Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 05:37:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Precisão dos resistores  (Lida 4692 vezes)
Aeromodelista
Visitante
« : 18 de Fevereiro de 2017, as 18:50:52 »

Pessoal boa noite!
Comecei montar meu pedal (SABRA CADABRA) que a algum tempo estava namorando, na verdade eu estava só aguardando os resistores chegarem.
Não sei se deveria já esperar por isso mas, comprei os resistores via Ebay e no anuncio falava em precisão de +/- 1% e quando fui medir os valores a variação(tolerância) é de 2% a 5%.
A minha dúvida é o quanto essa diferença pode afetar no resultado final do projeto? se me falarem pra abandonar esses resistores eu acato.
Desde já agradecido pela atenção.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 18 de Fevereiro de 2017, as 19:02:02 »

Pode usar esses resistores mesmo. Pra maioria dos projetos não faz diferença.  Apenas no caso de circuitos que precisem de valores mais acurados é que pode fazer diferença.

Já parou pra pensar que talvez seja o seu ohmímetro (multímetro) que esteja descalibrado ou não tenha a precisão.
Não sei a quantidade de resistores (de mesmo valor nominal) que você comprou, mas se tiver uma quantidade considerável (mais de 20 de um mesmo valor), meça todos e tire a média. Veja se a média ficou perto do valor nominal ou ficou meio longe (assim desconfie do multímetro).  Relembre as aulas de estatística. He he he.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Aeromodelista
Visitante
« Responder #2 : 18 de Fevereiro de 2017, as 21:40:45 »

Rapaz é verdade! não tinha pensado nesta possibilidade,  meu multímetro apesar de ser digital é bem antigo... vou fazer as medições com outro.
Valeu muito obrigado!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 19 de Fevereiro de 2017, as 08:30:04 »

Tem mais um problema que pode acontecer quando medimos valores altos de resistência (mais de 100k ohms).
Se a maioria das medições resulta em valores abaixo do esperado e se o multímetro estiver calibrado, é porque a pessoa usa os dedos para segurar e prender os terminais dos resistores contra a ponta de prova. O que acontece é que o multímetro vai medir a resistência do seu corpo em paralelo com o resistor, mostrando um valor errado e inferior ao do resistor sozinho. Nesses casos, é preciso encostar apenas as pontas de prova nos terminais ou fabricar cabos com garras jacaré pra prender os terminais.
Por exemplo, se eu segurar as pontas de prova do meu multímetro, marcou mais ou menos 2M ohms de resistência (isso varia de pessoa para pessoa, se os dedos estiverem úmidos, etc,  e pode ser um valor bem menor ou maior). Se eu medisse agora um resistor de 100k segurando com os dedos, a medição daria 95k e alguma coisa.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2017, as 08:31:36 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #4 : 19 de Fevereiro de 2017, as 08:44:46 »

uma coisa boa a se tentar é tentar calibrar seu multimetro. Verifique se ele tem um trimpot, e compare a medição dele com um outro multimetro que esteja mais confiável. De repente voce conhece alguem que tem um minipa da vida, calibre um pelo outro medindo um resistor a sua escolha e vai girando o trimpot até chegam bem proximo.
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #5 : 19 de Fevereiro de 2017, as 09:45:51 »

Apenas para complementar tudo o que já foi dito até agora, se a bateria do multímetro estiver fraca, as leituras também aparecerão com erros.
Abraços!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #6 : 19 de Fevereiro de 2017, as 09:49:01 »

uma coisa boa a se tentar é tentar calibrar seu multimetro. Verifique se ele tem um trimpot, e compare a medição dele com um outro multimetro que esteja mais confiável. De repente voce conhece alguem que tem um minipa da vida, calibre um pelo outro medindo um resistor a sua escolha e vai girando o trimpot até chegam bem proximo.

Usar Minipa de referência é garantir a descalibração do primeiro... Se quiser algo de qualidade procure um Fluke ou Mettermann como referência.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #7 : 19 de Fevereiro de 2017, as 22:36:55 »

Daniellp, eu achava que os minipa eram confiaveis. Obrigado pela informação.
Ainda sim acho que eles devem ser bem melhores que o meu chinão DT9205  Cheesy
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #8 : 20 de Fevereiro de 2017, as 09:31:55 »

Olá.

Normalmente, a medição de resistências é bastante precisa, mesmo nos multitestes de mais baixo custo, pois é feita através da comparação com um resistor de referência interno, geralmente bastante preciso ( 1% ou melhor ). A calibração DC não afeta a calibração das escalas de resistência.

Quanto à dúvida inicial do tópico, informo que até há bastante pouco tempo, o melhor que havia no mercado eram resistores de 5% de tolerância, que serviam para praticamente tudo, exceto instrumentos de medição. Para a aplicação visada, é mais importante que os resistores sejam de filme metálico ( e devem sê-lo, pois foram vendidos como 1% ) do que a precisão do valor em si - que dentro dos 2% informados já está excelente !

Use seus resistores sem medo.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, as 09:37:28 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Aeromodelista
Visitante
« Responder #9 : 20 de Fevereiro de 2017, as 23:32:58 »

Pessoal muito obrigado pelas dicas, hoje cedo acabei indo na cidade e me dei de presente um multímetro novo, o meu já tinha aproximadamente 25 anos de uso, comparei as medições e os valores dos resistores esão dentro do esperado.
Era o velhinho cansado de guerra, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Novamente muito obrigado pessoal!!! Legal! Legal! Legal!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal