Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:22:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini Fuzz Bertola - Som limpo em ligação direta  (Lida 8571 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #15 : 24 de Janeiro de 2019, as 12:37:36 »

Falei sobre o BC517 pelo fato de ser um darlinton, e como a montagem mostrada está com um só transistor.  Dificilmente vai conseguir o mesmo ganho com um transistor NPN comum.  Veja que as outras opções são com 2 transistores para conseguir a configuração darlinton.

Esse circuito não necessita de um transistor específico não. Qualquer NPN funciona. Já fiz com BC108, BC547, BC548, BC549, 2N2222, 2N3904, 2N4401, 2N5088, 2N5089...

Verdade, ontem a noite, só de brincadeira, montei rapidamente o Mini Fuzz na protoboard  com o BC517 e depois troquei pelo BC546.  O efeito sobre uma senóide visto no osciloscópio é igual para ambos transistores.

É difícil não conseguir fazer funcionar um circuito tão simples e com tão poucos componentes.  Talvez o transistor BC517 do nosso amigo esteja ruim.

Igual???

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 24 de Janeiro de 2019, as 14:34:34 »


Componentes e protoboard usados. O capacitor maior é o de 220nF x 400V e o menor é de 470nF x 50V.  Os dois transistores BC517 e BC546 (ganho de 279). No lugar do potenciômetro de 100k uso um resistor de 100k.


Montagem vista de cima.


Montagem com valores e em perspectiva.


Montagem com o BC517.


Montagem com o BC546.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2019, as 14:37:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #17 : 24 de Janeiro de 2019, as 17:58:34 »

Desculpa ser chato e ficar parecendo um velho ranzinza, mas não têm como o hfe do BC517 ser 279, a menos que ele seja falso.  É só dar uma olhada no dasheet de qualquer fabricante e constatar o que estou falando.

E neste caso (BC517 falso) estaria explicado o fato do circuito está se comportando como um amplificador limpo.

Por curiosidade, peguei um BC517 dos que tenho na gaveta para verificar o ganho.  Como a bateria do multímetro estava baixa, quando coloquei para medir ele foi subindo gradativamente, e quando passou de 1500 deu sobre-escala.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 24 de Janeiro de 2019, as 18:05:20 »

Eu não disse que o ganho do BC517 era 279. Esse ganho é só do BC546.
O ganho do BC517 pela datasheet é mais do que 30000 e o meu multímetro não mede (fora de range), por isso eu não coloquei o ganho dele.

====================

Fiz um circuitinho agora pra saber o beta do BC517.  Injetei uma corrente de base de 1uA e consegui 42mA de corrente de coletor.  Isso dá um beta de 42000.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2019, as 19:06:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #19 : 24 de Janeiro de 2019, as 21:42:04 »

Falei sobre o BC517 pelo fato de ser um darlinton, e como a montagem mostrada está com um só transistor.  Dificilmente vai conseguir o mesmo ganho com um transistor NPN comum.  Veja que as outras opções são com 2 transistores para conseguir a configuração darlinton.

Mas ele funciona com um transistor NPN comum! E distorce bem! Não vai soar nada próximo do limpo por ter um transistor de hfe baixo. Aqui tem uns samples dele:
http://home-wrecker.com/salvo.html#bazzfuss (não é o Bazz Fuss v3, mas sim o primeiro)

Antes que alguém comente que se tratam de circuitos diferentes, eu vou comentar o que sempre comentei sobre esse circuito: ele se chama Bazz Fuss, desenvolvido por um cara "das antigas" no mundo dos pedais conhecido como Hemmo (está relatado no documento do Mini Fuzz). Isso foi lá na época da internet discada, a página original dele era hospedada no Algelfire (os mais velhos vão lembrar). Aqui o circuito original:

Note o transistor: 2N3904. Funciona com qualquer NPN. Eu mesmo testei diversos deles. O meu primeiro pedal eu segui exatamente esse circuito. Exatamente mesmo, pois nem saber código de cores de resistores eu sabia, quanto mais substituir o transistor por outro.

Já vi comentários "ah mas não é o mesmo circuito, o Bertola modificou para usar um darlington e soou melhor". Não! O próprio Hemmo sugeriu um darlington na primeira revisão do circuito:


Também já vi "ah mas os capacitores tiveram valores alterados para soar melhor". Ééé...
http://home-wrecker.com/bazz.html
Note que a primeira imagem data de 2002. No rodapé, a data de 2004 indica a última edição desse artigo. Eu acompanhei enquanto estava em desenvolvimento, pois meu primeiro circuito eu montei em 2002.

A realidade é essa: é um circuito simples, amplamente testado com tudo o que vocês possam imaginar, e ele funciona com praticamente qualquer componentes que a pessoa tenha em mãos. Ele foi feito para ser assim, quem conhece o trabalho publicado pelo Hemmo sabe que ele tinha a proposta de ser "lo-fi", barulhento e usando o que estiver disponível. Tem como soar melhor? Sim, tem. Mas se a pessoa tiver dois capacitores quaisquer, um diodo qualquer, um NPN qualquer e um resistor com valor entre 10K e 100K, o circuito vai funcionar e vai distorcer. Não testei outros resistores além de 10K e 100K, mas as notas do segundo esquema dizem que ele funciona com 3V, então funcionará com resistores maiores que 100K em 9V.

Sobre a montagem do colega ter som limpo, a "culpa" provavelmente é do velho erro na montagem feita pelo colega, e que todos nós ocasionalmente cometemos. Siga as excelentes fotos postadas pelo xformer e comente o resultado.

Ps1: não estou desmerecendo o Bertola. Foi um ótimo trabalho o dele em popularizar esse circuito no Brasil. Mas acredito que os devidos créditos devem ser dados ao autor do circuito.

Ps2: fora do tópico, mas... xformer, lindo osciloscópio! Quero um! Cheesy
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2019, as 21:45:20 por marcao_cfh » Registrado
raasch_g
Visitante
« Responder #20 : 24 de Janeiro de 2019, as 21:50:07 »



Funcionou! Troquei o transistor, e montei dessa forma q você me passou! Muito obrigado! Agora é passar pra plaquinha e soldar!
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2019, as 01:21:38 por raasch_g » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #21 : 24 de Janeiro de 2019, as 22:39:19 »

Parabéns.

 Legal!
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2019, as 16:25:21 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 25 de Janeiro de 2019, as 09:37:41 »

Ps2: fora do tópico, mas... xformer, lindo osciloscópio! Quero um! Cheesy

Eu usei o GBDSO (Gameboy Digital Sampling Oscilloscope) porque era um jeito de tirar a foto com o circuito e a forma de sinal tudo junto.  O GBDSO é uma plaquinha de osciloscópio em forma de cartucho do videogame que foi comercializada no ano de 2000 pela revista Elektor. Eles vendiam a plaquinha montada, ou só a plaquinha limpa e a EPROM com o firmware. Mas pra montar é muito componente SMD minúsculo, então comprei já montada (não sei se ainda comercializam).  Ele tem dois canais e tem amostragem de 1 milhão de amostras por segundo, o que permite ver sinais de até uns 100kHz.  Pra áudio é suficiente e ainda tem recurso de FFT.  A plaquinha serve no Gameboy Clássico, Gameboy Color e no Gameboy Advance.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2019, as 19:13:20 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #23 : 25 de Janeiro de 2019, as 12:09:26 »

Parece estar esgotado mesmo Cry
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #24 : 25 de Janeiro de 2019, as 15:52:26 »

Eu usei o GBDSO (Gameboy Digital Storage Oscilloscope) porque era um jeito de tirar a foto com o circuito e a forma de sinal tudo junto.  O GBDSO é uma plaquinha de osciloscópio em forma de cartucho do videogame que foi comercializada no ano de 2000 pela revista Elektor. Eles vendiam a plaquinha montada, ou só a plaquinha limpa e a EPROM com o firmware. Mas pra montar é muito componente SMD minúsculo, então comprei já montada (não sei se ainda comercializam).  Ele tem dois canais e tem amostragem de 1 milhão de amostras por segundo, o que permite ver sinais de até uns 100kHz.  Pra áudio é suficiente e ainda tem recurso de FFT.  A plaquinha serve no Gameboy Clássico, Gameboy Color e no Gameboy Advance.

Isso foi meu osciloscópio por anos, guardo com o maior carinho. Tive que fazer um acordo com a dona do Game Boy, mas consegui!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal