Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:30:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Modificar transformador "center tap" para 2 secundários isolados  (Lida 10239 vezes)
bandaid85
Visitante
« : 24 de Janeiro de 2017, as 13:22:47 »

Bom dia pessoal,

Estou planejando fazer uma fonte isolada usando transformadores 12+12, porém como é bem difícil achar transformadores com dois enrolamentos isolados no secundário aqui no Brasil, gostaria de saber se existe alguma forma de modificar um center tap para conseguir isso.

Minha dúvida principal é se, ao dividir o center tap, os enrolamentos do secundário estarão de fato isolados um do outro. Estou usando um transformador Hayonic de 200ma como cobaia. Grin
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 24 de Janeiro de 2017, as 13:42:59 »

Da sim.
Tem um vídeo do Eduardo que ele fez para mostrar como se adaptar um transformador comum para pré valvulado que da uma boa base pra se fazer essa modificação, com dicas ótimas (nível ninja).
E sim. Se você fizer as ligações corretas (e o esmalte do fio não estiver comprometido) os secundários estarão isolados entre si.

-----
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2623.0
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bandaid85
Visitante
« Responder #2 : 24 de Janeiro de 2017, as 14:01:33 »

Da sim.
Tem um vídeo do Eduardo que ele fez para mostrar como se adaptar um transformador comum para pré valvulado que da uma boa base pra se fazer essa modificação, com dicas ótimas (nível ninja).
E sim. Se você fizer as ligações corretas (e o esmalte do fio não estiver comprometido) os secundários estarão isolados entre si.

-----
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2623.0

Muito obrigado, me sinto mais seguro agora pra mexer no center tap do transformador. O esmalte está 100%, o transformador é novinho.
Assim que eu terminar a modificação eu dou um feedback por aqui. Valeu!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 24 de Janeiro de 2017, as 22:42:09 »

Da sim.
Tem um vídeo do Eduardo que ele fez para mostrar como se adaptar um transformador comum para pré valvulado que da uma boa base pra se fazer essa modificação, com dicas ótimas (nível ninja).
E sim. Se você fizer as ligações corretas (e o esmalte do fio não estiver comprometido) os secundários estarão isolados entre si.

-----
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2623.0

Eu sempre uso essa modificação pra fazer meus circuitos valvulados, desde antes do Eduardo ter feito esse vídeo explicando o processo. É provavelmente a forma mais barata e eficiente de conseguir um enrolamento HT sem precisar mandar fazer um transformador por encomenda.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 24 de Janeiro de 2017, as 23:37:54 »

Corvo... só não acho muito seguro esse método de usar parte do primário para o HT porque em 99.9% das vezes o único isolamento entre essa parte do primário usada pro HT e a parte que ficou como primário mesmo é o esmalte dos fios.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #5 : 25 de Janeiro de 2017, as 00:40:57 »

Corvo... só não acho muito seguro esse método de usar parte do primário para o HT porque em 99.9% das vezes o único isolamento entre essa parte do primário usada pro HT e a parte que ficou como primário mesmo é o esmalte dos fios.

Isso já depende da qualidade de construção do transformador. O correto é ter isolamento entre cada enrolamento do transformador. Mas se for pra falar de perigo, lembre-se da mesma maioria dos transformadores não usar isolamento extra entre os fios que saem dos enrolamentos e vão pros fios de conexão, ficando "deitados eternamente em berço esplêndido", usando os enrolamentos como o tal berço.
Pior ainda, que nesse caso, os fios do lado de baixa tensão "deitam" sobre o primário de alta tensão.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 25 de Janeiro de 2017, as 10:06:24 »

Lembrando que quando a gente pega um transformador com center tap e usa só as duas pontas para ter o dobro de tensão, a capacidade de corrente cai pela metade (mantem-se a potência).

Falando em termos simples, a configuração center tap é originalmente pensada para usar com 2 diodos na retificação, de modo que, em cada semiciclo, apenas um setor do secundário está conduzindo corrente. Quando se pegam as duas pontas e usamos uma ponte retificadora (4 diodos), o secundário inteiro estará conduzindo.

"Dividindo" o center tap o efeito será o mesmo.

Então, ao usar um transformador de, digamos, 500mA 12+12V "center tap" para usar como um 12+12V "secundários separados",  a capacidade de corrente de cada um desses secundários será de 250mA. Se puxar mais, a tensão cai, o transformador esquenta...

Creio que poderia fornecer os 500mA originais se você usasse apenas 1 secundário de cada vez, mas isso não faria sentido...

Pessoalmente, exceto por uma eventual economia de espaço (que nem vai ser tão grande assim, considerando o limite de corrente acima comentado, já que você precisará partir de um transformador com maior tamanho), não vejo vantagem em fazer a "divisão" em comparação com o uso de dois transformadores separados.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, as 10:10:02 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #7 : 25 de Janeiro de 2017, as 10:35:13 »

Corvo... na verdade todo o primário é um enrolamento só com uma "tomada"...
Então dificilmente alguém faz isolamento entre o mesmo enrolamento. Claro que em geral temos todos os problemas que você citou, mas o fato da falta de isolamento é mais uma preocupação.
Finck... a vantagem é espaço. Um 12+12V 1A por exemplo ocupa menos espaço que 2 de 12V 500mA.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bandaid85
Visitante
« Responder #8 : 25 de Janeiro de 2017, as 13:08:51 »

A ideia é dividir o secundário para fazer uma fonte isolada para pedais, assim cada enrolamento no secundário fica responsável por uma saída da fonte. Economiza-se espaço e dinheiro assim.
Na gringa transformadores com várias saídas no secundário são facéis de se encontrar, mas aqui é difícil.

Finck, eu comprei um transformador de 200mA. Nesse caso cada um dos enrolamentos do secundário vai fornecer 100mA, certo?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #9 : 25 de Janeiro de 2017, as 15:55:19 »

bandaid85 - Seu transformador é (imagino) 12+12V 200mA, ou seja, 12x0.2 = 2.4VA.
Cada parte do secundário suporta metade disso. Ou seja, cada parte do secundário vai fornecer 12VAC 100mA (1.2VA).
Note o VAC. Após retificado, filtrado e regulado (com LM7809 por exemplo), cada secundário vai fornecer 9VDC 60mA (a retificação em ponte tem eficiência de 60%).
Para evitar ruídos, sempre bom dar uma margem de 20%. Ou seja, melhor alimentar com cada secundário pedais que consumam somados até 48mA.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Gin
Visitante
« Responder #10 : 25 de Janeiro de 2017, as 17:43:45 »

Acompanhando!!

Eu estava em dúvida entre comprar 2 transformadores e fazer 5 secundários em cada, agora surgiu essa opção da qual nunca pensei, e fiquei muitíssimo interessado !!  Roll Eyes
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #11 : 25 de Janeiro de 2017, as 20:16:03 »

Acompanhando!!

Eu estava em dúvida entre comprar 2 transformadores e fazer 5 secundários em cada, agora surgiu essa opção da qual nunca pensei, e fiquei muitíssimo interessado !!  Roll Eyes
Po Diego... então é porque você não prestou atenção no que escreveram no seu tópico...  Angry
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9293.msg171596#msg171596
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Gin
Visitante
« Responder #12 : 25 de Janeiro de 2017, as 20:19:17 »

Po Diego... então é porque você não prestou atenção no que escreveram no seu tópico...  Angry
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9293.msg171596#msg171596

Caramba Kem!!  Toma na Cabeça Perdoe a falha, acho que na época li uma coisa e interpretei outra, já que tava esquentando a cabeça pesquisando um monte de coisas sobre transformadores  Roll Eyes
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #13 : 25 de Janeiro de 2017, as 20:35:42 »

Na gringa transformadores com várias saídas no secundário são facéis de se encontrar, mas aqui é difícil.

É só encomendar que a Schatz faz.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Diego Gin
Visitante
« Responder #14 : 25 de Janeiro de 2017, as 20:38:26 »

O problema é o preço da Schatz, lá tem várias linhas de transformadores com 2 ou mais secundários por um preço muito acessível...
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal