Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:04:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: FOSTEX 450 16 canais - Alguém conhece?  (Lida 16547 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« : 03 de Outubro de 2016, as 02:24:21 »

Olá. Ganhei um mixer de gravação modelo Fostex 450 de 16 canais. É um equipamento antigo, creio que da década de 80, mas muito interessante. Vejam algumas fotos:

[/URL][/URL]
[/URL]

Ela está funcionando bem (na verdade, há 3 canais que estão com "humm" quando o fader é levado ao máximo, mas ainda que não os use ainda retam outros 13. Eu já fiz uma limpeza interna de pots e jacks com limpa-contatos. Estava bem limpo, e aparentava nunca ter sido aberto antes.
Minhas dúvidas são básicas: 1) nos dias atuais, ainda vale a pena usar um equipamento vintage com esse para gravação multipistas, ou é saudosismo além da conta  Cheesy ? 2) Seria possível conectar a saída dele (RCA) ao computador, por meio de um cabo 2-RCA/USB de modo a usar o Cubase? Para usar em PA ele seria eficiente? (OBS: estou acabando a montagem de meu homestudio dentro de 3 dias e pretendia usá-lo). Consegui um manual dele e estou tentando entender o funcionamento.

Um abraço.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #1 : 03 de Outubro de 2016, as 12:09:30 »

Olá Sergiodam, as fotos não apareceram, acredito que os links estejam quebrados!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 03 de Outubro de 2016, as 12:17:58 »

Olá Sergiodam, as fotos não apareceram, acredito que os links estejam quebrados!

Pra mim, aparecem normalmente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #3 : 03 de Outubro de 2016, as 12:27:40 »

Olá Sergiodam, as fotos não apareceram, acredito que os links estejam quebrados!
Sad Aqui estão normais... Não sei como resolver. Posso te passar por email, se me enviar o endereço por MP.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #4 : 03 de Outubro de 2016, as 13:16:07 »

Olá Sergiodam,
Eu pesquisei o modelo na internet e pelo que vi, (caso seja o mesmo modelo da sua mesa) ela pode sim ser utilizada para gravação multipistas, desde que você tenha uma interface multipistas.
Utilizando o cabo 2 RCA/USB, conseguirias no máximo 2 canais (L e R).
A qualidade vai depender da sua placa de áudio. A maioria das placas internas de notebooks consegue gravar em qualidade muito boa, mas não permitem a gravação sem atraso, no caso de utilizar uma trilha base para gravar os outros instrumentos. Dá para editar depois, mas é bastante trabalhoso se for gravar muitos instrumentos.
O bom seria uma interface que tivesse uma taxa de amostragem de pelo menos 96kHz e uma faixa de frequência entre 20Hz e 22kHz em 24 bits para obter algo próximo a áudio de alta fidelidade. Muitas dos modelos mais básicos possuem estas características, é só procurar!
Aí, a quantidade de canais fica a seu critério (ou de seu bolso, hehe)!
Boa sorte no Home Studio!!!!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #5 : 03 de Outubro de 2016, as 13:53:13 »

Utilizando o cabo 2 RCA/USB, conseguirias no máximo 2 canais (L e R).
A qualidade vai depender da sua placa de áudio. A maioria das placas internas de notebooks consegue gravar em qualidade muito boa, mas não permitem a gravação sem atraso, no caso de utilizar uma trilha base para gravar os outros instrumentos. Dá para editar depois, mas é bastante trabalhoso se for gravar muitos instrumentos.
O bom seria uma interface que tivesse uma taxa de amostragem de pelo menos 96kHz e uma faixa de frequência entre 20Hz e 22kHz em 24 bits para obter algo próximo a áudio de alta fidelidade. Muitas dos modelos mais básicos possuem estas características, é só procurar!
Aí, a quantidade de canais fica a seu critério (ou de seu bolso, hehe)!
Boa sorte no Home Studio!!!!

Obrigado, rodlburigo.
O velho problema do bolso (e da latência)!!!  Cheesy  Mas qualidade tem mesmo o seu preço, né?
Eu não conhecia esse mixer, até recebê-lo. Por isso minhas dúvidas. Mas sou meio fascinado pelos analógicos  Tongue , daí que estou fazendo um esforço para incluí-lo no homestudio, embora ele seja gigante e pesado... Quando eu o abri para limpeza fiquei admirando a construção e qualidade da montagem e componentes... Depois que a obra do isolamento acabar vou começar a brincar com ele. Quem sabe nos damos bem...  Cool
Valeu.
Registrado
bicinh
Visitante
« Responder #6 : 28 de Outubro de 2016, as 15:19:12 »

Velho!! que diamante bruto!!
sou muito fã desses mixes antigos. A algum tempo produzo algumas coisas em meu homestudio e sem dúvidas, este tipo de equipamento é o que te da aquele "caldo" nas gravações. Usei por muito tempo uma mesa bem antiga também da ROSS de 16 canais, infelizmente tive que me desfazer da mesma e me arrependo até hoje.

Nas fotos não fica muito claro se este seu mixer possui as "Direct Out's" pra fazer a extração do sinal separadamente por canal. Caso não tenha, ainda é possível gravar multipista extraindo o sinal pelo INSERT ou até mesmo pelo uso do BUS. Procure uma interface que caiba no seu bolso e boas gravações!
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #7 : 28 de Outubro de 2016, as 19:49:32 »

Velho!! que diamante bruto!!
sou muito fã desses mixes antigos. A algum tempo produzo algumas coisas em meu homestudio e sem dúvidas, este tipo de equipamento é o que te da aquele "caldo" nas gravações. Usei por muito tempo uma mesa bem antiga também da ROSS de 16 canais, infelizmente tive que me desfazer da mesma e me arrependo até hoje.

Nas fotos não fica muito claro se este seu mixer possui as "Direct Out's" pra fazer a extração do sinal separadamente por canal. Caso não tenha, ainda é possível gravar multipista extraindo o sinal pelo INSERT ou até mesmo pelo uso do BUS. Procure uma interface que caiba no seu bolso e boas gravações!

Oi, Bicinh
Na metade inferior direita da última foto repare a existência de um par de jacks para cada canal, logo acima dos phantom powers. O da esquerda é Direct Out e o da direita é Tape In.
Já consegui uma interface Roland Edirol de 24bits x 96khz e um microfone condensador. Agora só falta "tirar a carteira" e aprender a produção...  Cheesy
   

Registrado
bicinh
Visitante
« Responder #8 : 29 de Outubro de 2016, as 19:29:22 »


Oi, Bicinh
Na metade inferior direita da última foto repare a existência de um par de jacks para cada canal, logo acima dos phantom powers. O da esquerda é Direct Out e o da direita é Tape In.
Já consegui uma interface Roland Edirol de 24bits x 96khz e um microfone condensador. Agora só falta "tirar a carteira" e aprender a produção...  Cheesy
   


Te indico a já aprender fazendo da moda antiga, mixando analógico e aproveitando e usando as facilidades do digital... O som vem MUITO fácil!!
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #9 : 30 de Outubro de 2016, as 01:39:14 »


Oi, Bicinh
Na metade inferior direita da última foto repare a existência de um par de jacks para cada canal, logo acima dos phantom powers. O da esquerda é Direct Out e o da direita é Tape In.
Já consegui uma interface Roland Edirol de 24bits x 96khz e um microfone condensador. Agora só falta "tirar a carteira" e aprender a produção...  Cheesy
   


Te indico a já aprender fazendo da moda antiga, mixando analógico e aproveitando e usando as facilidades do digital... O som vem MUITO fácil!!

Vc recomenda algum material para leitura?
Registrado
bicinh
Visitante
« Responder #10 : 30 de Outubro de 2016, as 18:24:18 »


Oi, Bicinh
Na metade inferior direita da última foto repare a existência de um par de jacks para cada canal, logo acima dos phantom powers. O da esquerda é Direct Out e o da direita é Tape In.
Já consegui uma interface Roland Edirol de 24bits x 96khz e um microfone condensador. Agora só falta "tirar a carteira" e aprender a produção...  Cheesy
   


Te indico a já aprender fazendo da moda antiga, mixando analógico e aproveitando e usando as facilidades do digital... O som vem MUITO fácil!!

você recomenda algum material para leitura?



Claro! Além de livros e apostilas hoje também temos alguns canais no youtube que são incríveis fonte de informações.. Pesquise os vídeos do Lisciel Franco, o cara é fera e trabalha muito nessa praia do analógico e digitais juntos.. (além de ser um handmaker de primeira). Para leitura, aconselho a começar por uma apostila do Paulo Anhaia, chamada "Mix in the Box". Tem tudo bem explicadinho e é ótimo pra começar.. A apostila você acha gratuitamente no site dele pauloanhaia.com.br
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #11 : 31 de Outubro de 2016, as 00:19:22 »

Valeu!  Smiley  vamos aos estudos! 
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #12 : 31 de Outubro de 2016, as 09:53:15 »

Sergiodam,

Mandei um material inbox.
É uma apostila de um curso universitário de música.
Não posso disponibilizar, porque não consegui contato com o autor para disponibilizar.
Quem quiser, é só chamar inbox.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #13 : 31 de Outubro de 2016, as 10:07:13 »

Opa! Valeu, rodlburigo. Obrigado. Vou ler. 
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal