Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 07:05:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ligação de jack p10 e outras dúvidas  (Lida 4550 vezes)
pklaudat
Visitante
« : 25 de Novembro de 2016, as 09:53:30 »

Bom dia pessoal,
Estou iniciando meus projetos nesse universo handmade e gostaria de sanar algumas dúvidas com vocês se possível. Estou montando o MXR microamp e tenho as seguintes dúvidas:
- como fazer a ligação no in e out da placa usando esses jacks : http://musicamais.com.br/media/catalog/product/cache/1/thumbnail/460x440/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/n/e/neutrik_nmj6hcd2.jpg
pretendo usar stereo na entrada e mono na saída. correto?

- Qual espessura do fio é mais plausível usar?
- Devo usar resistores de filme metálico ou carbono? 1/4 W?
- Como fazem o aterramento?
- Para testes de ligação dos pedais na protoboard posso usar uma fonte comum regulável de bancada que tem 800mA?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 25 de Novembro de 2016, as 10:12:30 »

Enumerei suas perguntas, fica mais fácil responder.

1 - como fazer a ligação no in e out da placa usando esses jacks
pretendo usar stereo na entrada e mono na saída. correto?
2 - Qual espessura do fio é mais plausível usar?
3 - Devo usar resistores de filme metálico ou carbono? 1/4 W?
4 - Como fazem o aterramento?
5 - Para testes de ligação dos pedais na protoboard posso usar uma fonte comum regulável de bancada que tem 800mA?

1 - eu particularmente não uso esse tipo de jack, então vou deixar para outra pessoa responder. Mas a questão do stereo e mono é que você precisa de um jack stereo para desconectar a bateria ao retirar os cabos do pedal. Se vai ser na entrada ou saída, isso é com você. E se você pretende usar somente fonte, pode usar dois mono sem problemas.

2 - não existe uma espessura correta. Ele só não pode ser muito fino para não ser muito frágil, nem muito grosso para não caber nos furos da sua placa. Eu uso um fio que tem espessura externa de cerca de 2 mm. Tem gente que gosta de usar aqueles fios rígidos de telefone.

3 - pode usar o mais barato que encontrar. 1/4 W é muito mais que o suficiente.

4 - essa pergunta é bastante importante. Conecte todos os pontos de terra entre si, tomando cuidado em evitar um loop de terra. O que seria isso? Imagine o seguinte: você conecta todos os terra do seu circuito, inclusive os dos dois jacks (vamos supor que eles são de metal). Quando você coloca o circuito em uma caixa de metal, o contato entre um jack e a caixa aterra a caixa. Então a caixa aterrada vai conectar o outro jack ao terra. Porém, ele já está conectado ao terra por um fio. Isso cria duas conexões ao terra nesse jack, uma através da caixa e outra através do fio. Isso é um loop de terra. Pode causar ruídos indesejados. Se atente a isso, todos os pontos ligados ao terra devem ser ligados apenas por um fio (ou por contato direto com a caixa).

5 - sim, sem problemas.
Registrado
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #2 : 25 de Novembro de 2016, as 15:32:47 »

pergunta 1 -
 terra nos terminais proximo ao conector de entrada do jack

in ou out no que encaixaria a ponta do cabo. ( na outra extremidade)
Não recomendo esse tipo de jack para iniciante por causa do aterramento como ja foi dito, além dele ocupar muito mais espaço na montagem.
ele é usado preferencialmente em montagens onboard com layouts bem mais elaborados.

Aqui uma imagem que ilustra melhor o que tentamos explicar

http://www.4shared.com/photo/Lpwrntz-ba/wiring.html?

Sucesso man! Legal!
Registrado
pklaudat
Visitante
« Responder #3 : 25 de Novembro de 2016, as 16:15:35 »

Muito obrigado! em breve estarei compartilhando os resultados com vocês!
Registrado
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #4 : 25 de Novembro de 2016, as 17:46:35 »

 Legal!
Show! estamos na torcida! Vamo comemorar suas montagens!
 
Registrado
pklaudat
Visitante
« Responder #5 : 24 de Dezembro de 2016, as 10:42:36 »

Galera, resolvi fazer um novo layout pro MXR, segue ai o esquemático e o layout pra placa, gostaria de saber o que vocês acharam, se teria algo errado também. Fiquei um pouco em dúvida quanto a parte da alimentação do pedal, se ta ok.
http://www.4shared.com/photo/KL-en1zBba/mxrlayout.html
http://www.4shared.com/photo/n-zauVi9ce/mxrschematic.html

Usei um TL072 como CI, ainda não montei, porque como a placa ficou pequena, pensei em fazer com tinta fotossensível(que ainda não comprei) , pra ficar melhor as trilhas. Aí como meu ferro não tem me dado bons resultados com a transferência, acabei não montando.
Registrado
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #6 : 24 de Dezembro de 2016, as 23:06:05 »

Assistindo as aulas do Picafio né man!?  Grin
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal