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Autor Tópico: JCM800 modelo 4211 queima fusível ao ligar o standby  (Lida 7814 vezes)
Ramsay
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« Responder #15 : 20 de Janeiro de 2017, as 20:08:04 »

Vonkronberg, você viu de fato o capacitor C4 explodir ou está supondo que explodiu??
Pergunto isso porque não tem como C4 explodir, uma vez que C3 já barra toda a voltagem DC que chegaria em C4 e mesmo que C3 estivesse em curto, eu acho pouco provável um capacitor de cerâmica explodir.
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Vonkronberg
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« Responder #16 : 23 de Janeiro de 2017, as 21:27:56 »

Pessoal, realizando mais testes segue uma atualização:

Verificando cada ponto de solda, cada pino de válvula, notei que tinha uma "perninha" de fio dando curto entre os pinos 5 e 6 de V3 (estranho, pois o amplificador estava funcionando antes de eu abrir ele).
Após tirar esse fio dando curto continuei com a dica do xformer para trocar os soquetes das válvulas do power (ùnica modificação foi que instalei o resistor de 1 Ohm do pino 8 e 1 para o ground). Voltei as válvulas que estavam nele e funcionou saindo som normalmente porém por apenas uns 30 segundos, depois disso ele fez um estalo e percebi que queimou o fusível HT (Todos os pinos dos soquetes estavam com a medição correta).

Antes disso, uns 2 meses atrás esse amplificador queimou/trincou 2 válvulas do power no mesmo dia, a pessoa trocou por 2 antigas e nem regulou o Bias.

Agora não tenho outro fusível do HT para continuar os testes ainda hoje. Percebi também que o amplificador recomenda os 2 fusíveis slow blow porém o de energia AC está com fusível 4A fast blow. E no HT onde deveria ser 1A slow blow o fusivel era 0,4A slow blow.  
Amanhã vou trocar o fusível, medir todos os pinos do soquetes novamente e colocar um jogo novo de válvulas do power.

Mais alguma dica de algo que eu possa estar deixando pra trás?
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, as 21:38:03 por Vonkronberg » Registrado
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« Responder #17 : 23 de Janeiro de 2017, as 22:11:22 »

Boa noite, acredito que a primeira coisa a ser feita é trocar os fusíveis pelos recomendados,depois checar se as válvulas do power estão boas,verificar se os capacitores da fonte estão bons ,ver se há trilhas rompidas ou se soltando, principalmente na fonte...
Mas aparentemente existe mais de um problema, eu desconfiaria das válvulas e alguma solda solta ou trilha rompida.
Procure verificar se não tem nenhuma válvula especialmente as de poweer em curto, veja se o soquete está bem limpo e o contato esta bem apertado.
Boa sorte!
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« Responder #18 : 24 de Janeiro de 2017, as 16:50:22 »

Pessoal, atualizando mais uma vez:

Coloquei os fusíveis conforme recomendado e comecei a medir os pinos das válvulas do pré. A unica medição alterada que eu encontrei até agora foi do pino 5 logo após os resistores de 5.6k a tensão de bias está entre -16v e -26v onde deveria estar algo entre -30v -40v.
Essa voltagem acredito estar deixando o bias muito quente, talvez até foi isso que queimou 2 valvulas do pré anteriormente.

Alguma sugestão?

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« Responder #19 : 24 de Janeiro de 2017, as 17:08:20 »

Pessoal, atualizando mais uma vez:

Coloquei os fusíveis conforme recomendado e comecei a medir os pinos das válvulas do pré. A unica medição alterada que eu encontrei até agora foi do pino 5 logo após os resistores de 5.6k a tensão de bias está entre -16v e -26v onde deveria estar algo entre -30v -40v.
Essa voltagem acredito estar deixando o bias muito quente, talvez até foi isso que queimou 2 valvulas do pré anteriormente.

Alguma sugestão?

Tire as válvulas de potência (saída) e ajuste o trimpot (ou potenciômetro) RV1 de 22k, para que no ponto de junção de R52 (220k), R53 (220k) e C35 (10uF)  tenha os -40V (ou menos, ou seja mais negativa).  Essa tensão deve ser a mesma para os pinos 5 das válvulas (meça ainda sem as válvulas). Assim evita de fritar as válvulas ao ligá-las depois. Em seguida, com as válvulas, ligue o amplificador e recheque as tensões. Se aumentou (ficar menos negativa) tente reajustar a tensão naquele ponto dos três componentes citados.  Se não conseguir, desligue e vamos reanalisar o caso.
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« Responder #20 : 24 de Janeiro de 2017, as 17:25:05 »


Tire as válvulas de potência (saída) e ajuste o trimpot (ou potenciômetro) RV1 de 22k, para que no ponto de junção de R52 (220k), R53 (220k) e C35 (10uF)  tenha os -40V (ou menos, ou seja mais negativa).  Essa tensão deve ser a mesma para os pinos 5 das válvulas (meça ainda sem as válvulas). Assim evita de fritar as válvulas ao ligá-las depois. Em seguida, com as válvulas, ligue o amplificador e recheque as tensões. Se aumentou (ficar menos negativa) tente reajustar a tensão naquele ponto dos três componentes citados.  Se não conseguir, desligue e vamos reanalisar o caso.

xformer,

Acabei de fazer conforme você orientou, porém o mais negativo que consegui chegar foi com -35 com o RV1 no máximo. Acontece que no pino 5 de todas válvulas a voltagem chega em -28.
Como a voltagem está diferente nem voltei  a colocar as válvulas de sáida.

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« Responder #21 : 24 de Janeiro de 2017, as 17:36:33 »

Eu não sei o modelo e marca do seu multímetro, mas se for dos baratinhos, ele vai medir errado essa tensão de bias. Por exemplo, a tensão na junção dos resistores de 220k e o capacitor de 10uF deveria ser igual (ou bem próxima) à tensão nos pinos 5 (grades) pois o circuito estaria aberto e portanto com mesmo potencial.  Mas ao colocar o voltímetro (multímetro) pra medir ali, se a resistência de entrada dele não for bem alta, vai alterar a tensão medida. 

Se você estiver com um multímetro bom, com resistência de entrada de 10Mohms (o mais comum), então tem coisa errada nesse circuito de bias das grades.

Se -35V é o mínimo (mais negativo possível), tente ligar assim e veja o comportamento do amplificador. Eu não descobri quais são as válvulas de saída (6L6 ?  EL34 ? outra ?).   
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« Responder #22 : 24 de Janeiro de 2017, as 19:01:34 »

Eu não sei o modelo e marca do seu multímetro, mas se for dos baratinhos, ele vai medir errado essa tensão de bias. Por exemplo, a tensão na junção dos resistores de 220k e o capacitor de 10uF deveria ser igual (ou bem próxima) à tensão nos pinos 5 (grades) pois o circuito estaria aberto e portanto com mesmo potencial.  Mas ao colocar o voltímetro (multímetro) pra medir ali, se a resistência de entrada dele não for bem alta, vai alterar a tensão medida. 

Se você estiver com um multímetro bom, com resistência de entrada de 10Mohms (o mais comum), então tem coisa errada nesse circuito de bias das grades.

Se -35V é o mínimo (mais negativo possível), tente ligar assim e veja o comportamento do amplificador. Eu não descobri quais são as válvulas de saída (6L6 ?  EL34 ? outra ?).   


Realmente o problema nesse caso foi o multímetro   Batendo Cabeça, estava utilizando um minipa,  ET3200A. Troquei por um (que achei que era piorzinho) LEEPRO DT9205A e leu correto -35 no ponto que você mencionou e no pino 5 das válvulas de saída.

Em B+ (pino 3 das válvulas de saída) eu tenho 470v fazendo a conta (25 x .7) / 470 =17.5/470 = .037mA que seria o valor que eu deveria ter no pino 8 das válvulas de saída com o resistor de 1 Ohm instalado, correto? Porém os valores nos pinos 8 foram:

V6 = .078mA
V7 = .079mA 
V8 = .067mA
V9 = .068mA

Mesmo depois de um tempo ligado o valor -35v nao alterou no ponto que você mencionou.

Estou achando esses valores muito alto então desliguei para não danificar as válvulas novas.


Realmente está muito alto? Eu não deveria ter pelo menos -40v  de bias (ou menos) para que eu chegasse perto dos 0.37mA no pino 8?

Ah me desculpe não ter informado antes, as válvulas são EL34.
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« Responder #23 : 24 de Janeiro de 2017, as 19:29:47 »

Está parecendo que para essa tensão da fonte, essa tensão de BIAS está pouco negativa. Um possível motivo seriam os capacitores C35 e C36. Verifique os capacitores se não estão visualmente suspeitos. Na dúvida troque, nem que seja só para conferir se a tensão fica igual.

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« Responder #24 : 24 de Janeiro de 2017, as 21:29:34 »

Algumas considerações que devem ser feitas:

- Eu presumo que tenha colocado um resistor de 1 ohms em cada catodo das válvulas para medir a corrente de catodo indiretamente medindo a tensão sobre os resistores. A menos que os resistores sejam de precisão (1% de tolerância), pode haver uma diferença nas medições das correntes devido às variações nos valores dos resistores. Além disso, pelo valor ser baixo, até solda fria ou mau contato pode influenciar nas medições.  Se usou resistores mais comuns de 5% de tolerância e não os mediu quanto a resistência antes de soldá-los, tem que ter isso em mente. Eu prefiro usar resistores de 10 ohms, assim diminui um pouco o erro e se mede um valor 10x maior na tensão sobre o resistor.

- Tem que lembrar que a corrente medida indiretamente nesses resistores é a corrente de CATODO, e não a de anodo (placa). Na corrente de catodo soma-se também a corrente de SCREEN, que varia de 1/7 a 1/5 da corrente de anodo.

- Há um engano de magnitude 1000 vezes menos nos seus cálculos e medições sobre as grandezas das correntes. O certo é 17,5/470 = 0,037A ou 37mA.  Assim como suas medições são: 78mA, 79mA, 67mA, 68mA.


Agora ao problema:

- Se as válvulas com as correntes 78mA e 79mA estão no mesmo lado do transformador (isto é, as duas válvulas estão em paralelo) e as válvulas com 67mA e 68mA estão do outro, então tem um desbalanceamento danado.  Experimente trocar os pares. 

- A tensão de bias negativa pode não ser suficiente mesmo.  Conforme o Matec sugeriu, os capacitores de filtragem podem estar com fuga e reduzir a tensão negativa.  Experimente trocá-los por novos.  Se mesmo assim ainda ficar nos -35V, meça a tensão AC no enrolamento usado pela fonte de bias, no transformador de força.  Esse valor vezes 1,4 será aproximadamente o maior valor de tensão negativa (aplicada ao divisor de tensão resistivo).  Cheque também os resistores R55, R54 e R51, que fazem o divisor de tensão para o bias negativo. Diminuir o valor de R55 e/ou R54 deixa a tensão de bias mais negativa.

- Seu quarteto de válvulas é casado ?
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