Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 07:33:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Válvulas 6L6 e 6V6  (Lida 12663 vezes)
Guilherme
Visitante
« Responder #15 : 16 de Maio de 2016, as 13:46:23 »

Os dados referentes às tensões, correntes, resistencias e impedâncias que constam nos manuais de válvulas são idealizados. As especificações de potência se referem à potencia desenvolvida sobre a carga (impedância) de placa da(s) válvulas que forma(m) o estágio e não sobre a carga refletida nesse estágio.

Portanto, o transformador de saida é ignorado. A inclusão de um transformador de saida faz com que a potencia de audio desenvolvida sobre uma carga refletida real seja muito menor do que as constantes nos manuais. Corrijam-me se eu estiver errado.

Um par de 6L6-GC/5881 operando em classe AB1 em área segura (aquelas dos manuais), entrega algo em torno de 25...30W de audio sobre carga mista (alto falante) antes de clipar visualmente na tela de um scope. Com um par de EL34, seguramente 30W se o transformador de saida for de boa qualidade, não por acaso a potencia real de um JTM45, coerente com as caracteristicas e limites do transformador de saida tradicionalmente empregado nesse amplificador.

Se formos fazer medições de potencia de audio seguindo os procedimentos da AES essas figuras seriam bem menores ainda. Todavia, o método de medição descrito pelo Eddie é exatamente aquele que deve ser adotado por ser bastante fiel para todos os propósitos práticos, além de ser facil de realizar/calcular.

alambike, o Fender Tweed 5E3 com 6L6 é o Tweed 5E5. Nesse, a 5Y3 do 5E3 é substituida pela 5U4. Se considerarmos a pequena diferença de custo de componentes, talvez seja mais vantajoso construir um 5E5.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #16 : 16 de Maio de 2016, as 16:46:57 »

Guilherme.

Fazia tempo que eu queria entender esta disparidade entre os datasheets e as medidas que tenho feito, agora ficou claro.
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #17 : 17 de Maio de 2016, as 13:56:23 »


alambike, o Fender Tweed 5E3 com 6L6 é o Tweed 5E5. Nesse, a 5Y3 do 5E3 é substituida pela 5U4. Se considerarmos a pequena diferença de custo de componentes, talvez seja mais vantajoso construir um 5E5.

Das opções que postei inicialmente das duas 6L6, nenhuma é "GC". Elas serviriam ?

Nesse Amp deve utilizar as válvulas: 12AY7, 12AX7, duas 6L6 e uma 5U4?
Seria esse esquema aqui ?

Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #18 : 17 de Maio de 2016, as 18:24:29 »

Exatamente alambike, é esse o esquema do 5E5.

O 5E5-A tem controle de tonalidade mais elaborado, mas as caracteristicas dos estagios de ganho são similares.

Neles você pode usar qualquer 6L6, seja G, GB, GC, WXT, 5881 etc. sem problemas.

Leve em conta que a caracteristica do timbre Tweed está bem centrada na utilização da 12AY7 nos estagios de entrada, mas isso não impede que você use a 12AT7/ECC81 no lugar da 12AY7 ou até mesmo a 12AX7/ECC83. Com essa você precisaria recalcular os componentes responsáveis pela polarização desses estágios.

Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #19 : 17 de Maio de 2016, as 21:38:50 »

Interessante !!

Valeu pela dica.

Para usar as 6L6 em amplificador de contra baixo, você saberia me indicar algum amp ?

Abraço
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #20 : 03 de Fevereiro de 2017, as 09:17:29 »

Ola pessoal.
O Thunder Sound da Giannini é bem simples.
O Duovox 50B também é bem simples.
Mas qualquer circuito baseado no 5F6, podem resolver.
Algumas adequações nos eletrolíticos de catodo para reforçar os graves vão levar à um bom timbre.
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #21 : 04 de Fevereiro de 2017, as 08:10:07 »

Marfu, quais seriam esses capacitores?
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #22 : 04 de Fevereiro de 2017, as 09:20:13 »

Se os aqui presentes me permitirem fazer uma pergunta um pouco fora do eixo.

Vejo que aqui foi comentado sobre amplificadores de guitarra e contra-baixo, o ultimo citado foram os Fender e os Giannini, os dois com menos de 50 watts.
Bom minha pergunta é: Amplificadores para Contra baixo precisam de quantos watts pra começar a ser útil ? Digo pequeno shows bares e coisas assim.
Tenho um amigo que toca contra baixo e ele só fala em 200 watts pra cima,  poxa tirar 200 watts de um amplificador valvulado ou mesmo com Ci's ou transístores também não fica pequeno nem leve, não estou citando o lance dos Classe "D" que vem tomando gosto como os Orange híbridos.
E sinceramente eu fico meio perdido com qual potencia começar pra guitarra e qual potencia começar com o contra baixo.

At Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #23 : 04 de Fevereiro de 2017, as 13:53:27 »

Na minha opinião,amplificador valvulado pra contra baixo tem que ser de 100w pra cima,até mesmo pra ensaios.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #24 : 04 de Fevereiro de 2017, as 18:09:34 »

Frequências graves requerem mais potência pra serem ouvidas com clareza.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 04 de Fevereiro de 2017, as 19:23:57 »

Tem que lembrar que o valvulado terá que ter um transformador de saída que responda a frequências mais baixas (graves) o que exige um transformador bem maior do que um de guitarra de mesma potência. Não adianta o amplificador ter bastante potência em 400Hz ou 1kHz, mas não ter resposta decente aos graves (<100Hz). A fonte também precisa ser dimensionada pra aguentar a exigência dos graves. Só potência não define se vai servir para tocar baixo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #26 : 06 de Fevereiro de 2017, as 10:16:23 »

Obrigado pelas respostas amigos...

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal