Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 08:39:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como saber se seus falantes estão distorcendo?  (Lida 8445 vezes)
V_amp
Visitante
« : 28 de Julho de 2010, as 19:49:05 »

Ola Galera.
Como ja escrevi em alguns tópicos,montei um ampli 80/100W com 6l6GC.
To usando dois falantes Eminence Legend V128 de 12" (120W cada) (ligados em paralelo), em caixa de fundo aberto.

http://eminence.com/guitar_speaker_detail.asp?model=LEGENDV128&speaker_size=12&SUB_CAT_ID=4

O lance é que eu tenho dúvidas se eu estou saturando de pré, ou se os falantes estão distorcendo. Porque a saturação ta ocorrendo cedo demais (com uns 25-30% do volume).
Claro depende da guita. Com single coil da pra aumentar mais o volume.

Da pra distinguir se a distorção vem do ampli  ou o falante não está dando conta?
Qual a dica?
Só olhando a movimentação dos falantes por exemplo?

Eu to achando que tá faltando falante! A transição entre algo tipo over drive e clean é meio feiosa. Não parece somente aquela esquentada no som. E os falante já se movimentam num curso de 1 ou 2 mm (mais ou menos).

Obrigado
FAB





Mensagem Mesclada
É, acho que só mesmo comparando com outras caixas!
« Última modificação: 30 de Julho de 2010, as 15:49:28 por V_amp » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 08 de Agosto de 2010, as 20:58:36 »

Eu acho difícil serem seus falantes, já que cada um suporta 120W e a saída máxima do amp é de 100w, o máximo de potência em cada um seria de 50W.

Pra conseguir alguma saturação neles, eu chuto que precisaria de pelo menos uns 80W em cada um.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Jupterra
Visitante
« Responder #2 : 28 de Agosto de 2010, as 21:33:25 »

V_amp.
Seus falantes ligados em //paralelo// com 120 Watts cada, está perfeito e tem sobra.
Pergunto:
A saida do ampli pede falantes com quantos ohms?
Sua configuração atende essa exigência?

No caso afirmativo, existe algo "não encaixando" em teu ampli.
Confira os valores dos pot's e até a possibilidade das valvulas estarem "cansadas".

Revisão é a palavra certa.

Boa sorte.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 28 de Agosto de 2010, as 22:21:52 »

Olá V_Amp

Há uma saída honrosa para saber quem é o culpado. Vamos dizer que seus falantes estejam ligados na saída de 8R. O amplificador não sabe a diferença entre os falantes e um resitor! Então você deve ligar os falantes em paralelo com um resistor de 8R2 e ligar o conjunto em série com um resistor de 3R9. Isso vai cortar a potência que chega nos falantes em 75%, mantendo a potência drenada do amplificador. Se a distorção continuar no mesmo ponto, a culpa é do amplificador. Se você conseguir aumentar o volume mais, então o culpado é o falante.

Note que você vai ouvir tudo bem mais baixo, mas o timbre não deve mudar. Também vai precisar prestar atenção na potência dos resistores. O de 3R9 precisa ser para uns 50W e o de 8R2 para uns 30W.

Espero que tenha sido claro o bastante.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 29 de Agosto de 2010, as 13:07:58 »

OFF

O nivel dos "iniciantes" tem subido hein! Bem vindo Eduardo e já deu pra sacar que de iniciante vc não tem nada! Abração
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
maioli
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2010, as 14:29:26 »

Vc relatou algo que certamente faz muita diferença. Experimente fechar a traseira da caixa e vais ver os graves subindo e os alto-falantes pulando menos.

Segundo. Se o ampli é estilo fender, a distorção é no botão de volume mesmo, ou seja - no começo da escala, ele é limpo, e depois vai ficando sujo.

Terceiro, um teste adicional ao proposto pelo Eduardo, para ajudar no diagnóstico. Experimente ligar um capacitor despolarizado de pelo menos 2,2 uF em série com o conjunto de falantes. Ele vai cortar completamente os graves e isso vai ajudar a confirmar se vc está com uma carga de subgraves que não está sendo manejada pela caixa open back.

 CLARO, o diagnóstico ideal: testar em outra caixa.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 29 de Agosto de 2010, as 15:48:06 »

Olá Bossman

Obrigado! Eu já tomei muito choque, queimei vários dedos e fritei muita coisa! Graças a Deus venho fazendo menos bobagens com o passar dos anos!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 29 de Agosto de 2010, as 20:49:49 »

V_amp

A melhor coisa seria você usar um osciloscópio. Assim, você sabe corretamente quem está distorcendo.

Na falta de um, use um seguidor de sinais. Na falta deste, você pode "criar" um usando um amplificador de guitarra, fio blindado, um jack, capacitor, uma garra jacaré e uma ponta de prova, como mostra a figura (geofex):



Começando pela entrada, siga o sinal até que ele distorça. Você vai encontrar o culpado sem sombra de dúvidas.

Mas eu aposto no maioli. Se for uma cópia de algum fender, o controle de ganho já coloca o amp no "8" quando posicionado no "1". Dai para frente, é só alegria.

A sugestão do Eduardo é bastante interessante, mas usando falantes de boa potência é bem difícil eles distorcerem cedo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal