Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 21:08:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Yamaha F-20B  (Lida 2470 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 19 de Fevereiro de 2017, as 10:54:02 »

Vou acompanhar o desenvolvimento do projeto.

Meu filho tem preferência por amplificador que tenha maior respostas de graves e maior controle na faixa de médios, e por isto esta semana fizemos um teste com a guitarra (uma "Les Paul" Golden) num cubo de estudo para "Baixo" e ele gostou muito dos testes, pois disse que tinha os graves que ele pretende e ainda dá maior flexibilidade na faixa dos médios.

O cubo usado foi o Yamaha F20B, que é bem simples se comparado com outros amplificadores para "Baixo", por não haver vários outros recursos de filtros.  Usa um Falante de 10" num compartimento selado.  Mas para ele é suficiente para suprir graves e médios.  Se colocar um falante de 12" fica o "bixo" conforme ele.

Se quiserem dar uma olhada no esquema do Yamaha F20B, está disponível na net, e caso não encontrem é só falar que tenho ele em pdf.  Acho que é um bom ponto de partida.  Inclusive estava pensando em partir deste amplificador, fazendo um "clone" com maior potência, para meu filho.

OBS: baixei o esquema neste link: https://elektrotanya.com/yamaha_f-20b.pdf/download.html

Outro detalhe interessante deste cubo, é que o "Power" é numa plaquinha avulsa; portanto permitindo usar o pré com qualquer power.  Além de permitir que possa mudar a relação dos filtros feitos com os amplificadores operacionais, adequando a faixa de frequência, a uma faixa preferencial de equalização.

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2017, as 11:15:27 por Alfredo Padrao » Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 19 de Fevereiro de 2017, as 13:44:47 »

Matec, se for possível; simula este circuito do pré do Yamaha F20B que está neste link que postei.
Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 19 de Fevereiro de 2017, as 18:18:27 »

Matec, se for possível; simula este circuito do pré do Yamaha F20B que está neste link que postei.

Ok. Combinado.

Mais tarde eu irei simular o circuito desse amplificador.
Aliás vai ser bem fácil, é um pedal equalizador gráfico + um controle de volume + um power TDA2030.
Extremamente simples. Mas resolve.  Guitarrista

-----
Alfredo Padrao

Como combinado, fiz a simulação do circuito, e é exatamente isso: Um circuito bastante linear, como se espera de um amplificador de baixo.

A entrada com um chaveamento para mudança de ganho, para se adaptar aos captadores passivos e ativos.
Um equalizador gráfico de 4 bandas , sendo 3 com filtros ativos e um com componentes passivos. As frequências de atuação dos filtros são de aproximadamente: 60Hz, 400Hz, 2.4kHz, e acima de 10kHz.
Logo após ao equalizador há mais uma rede de filtragem que propicia mais um "Brilho" ao sinal com um reforço de 10dB em frequências acima de 5khz.

Segue-se o volume  e o amplificador de potência. Após o volume há uma entrada auxiliar estéreo. O amplificasdor de potência é composto por um TDA2030, que fornece nominalmente 25w rms sobre uma carga de 4 ohms.


« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, as 08:48:10 por Matec » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal