Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 21:20:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ressuscitando uma Westone Monark X5 (rara demais!)  (Lida 6350 vezes)
bicinh
Visitante
« : 05 de Janeiro de 2017, as 07:37:06 »

Amigos, por acaso, essa "menina" caiu em minhas mãos. Inicialmente fiquei assustado e curioso pois nunca havia ouvido falar dessa guitarra e muito menos achava informações na internet. Achei alguns sites com informações de modelos desta marca e consegui juntar algumas informações sobre a minha. A guitarra é de fabricação Japonesa e no seu plate, está datada de 1986 (mais velha do que eu mesmo, até). Ela foi fabricada na lendária fábrica matsumoku, que fabricava as antigas Aria Pro e as primeiras Epiphone's.

Deixarei algumas fotos de como eu peguei ela, e de acordo com a restauração, vou atualizando o tópico.

Fotos do Google
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Minha guitarra
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Infelizmente, pude constar que os captadores originais foram substituídos por um jogo de EMG Select e que o "slot" da chave seletora foi adulterado para caber uma chave comum de strato, tendo em vista que esta guitarra possui 3 captadores e usa chaves "tipo lespaul". Porém, se tratando de uma guitarra de 30 anos, já era de se esperar que ela estivesse um pouco "fuçada".

Caso algum amigo aqui do fórum conheça esse instrumento ou tenha noção de seu valor e etc, eu agradeceria muito se me desse um pouco mais de luz.

Obrigado! até logo.

Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #1 : 05 de Janeiro de 2017, as 12:22:02 »

Olá Bicinh
Realmente é um belo instrumento. 
Após restaurada, deverá ficar mais interessante ainda!
Valor?  É apenas um detalhe, pois você tem uma raridade nas mãos.  (Eu não venderia, hehehe)
Cuide bem dela!
Abraços
 Guitarrista
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #2 : 05 de Janeiro de 2017, as 14:40:37 »

Eu restauraria, com direito a retornar a chave de três posições tipo les paul, utilizando aquela moldura (rhythm /treble) para tapar os rasgos que foram feitos. Para solucionar a questão do captador central, usaria um potenciômetro push-pull no volume inserindo esse captador em série com o outros quando o potenciometro for acionado.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bicinh
Visitante
« Responder #3 : 05 de Janeiro de 2017, as 14:49:58 »

Olá Bicinh
Realmente é um belo instrumento. 
Após restaurada, deverá ficar mais interessante ainda!
Valor?  É apenas um detalhe, pois você tem uma raridade nas mãos.  (Eu não venderia, hehehe)
Cuide bem dela!
Abraços
 Guitarrista

Sem dúvidas é uma raridade! Já virou o "xodó" da casa. Não abrirei a mão nem tão cedo.


Eu restauraria, com direito a retornar a chave de três posições tipo les paul, utilizando aquela moldura (rhythm /treble) para tapar os rasgos que foram feitos. Para solucionar a questão do captador central, usaria um potenciômetro push-pull no volume inserindo esse captador em série com o outros quando o potenciometro for acionado.


Fala Doug! Minha intenção é exatamente essa, em relação a moldura chave. Graças a internet, hoje é mais fácil achar a chave de LP para três captadores. Em relação ao PushPull, os três potênciometros já são pushpull, por causa dos captadores originais. Um para splitar o captador da ponte, um para também splitar o captador do meio (que é um single stack) e o último para ajuste de fase do captador da ponte. Como infelizmente eu não tenho os pickups originais (coisa que me deixou meio chateado), ainda estou muito em dúvida se tento deixar o mais perto do original ou se faço a parte elétrica da forma que geralmente uso mesmo.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 06 de Janeiro de 2017, as 09:44:49 »

Se você for repintar a menina, melhor fazer pequenos enxertos de madeira no local da chave e retorna-la ao estado realmente original.

O que é que deveria ir naquele "buraco" da escala, perto do nut?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
bicinh
Visitante
« Responder #5 : 06 de Janeiro de 2017, as 09:49:52 »

Se você for repintar a menina, melhor fazer pequenos enxertos de madeira no local da chave e retorna-la ao estado realmente original.

O que é que deveria ir naquele "buraco" da escala, perto do nut?
Fala!!
Estou pensando se vou pintar ou não. Primeiro irei fazer um polimento pra ver como fica, se não ficar satisfatório vou correr atrás da pintura.
E naquele espaço é o próprio NUT! Ao contrário das travas de floyd rose tradicionais, esta tem a trava separada do NUT.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 06 de Janeiro de 2017, as 20:18:15 »

É uma bela guitarra, sem dúvida, e o formato do corpo foge aos padrões!!
Mas, tanto os trastes, quanto a ponte tremolo parecem estar bem detonados.
Se a guitarra fosse minha a primeira coisa que eu faria seria a troca dos trastes, depois eu veria se a ponte tem jeito, e só aí eu pensaria ou não em pintura.
Mas, isso fica a seu critério.
Te desejo boa sorte na restauração!!
Registrado
bicinh
Visitante
« Responder #7 : 16 de Janeiro de 2017, as 12:04:16 »

É uma bela guitarra, sem dúvida, e o formato do corpo foge aos padrões!!
Mas, tanto os trastes, quanto a ponte tremolo parecem estar bem detonados.
Se a guitarra fosse minha a primeira coisa que eu faria seria a troca dos trastes, depois eu veria se a ponte tem jeito, e só aí eu pensaria ou não em pintura.
Mas, isso fica a seu critério.
Te desejo boa sorte na restauração!!


Fala!!
os trastes e a ponte estavam apenas sujos! a ponte, após a uma limpeza ficou ok e os trastes tive de fazer uma mini retífica. Tive de levar a guitarra a um luthier para ele fabricar uma peça  que faltava na trava das cordas e aproveitar para fazer um nut de osso. Espero estar com a guitarra funcionando até o fim dessa semana e então, tentar conseguir a captação original dela para concluir a restauração.
Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #8 : 16 de Janeiro de 2017, as 18:05:22 »

Bela guitarra bicinh. Vale a pena você procurar restaurá-la ao original, afinal, ela já é uma guitarra que foge aos padrões. Se conseguir deixá-la o mais original possível, será um instrumento bem valorizado, apesar de concordar com Antonio de Campos Junior... E com relação aos captadores, dependendo do resultado da restauração, vale a pena conversar com o pessoal da Malagoli, ou mesmo com o Sergio Rosar. Eles são muito acessíveis, e talvez o preço seja compatível com o seu bolso (apesar desses tempos de recessão Sad).
Vá lá! Restaure essa guita logo e poste foto pra gente se deliciar.
Também estou terminando uma restauração de uma guita... é uma Golden de estimação, fabricada no final da decada de 80, e não vejo a hora de terminá-la.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2017, as 18:07:17 por AMPERX » Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #9 : 17 de Janeiro de 2017, as 11:00:19 »

ela nao e corpo solido?
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal