Projeto Amplificador de fone pra guitarra

Started by Jorge Lopes, 28 de July de 2010, as 20:59:49

Previous topic - Next topic

Jorge R

Guest
Vocês acham realmente necessário o drive nesse amp? Quem quiser algum efeito, qualquer um, poderá usar um pedal antes.

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Estou pegando o bonde andando, não vi circuito com FET, mas, mesmo assim, quero defender o seu uso, devido à qualidade valvulada da distorção gerada por eles (os FETs).  A polarização não é tão difícil, bastando regular um trimpot para 1/2 da alimentação no dreno (geralmente, 4,5 volts).

Quote from: hgamal on 24 de August de 2010, as 19:04:16

por favor coloque suas sugestões no circuito. Pensei realmente em utilizar um tl084 para implementar a sugestão feita acima juntamente com o mixer.

Eu vou ver se sobra um tempo por aqui para brincar um pouco com o Eagle.  Estou estudando para uma prova nas horas vagas (que não são muitas...)  

Quote from: Chris on 24 de August de 2010, as 19:18:16
Hgamal
não seria melhor o simulador após o tonestack?

Vale a pena montar o circuito em estágios separados, e experimentar as posições, nesse caso, ou chavear a mesma, caso os dois timbres fiquem interessantes (mais recursos).

Quote from: Jorge R on 24 de August de 2010, as 19:52:39
Vocês acham realmente necessário o drive nesse amp? Quem quiser algum efeito, qualquer um, poderá usar um pedal antes.

Acho que a ideia é ter um circuito mais portátil, que se possa usar sem problemas de muitos cabos, daí a necessidade de se colocar uma distorção embutida.

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Chris on 24 de August de 2010, as 19:18:16
Hgamal
não seria melhor o simulador após o tonestack?

desculpe se estou me entrometendo.

Claro que não! Temos que escolher uma posição... qual será a melhor... acho que vamos ter que experimentar!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com
como a sensibilidade o lm386 é bastante alta,,, pode-se fazer um mixer passivo usando apenas potenciometros e talves um resistor e capacitor para acoplamento, isso polparia muito espaço na placa
o que voces acham?

Adiel

DIY Freak
Quote from: Scorpion on 24 de August de 2010, as 20:03:37
como a sensibilidade o lm386 é bastante alta,,, pode-se fazer um mixer passivo usando apenas potenciometros e talves um resistor e capacitor para acoplamento, isso polparia muito espaço na placa
o que voces acham?

Eu colocaria também um transistor seguidor de emissor (ganho unitário) para não haver perda de timbre por causa da baixa impedância de entrada do 386.

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
O que o scorpion falou ai é muito pertinente. Temos que ter muito cuidado quanto ao tamanho da placa, afinal estamos falando em um equipamento portátil (pelo menos por enquanto).

mais opiniões sobre manter ou não o drive?
Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil

Cogumelo

Guest
Eu defendo a idéia do drive, acho que seria mais interessante.

Adiel

DIY Freak
Eu sou a favor do drive também, desde que possa ser desligado, também, para se ter o som puro.

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
É, no projeto original tem a chave para ligar  e desligar o drive.

alguma de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) ja teve experiencia com algum drive de montagem parecida com essa ai pra dar uma idéia de como ele soaria?

Jorge

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
fiz um layout para o simulador
espero que tenha alguma utilidade!
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

Adiel

DIY Freak
Quote from: jlrmoc on 25 de August de 2010, as 00:03:47

alguma de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) ja teve experiencia com algum drive de montagem parecida com essa ai pra dar uma idéia de como ele soaria?

Jorge

Aí é que está a graça da coisa, é igual a ter um filho sem fazer um ultra-som para saber o sexo...    :D :D

Jorge R

Guest
Quote from: Adiel on 24 de August de 2010, as 23:37:15
Eu sou a favor do drive também, desde que possa ser desligado, também, para se ter o som puro.

Isso seria bom!

Quote from: jlrmoc on 25 de August de 2010, as 00:03:47

Acho que a chave no projeto citado é só para dar mais brilho (bright).

Adiel

DIY Freak
Se o projeto original é o que Hgamal postou, ele não tem opção de desligar o drive, só de dosá-lo.  A chave é de corte de agudos, mesmo, antes do amplificador final, apenas.

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
O arquivo original ta lá no primeiro post, com umas informações e tal...mas é basicamente a mesma coisa que o hgamal postou ai.

Quanto ao drive, eu entendi as propostas de manutenção e concordo, como disseram acima, desde que possa ser desligado.

Jorge

Adiel

DIY Freak
Foi mal...   

De acordo com o texto do artigo, a distorção somente começa a acontecer, e de modo suave, quando se eleva bastante o ganho, chegando até um timbre para Heavy Metal.  Nesse caso, torna-se desnecessária a chave para se desativar a clipagem, muito embora ainda ache que seja útil.  Seria interessante montar o circuito e ver como ele se comporta na prática.