Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção

(1/40) > >>

Matec:
Olá

Aqui no Brasil, uma empresa que corresponderia, em relevância, à Fender nos EUA, é sem dúvida a Giannini. Desde a década de 50 e principalmente nas décadas de 60 e 70, foi ela quem mais lançou produtos aqui no país. Tanto instrumentos musicais , como também amplificadores, valvulados e transistorizados, pedais de efeito, caixas acústicas e uma grande gama de acessórios para músicos em geral. Fabrica desde instrumentos e equipamentos para principiantes, até equipamentos profissionais, em geral de média qualidade, no entanto nesse universo sempre se encontram algumas linhas de qualidade surpreendente.

No entanto, essa, assim como muitas empresas que atuam no ramo da equipamentos musicais/eletrônica, escondem informações básicas sobre seus produtos. Parece uma regra que fornecer as características técnicas de um produto é um tabu que não pode ser desfeito. O que é uma pena. No site da própria fábrica não existem informações sobre seus equipamentos. Os antigos então, não há suporte nenhum. O que é uma pena.
Os valvulados produzidos por eles à décadas, são produtos de ótima qualidade. Os melhores já produzidos no Brasil, tirando somente produtos feitos por técnicos hábeis que se limitam à uma produção quase totalmente artesanal.

Em termos de amplificadores, eu vejo aqui, e em vários fóruns por aí, é muita falta de informação. As pessoas, não sabendo como consertar de modo correto os seus amplificadores, via de regra, modificam os equipamentos adquiridos como sucata, tentando reutilizar os componentes. Só que fazem isso sem critério, e o que conseguem é um produto com qualidade pior que a original.

Outra coisa é a falta de memória, muito se despreza esses aparelhos por pura falta de informação. No entanto eram muito bem construídos. Duvido que daqui à 50 anos os amplificadores chineses que vemos hoje estejam funcionando, como os nossos cinquentões ainda funcionam hoje.

Todos os equipamentos dessa classe precisam de manutenção esporádica, seja Giannini, Marshall ou Fender. A DIFERENÇA é que sem saber como fazer uma boa, simples e barata manutenção, nossos velhos amplis vão desaparecendo rapidamente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu estou aqui tentando juntar algumas informações importantes, em termos de manutenção, para quem queira fazer seu amplificador trabalhar corretamente, com o máximo de desempenho que se possa esperar deles.

Felizmente aqui no Handmades, as mensagens podem ser alteradas à qualquer tempo, de modo que o tópico pode ser corrigido caso as informações já postadas não estejam corretas.

Minhas primeiras informações, são aquelas básicas para se consertar ou modificar um valvulado. Uma tabela mostrando quais transformadores são utilizados em cada modelo e as especificações desses componentes. Vejam que não há ainda uma especificação técnica 100% garantida (talvez nunca exista essa informação  ??? ) . As medições serão feitas com a ajuda de quem tem os equipamentos e podem haver algumas diferenças. No entanto na média teremos números confiáveis. Já valores muito discrepantes deverão ser ignorados apesar de continuarem a constar nos nossos dados.

Essa tabela foi montada em cima dos esquemas “oficiais” da Giannini, também foi utilizado o grupo de 3 catálogos da Willkason. Também utilizei medições minhas e de colegas desse e de outros fóruns para preencher alguns dados. Mesmo não sendo números exatos eu diria que não estão “fora da curva”. Mas sempre serão bem-vindas novas contribuições, seja de quem for e de onde for, desde que sejam medições realizadas com o equipamento presente, de modo que possam ser repetidas e conferidas.

P.S. Mesmo estando na sétima versão da tabela, ainda faltam dados consistentes para que seja uma tabela definitiva.
Não há dados oficiais, o que significa que os valores de tensões são obtidos por leitura direta, por mim e várias outras pessoas. Porém por mais cuidadosas que sejam as medições, não consegui chegar à um valor exato. Então reafirmo que esses são valores aproximados, (com tolerâncias de até 10vAC para mais ou para menos, no caso dos secundários de alta tensão). As medidas mostradas são relativas ás tensões em 110vAC, e em alguns casos foram corrigidas para esse valor, (que seria o valor projetado em fábrica)


Veja a tabela. Ela poderá ser melhorada à qualquer hora.




Link direto para imagem com melhor resolução:https://postimg.cc/QVMQkjTG
Link para baixar a tabela em PDF https://drive.google.com/file/d/1mGnAXfT3lvV8YDymwFqx_GGLzkdsZi9d/view?usp=sharing
Última atualização 26/04/2022

Aguardo que quem tenha seu Giannini funcionando perfeitamente bem, meça todas as tensões possíveis e poste aqui agora. Nunca se sabe se esses dados poderão ser úteis a você mesmo daqui à um tempo.

Detalhes sobre a tabela:

A coluna “HT +B1 (Max) V” Se refere á uma possível tensão no pólo positivo do primeiro capacitor do HT  sem a presença de nenhuma válvula no circuito. É um valor de referência que pode ter grandes variações devido à também variada tensão das tomadas brasileiras. Outro fator que conta é que os transformadores de força fabricados  para as tensões de entrada de 110-220v.

Sempre que medir as tensões de seu valvulado, meça junto a tensão AC da tomada de energia para que o as diferenças possam ser minimizadas ou compensadas.

Sempre que for fazer medições em um valvulado tenha extremo cuidado! Tensões altíssimas, em alguns modelos, com mais de 800v!!!


_______________________________________________________________________________________________________________
Esquemas Giannini                                                                                                                                     Esquemas Giannini                                                                                                                                 Esquemas Giannini             Aqui um link para os esquemas corrigidos dos Gianninis. Apesar do empenho, sempre aparecem mais alguns erros que tem que ser corrigidos.

https://drive.google.com/file/d/158sPHZkcWBNcDg9irLtYzpQqs6C9RR_E/view?usp=sharing

Última atualização em 25/10/2023
_______________________________________________________________________________________________________________[/color

Abs  :tup

rodlburigo:
Grande contribuição Matec!  :tup
Merece uma rodada!  [beer]

Antonio de Campos Junior:
Matec,

Veja se ajuda:
http://www.4shared.com/office/p--qWDeRba/giannini_esquemas_de_amps.html

hauf:
Bela iniciativa! Parabéns!
Realmente a falta de informações, vira e mexe nos  deixa de mãos quase que atadas,  não fossem os fóruns(como nosso handmades), e blogues, onde a informação surge, estaríamos a mercê da má fé/vontade de alguns fabricantes.

MARFU:
Dúvida.

Sabendo que praticamente todos ( senão todos mesmo) utilizam 6L6 na saída pushpull, porque esta diferença nos valores de Zprim. ???

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte