Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:26:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sea Moon Funk Machine  (Lida 3852 vezes)
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« : 26 de Janeiro de 2017, as 10:39:39 »

Olá pessoal.

Alguém aí chegou a montar o Sea Moon Funk Machine, layout do Guero, usando o 4558? Se sim, podem me dizer se deu certo?
Cheguei a montar na protoboard, mas não funcionou. Andei pesquisando em alguns tópicos gringos e parece que esse pedal é "tinhoso" dependendo do CI utilizado. Nos esquemas gringos, costumam usar o LM1458, mas também vi layouts usando o 4558 ou até o TL072.
E lendo os datasheets, os três me parecem ser equivalentes, então, não haveria motivo de funcionar com um (1458), e com os outros não.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, as 11:19:16 por AMPERX » Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #1 : 26 de Janeiro de 2017, as 11:44:06 »

Já montei o do Güero funciona mas achei fraco, acabei desistindo dele e montando o Doutor Quack.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #2 : 26 de Janeiro de 2017, as 11:47:28 »

Olha, não tenho experiencia com esse pedal em especifico, mas já montei o Bass Balls e o Dr. Quack que tambem são bem enjoados em relação ao C.I e na falta do 1458, consegui faze-los funcionar com o LM358.

em relação aos integrados citados, eles possuem algumas diferenças consideraveis, o TL072 por exemplo, tem entrada Jfet, entre os 1458 e o 4558 tambem existem alguns parametros diferentes.
na maioria das aplicações, eles podem ser usados numa substituição direta, mas não são realmente "equivalentes" o termo mais correto seria "similares"
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #3 : 26 de Janeiro de 2017, as 12:41:55 »

wainer said e Doug... obrigado por responderem.

Já que citaram, também cheguei a montar o Dr. Quack na protoboard, usando o 4558 e TL072, e não funcionou. Então, acho que vou ter mesmo que descolar um 1458 ou LM358 pra matar essa xarada.
Agora, sabem dizer se os diodos usados também interferem? digo isso porque na falta do 4001, estou usando o 4007. 
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 26 de Janeiro de 2017, as 20:45:22 »

O que significa não funcionou?  Não teve o efeito ou nem passou som limpo?
Registrado

Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #5 : 26 de Janeiro de 2017, as 20:55:35 »

No caso do meu relato, ele não modula, passa o sinal limpo, levemente alterado pelo circuito, mas não tem a dinamica.
O Dr Quack, só na "porrada" ele fazia seu papel, mas ai era inutilizável, mesmo com o buffer na entrada.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #6 : 27 de Janeiro de 2017, as 07:24:13 »

Alfredo Padrao... é como o Doug disse... não modula. Mas infelizmente, no meu caso, tanto o Sea Moon, quanto o Dr. Quack, não emitiram o efeito. Som da guitarra passa com leve alteração de timbres, mas o efeito em si não acontece. Ontem montei a plaquinha do Sea Moon (pois estava com receio de que a protoboard vagabunda estivesse "me jogando pras cobras") e nada do efeito. Testei outro CI que tinha à mão... um OPA2134, e também experimentei outros diodos (1n914, 4148, 1n60), mas também não modulou. O som passa levemente alterado - um pouco mais fechado - mas não acontece o efeito como deveria, ou seja, não rola a dinâmica do envelopamento do som.
Enfim, acho que vou ter mesmo que comprar um 1458 para matar essa dúvida.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 27 de Janeiro de 2017, as 11:15:32 »

Talvez o problema seja com a maior velocidade dos amplificadores operacionais que não funcionaram.  O 1458 (versão dupla do 741) é um amplificador operacional mais antigo e com menor "slew rate"  (0,5V/us)  que os outros usados (TL072, 4558, OPA2134) que tem slew rate maior. Pode ser que essa característica é que faça funcionar o efeito, pois o AO não consegue responder fielmente ao sinal de entrada. E o LM358 também tem slew rate de 0,5V/us.



« Última modificação: 27 de Janeiro de 2017, as 11:24:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #8 : 27 de Janeiro de 2017, as 13:11:44 »

Está aí algo interessante. Obrigado, xformer!! Não consegui achar o 1458 pra comprar fácil aqui na minha cidade, mas o LM358 sim. Vou comprar, testar e, se Deus quiser, posto um feedback positivo aqui.

-----
Na mosca, xformer!!! Não achei o 1458, mas achei o LM358, e agora sim, o efeito tá rolando. Apesar de estar como o Dr. Quack do Doug... tem que ser na "porrada" para o efeito sair.
De qualquer forma, agora já sei onde estava o problema e vou tentar algumas melhorias. Agradeço a ajuda de todos.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2017, as 17:41:52 por AMPERX » Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 27 de Janeiro de 2017, as 21:39:21 »

Eu montei há um tempo atrás (2012) o Nurse Quack que é uma pequena variação do Dr. Quack, e funcionou de primeira.  Aqui cabe uma observação que são as pequenas diferenças, tais como o valor do resistor e capacitor na saída do segundo amplificador operacional.

Usei o layout do Jafram aqui do Handmades, que está neste link: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3951.0  onde coloquei um feedback do layout, que estava com estatus de não testado.  Usei o RC4558, e funcionou normal.

Aqui neste tópico também falamos um pouco sobre o assunto: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4416.0

No layout, não tem o buffer, que adicionei posteriormente no formato "aranha".  Mas por incrível que possa parecer, o efeito era mais pronunciado sem o buffer e usando um pedal de overdrive antes dele.  Este pedal está largado em alguma gaveta; vou ver se encontro, e coloco um soquete no lugar para testar outros integrados, e dizer como foi.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #10 : 28 de Janeiro de 2017, as 15:46:56 »

O Nurse Quacky tem LEDs para "levantar" a tensão de polarização na entrada do amplificador operacional.  inclusive o tópico referenciado aí de baixo seria de "como casar LEDs".  Após levantar da tensão do LED, usa um LED também para retificar o sinal, ficando elas por elas a tensão do LED, ou seja, seguindo a envoltória do sinal e aplicando a um transistor, que tem resistor de emissor, aplicando suavemente a envoltória do sinal como corrente ao circuito de filtro.
Nos circuitos que vi na internet, não existia o LED para polarizar o circuito no Seamoon Funk Machine.  Então provavelmente vai funcionar muito precariamente com 741 ou 1458, pois esse amplificadores exigem nas suas entradas uma tensão de uns 2V a partir do terra pra polarizar e funcionar:  só com um baita palhetaço..   ou buffer ou boster..   Agora com LM358 e JRC4558 não precisa de LED, pois a sua entrada aceita trabalhar diretamente ligada ao terra, ou a mesma tensão que o pino V-.

trocando em miudos:
Nurse Quacky funciona bem com 1458, 741, LM358, JRC4558
Seamoon Funk Machine funciona (bem?) com LM358  e JRC4558.

o TL072, provavelmente funcione com um LED azul ou branco, com outros tenho dúvidas.

--  Eu usaria um LM358 --

Usaria o circuito do Nurse qucky, pois um transistor sem resistor de emissor pra essa função me parece bem tosco.  Poderia usar também um LM324 e faria um buffer na entrada.

Abraços.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2017, as 15:59:17 por Patines » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal