Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 14:24:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Defeito by pass GDI 21  (Lida 5945 vezes)
frotaitalo
Visitante
« : 11 de Maio de 2016, as 19:05:05 »

Boa noite galera, estou com um GDI 21 que não desliga o efeito. Quando peguei ele refiz a solda dos transistores do by pass e funcionou por cerca de 30 segundos e depois voltou a não desligar, se colocasse a fonte no pedal ele depois de um tempo ligava sozinho, e depois pode tirar a fonte e colocar de novo que já ligava e não desligava. Resolvi trocar os transistores, funcionou mas logo em seguida voltou o problema, então refiz a solda testei por 10 segundos e tirei a fonte, deixando sem ela por 1 dia, agora liguei o pedal na fonte e o by pass estava funcionando, mas logo depois de 30 segundos ele ligou sozinho e não desliga mais, só voltando a funcionar quando refaz a solda. De cara já julgamos que é solda fria, mas vamos aos fatos, se ele ficou um dia desligado e funcionou normal no momento que coloquei a fonte já não pode ser a solda, pois deu tempo dela perder contato. Alguém pode me ajudar?
« Última modificação: 11 de Maio de 2016, as 20:54:11 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 11 de Maio de 2016, as 20:58:25 »

Isso não é solda fria. É algum componente (tipicamente semicondutor: transistor, diodo, ci) que esquenta e fica com mau funcionamento. Normalmente se usa um spray congelante aplicado em um componente por vez pra descobrir qual é o que tem defeito.  Ou algum capacitor que se carrega e não se descarrega quando a chave é acionada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
frotaitalo
Visitante
« Responder #2 : 11 de Maio de 2016, as 21:13:37 »

Tem algum método caseiro para descobrir isso?
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 12 de Maio de 2016, as 23:46:00 »

Pelo que li na net, este pedal é muito comum de dar defeito na chave de acionamento (footswitch), desta forma ele fica acionando sozinho.

É comum este tipo de switch apresentar uma resistência interna após algum tempo, e funcionar de forma errática.  Provavelmente dê para medir uma resistência interna da chave; quando deveria ser infinita, quando não acionada.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #4 : 13 de Maio de 2016, as 21:14:03 »

Citar
É comum este tipo de switch apresentar uma resistência interna após algum tempo, e funcionar de forma errática.  Provavelmente dê para medir uma resistência interna da chave; quando deveria ser infinita, quando não acionada.

Vou ter que discordar, porque o switch do GDI 21 é momentâneo, tipo botão de campainha, o qual, pela simplicidade do contato, raramente dá defeito.
Por isso, eu concordo com o Xformer no sentido de que o defeito deva ser de algum componente do circuito e não da chave em si.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 13 de Maio de 2016, as 23:01:05 »

"Vou ter que discordar, porque o switch do GDI 21 é momentâneo, tipo botão de campainha, o qual, pela simplicidade do contato, raramente dá defeito."



Independente de qual seja o defeito que esteja no pedal do frotaitalo ; essas chaves usadas nestes pedais da Behringer, com chaves momentâneas, são mais comuns de apresentarem defeitos do que se imagina.

Mesmo não trabalhando especificamente com pedais, é muito comum, aparecer os guitarristas das igrejas locais com os pedais de efeito, ou pedais de acionamento de amplificadores ou pedaleiras da Behringer.

Os pedais de acionamento, acontece mais ainda de acionarem sozinhos; é só trocar essas chaves, para resolver. 

Estes mesmo tipos de chaves causam problemas diversos:  Por exemplo, em TV's causam funções trocadas (você aperta volume, troca de canal e vice versa).

Obs: A foto acima foi retirada do Blog: http://patchconf.blogspot.com.br/

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 14 de Maio de 2016, as 01:44:39 »

Alfredo, eu entendo o seu ponto de vista, mas, é difícil de acreditar que num switch momentâneo em que a corrente comutada a um toque no botão é mínima dê defeito.
Mas, o link que você postou esclarece tudo.
http://patchconf.blogspot.com.br/

Isso deve ser um problema físico causado por falta de qualidade na confecção da chave comutadora, cujos contatos, com o passar do tempo perdem o alinhamento e deixam de dar continuidade.

De toda forma, te agradeço muito por esclarecer.



Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 14 de Maio de 2016, as 10:10:10 »

Ramsay, não é ponto de vista; é constatação na prática do dia a dia.  Como já disse antes, é muito comum de acontecer este problema nestas chaves.

Normalmente quem trabalha com manutenção de TV's, DVD's e afins, sabe bem do que estou tentando explicar.

Para você entender melhor, basta abrir uma delas para entender como  funciona.  Normalmente ela é formada por um pino central de latão e uma chapinha de metal retangular e convexa (que não é de latão).

Então o que ocorre é que estas chaves não foram projetadas para receber tanta pressão como as "pisadas" (são para receber breves toques com os dedos), e como as pisadas são bem mais vigorosas, com o tempo, deforma a chapinha convexa, que passa a ser plana, provocando o curto entre as duas partes (este é um dos problemas nestas chaves), e o outro é que o pino de latão oxida (e esta camada de oxidação) provoca uma resistência entre as duas partes, chegando em alguns casos  a ser quase infinita (neste caso provocando o outro defeito da chave que é não acionar nunca).

Esta explicação toda, foi para exemplificar, que não é um ponto de vista, mas uma constatação.

E como disse antes, não que dizer com isto, que seja este o defeito do pedal acima.

E não é a corrente que circula pela chave que provoca o defeito dela, e sim o excesso de pressão exercido pelas pisadas, junto com o atrito de metais com características diferentes.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #8 : 14 de Maio de 2016, as 16:43:03 »

Essas chavinhas são uma pequena bomba mesmo,  já troquei varias de pedaleiras da Digitech e meu DD100 da Behringer começou a chavear intermitentemente, tambem por causa da chave táctil.
em Tvs normalmente elas fazem uma bagunça, não sei se por causa da posição (a maioria na vertical) ou vibrações do aparelho, elas tentem a acionamentos aleatórios.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #9 : 14 de Maio de 2016, as 21:33:17 »

Aproveitando o ensejo:
- É possível trocar essas chaves por 3pdt?
Tenho um também que de vez em quando dá esse mau contato.
« Última modificação: 14 de Maio de 2016, as 22:57:33 por xformer » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #10 : 14 de Maio de 2016, as 22:06:09 »

tem, mas ai você teria que estudar o circuito para desligar o chaveamento eletronico (creio que fazendo um jumper entre drain e source dos FETS seja o suficiente) e fazer o true bypass normalmente, dessoldando os jacks da entrada do circuito.

edit: mas tambem existem push button do tipo "heavy duty", igual as chaves DPDT/3pdt, de pisar.
« Última modificação: 14 de Maio de 2016, as 22:08:09 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 15 de Maio de 2016, as 21:31:24 »

Retire a chave, teste o efeito curto-circuitando os contatos diretamente na placa.  Se tudo ficar estável, ponha uma nova chave e seja feliz.  Se o defeito persistir, vai ter um pouco mais de trabalho pela frente.
Registrado

frotaitalo
Visitante
« Responder #12 : 21 de Agosto de 2016, as 11:20:44 »

Desculpa pela demora a responder galera, mas o problema estava nos capacitores perto do by pass, troquei e ficou 100% haha
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal