76JZv.jpg
http://i.imgur.com/fKeY7h2.jpg
http://i.imgur.com/7cFb0c7.jpg
http://i.imgur.com/6S5psqD.jpg

Álbum no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/diegocosta_cps/albums/72157673040297826

Vídeo (curto) no Instagram:
https://www.instagram.com/p/BJskZXdB6SB/
« Última modificação: 29 de Agosto de 2016, as 13:44:06 por Diego Bueno » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #1 : 26 de Agosto de 2016, as 12:24:53 »

Eu achei que o instrumento está muito bonito, parabéns, me parece um instrumento com potencial, como você pretende usa-lo somente para estudo eu faria o básico: ajeitar a parte elétrica, garantir que as tarraxas estejam em pleno funcionamento, braço reto, trastes alinhados e por um bom jogo de cordas.

Eu colocaria um circuito para ativar com 3 tone e volume, mas não é essencial.

Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #2 : 26 de Agosto de 2016, as 23:44:40 »

Obrigado, Eddie Grin

Então, de tudo o que você disse, ocorre o seguinte:

Timbre: "bom", até mesmo considerando que é um contrabaixo de entrada eu não esperava "muito" dele, mas me surpreendi positivamente.
Tarraxas: Funcionando perfeitamente, sem folgas e sem travamentos, apenas a parte estética estava ruim, mas já resolvi.
Parte elétrica: refiz hoje, mas está com um pouquinho de ruído (antes não estava), vou revisar, acredito ser aterramento.

Braço e trastes: bom, eis o "problema". A escala está descolando na altura do nut (acabei de colar, vou deixar prensado até amanhã). Mas, incrivelmente, o braço está reto. Sem cordas, e com tensor "solto", olhei a escala longitudinalmente, e não percebi nenhum tipo de "desnível" nos trastes. Verei se após a colagem da escala irá alterar algo, mas creio que se houver alteração será mínima.

As cordas ainda são as velhas, fervi com água e vinagre, depois finalizei com bucha de lavar louça + WD40, visualmente parecem "novas", e ainda estão com boa sonoridade, mas pretendo trocar semana que vem. Testei o contrabaixo hoje, antes de colar a escala, com cordas altas (ainda não regulei), mas com as oitavas reguladas e pouca ação do tensor (fiquei com medo de forçar demais, pelo fato da escala estar descolando), e o som me agradou muito, para estudar percebi que ele será uma ótima opção, salvo devidas limitações.

Assim que finalizar a colagem da escala e regulagem do tensor, farei algumas fotos  para mostrar de modo mais detalhado o "antes" e o "depois", e se possível gravo um vídeo para vocês sacarem o som dele  Grin Wink
« Última modificação: 29 de Agosto de 2016, as 13:50:31 por Diego Bueno » Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #3 : 29 de Agosto de 2016, as 13:49:38 »

Enfim, o contrabaixo está pronto.  Palmas Roqueiro

Ainda com as cordas velhas, mas já está limpo, com tensor e oitavas regulados, ação de cordas baixa, parte elétrica revisada e escala colada. Está confortável para tocar (dentro do possível), pra estudar está ótimo, mas se surgir algum trabalho que eu precise levá-lo ele dará conta do recado.

Fotos (Flickr) e vídeo (Instagram) atualizados no primeiro post  Grin
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 29 de Agosto de 2016, as 14:00:04 »

Parabéns, ficou muito bonito!

Só agora vi que ele tem tensor duplo, o que melhora bastante a estabilidade do braço.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2016, as 14:19:00 »

Isso ajudou bastante, Eddie, o braço ameaçou "torcer" por conta de um tensor estar mais tensionado que o outro, mas consegui resolver. Também achei estranho haver tensor duplo em um baixo dito "de entrada", pois já vi outras marcas/modelos que só tem tensor duplo em modelos de 6 cordas.
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #6 : 29 de Agosto de 2016, as 19:08:39 »

Ficou muito bom Diego, e um belo instrumento!
Parabéns pelo Baixão!
 Guitarrista
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #7 : 29 de Agosto de 2016, as 19:48:08 »

Parabéns Diego!
Estes baixos Golden não são ruins não, muito pelo contrário.
Eu tenho um desde 1994, que restaurei recentemente e postei aqui no fórum. Toda a ferragem e captação são originais e se boa qualidade. Inclusive usei profissionalmente por um bom tempo!
Tens um excelente instrumento na mão!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #8 : 29 de Agosto de 2016, as 23:39:03 »

Está como novo! Parabéns! E muito bom gosto na música de demonstração também
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #9 : 30 de Agosto de 2016, as 07:07:17 »

Parabéns brother Diego Bueno. Ficou bacana o trabalho. Eu gosto dos instrumentos da Golden. Especialmente os mais antigos.
Estou restaurando minha primeira guitarra, uma GOLDEN LES PAUL  do início dos anos 90 e que estava muito judiada. Modifiquei um pouco a aparência dela, mas espero que a restauração fique tão boa quanto a do seu baixo.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #10 : 30 de Agosto de 2016, as 11:16:44 »

Muito obrigado pelos comentários e pelo incentivo, amigos  Grin

Sendo sincero, lembro que Golden era bem popular há um bom tempo atrás, gostava muito das guitarras, mas em relação a contrabaixos de modo geral sou bem leigo, confesso que "não sei o que tenho em mãos".

Quando peguei-o cheguei a cogitar que ele já estava condenado, desanimei um pouco devido ao estado dele, como vocês puderam ver nas fotos, alguns "amigos" disseram pra eu desistir, me chamaram de lixeiro, que só pego equipamento porcaria e coisas velhas, e isso me desanimou mais ainda.

Mas me surpreendi com a sonoridade dele, ainda mais agora que está bem regulado e confortável pra tocar, eu levaria para algum trabalho tranquilamente, pois sei que ele dará conta do recado. Estou com 2 amplificadores de guitarra para montar, mas agora já penso em montar um para contrabaixo também ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

@Bossman: Essa música eu apanhei muito pra aprender na bateria, e por incrível que pareça, decorando a linha de Baixo facilitou pra sacar a bateria também. Usei ela pra demonstração por ser mais "complexa", mas que eu ainda consigo tocar (me pediram pra tocar RHCP, mas não tenho peito pra isso)  Cheesy

@Amperx: Também estou com uma Golden Les Paul aqui, é da minha noiva, estou trocando a ponte e itens estéticos (moldura do captador, pick-guard e etc). A pintura está boa, mas precisa de um pequeno polimento. Sucesso em sua restauração, e não se esqueça de nos mostrar depois  Grin

(Projeto da Les Paul da minha noiva: http://i.imgur.com/OSC0KH5.jpg)

Mais uma vez, agradeço á todos pelos comentários  Grin
« Última modificação: 30 de Agosto de 2016, as 11:20:33 por Diego Bueno » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal