Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:36:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: fabricando sua própria tinta fotossensivel  (Lida 8716 vezes)
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« : 30 de Novembro de 2016, as 22:59:45 »

 Paz galera,a algum tempo tenho tentado fazer minha própria tinta fotossensível mas não alcancei 100% de qualidade por falte de matérias,,,sempre tentando com tinta para silk screen,, Bom vejamos: as tintas especiais do mercado tem um pega mais nas placa de cobre ,são mais densas e as de tinta de silk são mais ralas e o seu poder de colar no cobre é   fraco......A ideia é::::::
     ( nitrato de ferro,ácido oxalico,cianeto de ferro) que são utilizados para fabricação de tinta fotossensivel  todos em pó ,usar Etílico Glicól como diluente,e cola em pó (para parede) resina ,aqui eu uso pigmento para resina epoxi
     A dificuldade nesses materiais é o Cianeto de Potássio que é proibido por ser muito perigoso para saúde...o resto é mais acessível,,,,,não tenho certeza mais será que o diazo  é a base de potássio?se sim podemos usar o Ácido +o nitrato de ferro+ diazo comprado em lojas de serigrafia por R$3,50...
    Não cheguei a fazer essa receita para ver o resultado (qualidade) aqui na minha cidade não vende nem veneno pra pernilongo...Peço a ajuda de vocês nessa descoberto continental,,vamos trocar ideias para juntos chegar num resultado satisfatório....
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, as 06:55:39 por xformer » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 01 de Dezembro de 2016, as 09:56:23 »

A menos que seja para efeito de conhecimento; será que o custo final irá valer a pena?

As várias resinas próprias para circuito impresso vendidas no mercado, estão ficando com preços cada vez mais razoáveis.
Registrado

Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #2 : 01 de Dezembro de 2016, as 10:09:36 »

olha até no momento vale e muito ,,no YouTube tem uma receita para fabricação de tinta ,,,são usados menos de 1 grama de componentes pra fazer quase meio litro de tinta...Vi no mercado livre  nitrato de ferro por 12 reais, diazo 3,50,,cola 10reais,pigmento 8 reais,...com isso você faz mais de um 1kilo de tinta fotossensivel,,,
 Ah pouco tempo comprei uma tinta para fabricação de pcb ,,paguei + - 30 reais mais 18 de frete por 40 grama,sem conta que pode-se fazer mascara de solda e tinta pra legenda,,,
Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #3 : 01 de Dezembro de 2016, as 12:46:05 »

Citar
Cianeto de Potássio que é proibido por ser muito perigoso para saúde

Amigão sai fora dessa, fabricação de tintas especiais não é para amador, eu sou químico e digo que cianeto de potássio pode te matar até em pequenas quantidades, ação extremamente rápida dificultando o socorro. O radical CN (cianeto) é tão venenoso que era usado na forma de ácido nas câmaras de gás na segunda guerra. Quando você combina NaCN com um ácido ele se transforma em HCN ,que é um gás, se respirar já era, por isso que é proibido a venda, existem várias maneiras de se envenenar com ele.
Registrado
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2016, as 13:27:11 »

verdade ,é tão feio a coisa que não acha pra compra,,,,mas tira uma duvida : o Cianeto esta composto no sensibilizante Diazo?
Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #5 : 01 de Dezembro de 2016, as 20:08:13 »

Citar
verdade ,é tão feio a coisa que não acha pra compra,,,,mas tira uma duvida : o Cianeto esta composto no sensibilizante Diazo?


Composição:

Polymethylene Para Diazo 71550-45-3
Diphenylamine
Sodium Chloride 7647-14-5
Sodium Sulfate 7757-82-6
Sodium Phosphate 7558-80-7

O cianeto geralmente é usado para reaçôes intermediárias, as amidas e aminas possuem base nitrogenada assim como o cianeto, aminas e amidas formam a base de uma infinidade de polímeros para fabricação de tintas e vernizes.

http://www.genesistintas.com.br/downloads/produtos/emulsoes/SensibilizanteDiazo_E5015_FISPQ.pdf



Uma opção boa é filme fotosensível é barato,
e fácil de usar, eu recomendo.

https://pt.aliexpress.com/item/Photosensitive-dry-film-instead-of-thermal-transfer-production-PCB-board-photosensitive-film-qo-meters/707934441.html?spm=2114.13010608.0.0.m8dszc

comprei desse vendedor!
Registrado
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #6 : 01 de Dezembro de 2016, as 22:21:10 »

mas e a laminadora é só com ela que aplica o dry filme  ou tem outra forma?


-----
_, Rapaz estamos falando de coisa perigosa e acaba de aparecer aqui em minha casa uma Râ amarela ,perigosíssima ,altamente venenosa podendo matar até 100 homens ,,, liguei para os bombeiros e ele disseram ( mata ela ai)_
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, as 22:24:29 por Tas pedais » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 02 de Dezembro de 2016, as 07:42:17 »

...acaba de aparecer aqui em minha casa uma Râ amarela ,perigosíssima ,altamente venenosa podendo matar até 100 homens...

Não mata.   primeiro passa as flechas nela!  Quem sabe com alguma pesquisa não se desenvolve algum polímero condutor!

Abraços
Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #8 : 02 de Dezembro de 2016, as 15:01:49 »

Citar
mas e a laminadora é só com ela que aplica o dry filme  ou tem outra forma?

Eu uso uma folha sulfite e ferro de passar, faço dois fotolitos com transparência para impressão laser e sobreponho. Para expor uso uma lâmpada negra de 25w dentro de uma caixa, lavo a placa com barrilha e uma esponja para revelar, boto para corroer e depois de corroído lavo com soda caustica e enxáguo. Tem alguns vídeos bons no youtube. Os tempos dependem de fatores empíricos que você só vai saber testando. Barrilha uma colher de cha para 100ml, soda caustica uma colher de sopa para 500ml, isso é no zoiômetro pois nunca parei para pesar. Use barrilha leve, é um pó bem fino, você deve achar em casas de material para limpeza e piscina. Não armazene a solução de soda em recipiente de vidro dê preferência a embalagens de álcool vazia que são resistentes, a soda reage com o silício do vidro comum.

Barrilha dentre outras coisas é usada para diluir cocaína, não se espante se tiver que fazer um cadastro para comprar, me refiro a barrilha é claro! Cheesy

Olhando no aliexpress vi que há filmes mais baratos do que eu comprei. Existe um filme próprio para mascara, mas, ainda não encontrei com preço accessível.
Registrado
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #9 : 02 de Dezembro de 2016, as 16:16:49 »

 Eu mesmo não tenho problema em fabrica minhas placas,faço por transferência térmica e estou acabando minha CNC ,,,,só que eu amo fazer ,desenvolver ,criar ....No caso da tinta realmente é muito perigoso o Cianeto,só que aqui em casa tem um monte de coisa perigosa,Ex: tenho aqui em casa um veneno muito forte  que só vende no mercado negro e eu conheci 2 pessoa que já morreram com ele, resinas a solvente,que se cheira por 2 segundos você desmaia ,,,então quando eu criei  o tópico foi pra tentar desenvolver a tinta ,mesmo sabendo que é barata,,,só que se eu conseguir, o prazer será grande.
    Amo a palavra [conhecimento]
   o problema do interior é o frete, e a dúvida que eu tinha era se o Cianeto esta incluindo no Diazo,,,mas VAMO QUE VAMO
 Agradeço
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #10 : 02 de Dezembro de 2016, as 23:18:48 »

Galera, eu chego a ter calafrios ao ouvir a palavra "Cianeto", não é implicância, é uma substancia muito toxica, alguns miligramas são suficientes para matar e um pouco de acidez transforma o cianeto em gás... e é aí que a m&#)@ ganha preço
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal