Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 20:48:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Simples ABY Box usando DPDTs  (Lida 3299 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« : 07 de Janeiro de 2017, as 22:27:56 »

Eu tenho dois primos, irmãos, que ambos tocam juntos numa banda - um é baterista, o outro é baixista/guitarrista. O que é baixista queria poder usar um pedal oitavador para tirar sons como os da banda Royal Blood, onde o baixista usa um oitavador para tirar sons de guitarra. Para tanto, ele usa um pedal com duas saídas, que separa o sinal limpo do baixo e o sinal "oitavado".

Meu primo quer obter o mesmo efeito, mas usando um pedal mais simples que não tem a saída dupla. Para isso, ele precisaria de um ABY Box, que vai dar a opção de separar o seu contrabaixo em duas saídas, uma delas indo direto para o amplificador do baixo, a outra indo pelo oitavador para o amplificador de guitarra.

Então, eu desenhei o seguinte circuito para esse ABY Box:



A idéia é que, quando se está em modo A/B, o lado Verde dos LEDs bicolor é usado pra indicar qual lado está ativo. Quando em modo A+B, o lado Vermelho dos LEDs bicolor é usado, ambos ficando acesos.
Opcionalmente, pode-se também remover o chaveamento do resistor, e deixar ele sempre ligado à chave A/B (só precisa mudar o jumper entre as chaves pra ir direto ao terminal do resistor).
Dessa forma, o LED do lado que está sendo usado no modo A/B ficará Laranjado em modo A+B!

Então é isso por enquanto, pessoal. Eu estarei montando esse pedal junto com meu primo, pois ele quer aprender eletrônica, e acredito que este projeto é bem adequado como uma forma de mostrar os básicos de soldagem, e como seguir um esquema de ligações, então será uma ferramenta de duplo propósito para ele.

Postarei mais sobre o processo de montagem quando chegarmos a ele. Até mais!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 09 de Janeiro de 2017, as 05:59:19 »

Obrigado por compartilhar, bem interessante!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #2 : 21 de Janeiro de 2017, as 02:18:31 »

Uma atualização do esquema de ligação, feito pra bater com a montagem do pedal real (e facilitar sua montagem pelo meu primo):



Usamos LEDs comuns ao invés da ideia inicial de usar LEDs bicolor, e pra manter o brilho dos LEDs balanceado, cada um tem seu resistor, representado pela linha preta no catodo de cada um deles - seus valores sendo selecionado por teste, pelo montador (para nós, resistores de 1k funcionaram perfeitamente).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal