Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 15:24:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Polarização da rede elétrica x Amplificador  (Lida 8035 vezes)
Diego Gin
Visitante
« : 20 de Fevereiro de 2017, as 13:28:02 »

Boa tarde handmakers!

Venho aqui tirar uma dúvida com os experientes, uma dúvida bem primária mas que está uma pedra no meu sapato!

A questão é: Polarização da rede elétrica

Estou na fase de montagem do meu amplificador, porém me surgiu essa dúvida. Minha casa é composta por neutro e fase. De acordo com a ligação do transformador de força, tem uma polarização correta ao ligar o neutro e a fase... A fase tem que ir para os enrolamentos 127/220, o neutro para 0v, e o terra aterrado na carcaça certo? Porém, e se os fios estão invertidos na tomada?

Um abraço
Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #1 : 20 de Fevereiro de 2017, as 13:46:37 »

Cara, não vai acontecer nada, pois a rede elétrica é corrente alternada(senoidal ~)
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #2 : 20 de Fevereiro de 2017, as 14:12:14 »

Não irá acontecer nada, porém a senóide 'está' na fase Adriano Passos.
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 20 de Fevereiro de 2017, as 14:32:06 »

Não adianta se preocupar com isso.
Não temos tomada polarizada aqui no Brasil, e em cada cidade a especificação é um uma forma diferente.
Aqui em Santos é 220V com 2 fases. Tem lugar que é fase + neutro, e tem lugar que é 230V e até 240V.
Só se tudo fosse padronizado e a tomada fosse polarizada esta preocupação faria sentido.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #4 : 20 de Fevereiro de 2017, as 14:58:55 »

Eles fizeram aquela padronização dos plugs atoa mesmo...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 20 de Fevereiro de 2017, as 15:57:51 »

Eles fizeram aquela padronização dos plugs atoa mesmo...
Eu achei bem válida essa padronização. Mas a intenção era segurança. Eu tenho filho pequeno e senti a diferença.
Mas como eu disse antes, não existe padrão na rede elétrica brasileira. Então essa preocupação com fase/neutro, na minha opinião, não faz sentido.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, as 16:00:12 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 20 de Fevereiro de 2017, as 17:30:54 »

Os fios do primário do transformador tem nomes (valores e cores) apenas para referência e sabermos quais fios devem ser ligados na rede elétrica (tomada).  Se  o fio comum ou o fio 127V é que vai ligado no fio fase (o energizado) ou no neutro (não energizado) tanto faz, porque como já disseram, a corrente é alternada, de forma que a polaridade muda 60 vezes por segundo. O fio neutro é apenas o fio de retorno, ou seja para fechar o circuito elétrico e no momento em que o circuito é fechado, passa a conduzir corrente elétrica também.  Em algumas tomadas elétricas, não há o fio neutro, mas dois fios fase (ex. 220Vac derivado de dois fios de 127Vac defasados em 120° - sistema trifásico), então novamente isso não faz diferença para o transformador.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, as 18:25:48 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 20 de Fevereiro de 2017, as 22:32:27 »

Eles fizeram aquela padronização dos plugs atoa mesmo...
Eu achei bem válida essa padronização. Mas a intenção era segurança. Eu tenho filho pequeno e senti a diferença.
Mas como eu disse antes, não existe padrão na rede elétrica brasileira. Então essa preocupação com fase/neutro, na minha opinião, não faz sentido.


Err... Na verdade foi para vender tomadas. E plugs. E adaptadores. E então, adeus, segurança...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Diego Gin
Visitante
« Responder #8 : 21 de Fevereiro de 2017, as 00:23:05 »

Obrigado pelas respostas amigos. Realmente tinha essa dúvida, mas agora foi esclarecida. Vi em uns fóruns dizerem que a polaridade trocada pode prejudicar certos tipos de aparelhos como fontes e etc, mas parece que não procede  Afro

Valeu!!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #9 : 21 de Fevereiro de 2017, as 00:40:56 »

Err... Na verdade foi para vender tomadas. E plugs. E adaptadores. E então, adeus, segurança...
Finck... Já pensei assim. Mas toda mudança tem um período de adaptação. Nesse período vão ser comuns adaptadores.
Mas num futuro próximo acho que a coisa melhora.
Essa tomada nova é indiscutivelmente mais segura que a outra.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #10 : 21 de Fevereiro de 2017, as 11:10:35 »

Citar
Essa tomada nova é indiscutivelmente mais segura que a outra.

Fato.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2017, as 11:13:59 por Matec » Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #11 : 21 de Fevereiro de 2017, as 11:26:06 »

Essa tomada nova é indiscutivelmente mais segura que a outra.
Para quem tem filho pequeno, isso é muito perceptível!!!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 22 de Fevereiro de 2017, as 09:42:40 »

Pessoal, eu troquei todas as tomadas do meu apartamento pelo novo padrão (minha esposa e eu passamos por uma fase de modernização de nossos eletrodomésticos, aí não fazia sentido ficar usando adaptadores). Embora inconformado, tive eu que me adaptar. Mas, fora a questão dos "adaptadores",  fala sério, esse negócio de "tomada/plugue diferenciadas para X e Y Ampères" é uma embromação. Os mesmos contatos internos, apenas com buracos de tamanho diferente (e estou falando de fabricante conceituado, não de empresas de fundo de quintal).

Você é obrigado a instalar uma tomada "de corrente maior" (ou fazer gambiarra, aumentando os furos) para poder plugar um secador de cabelo, para logo em seguida descobrir que esta mesma tomada deixa o plugue do seu barbeador frouxo? Voltando aos, err, adaptadores. Isso não é segurança. Ou, instalemos tomadas duplas em todos os espelhos. Pronto, fabricantes satisfeitos.

Eu cresci com as tomadas "velhas", as inseguras. Meu filho (está com 19) idem. Meus pais e avós, idem. Minha família toda. Amigos. Vizinhos. Nunca conheci ninguém que tivesse tomado choque nas tomadas "inseguras" em condições normais de temperatura e pressão. Exceto eu, curioso desde pequeno, que com 8 anos enfiei o dedo no buraco para ver o que ocorria. Tomei um tranco, um esporro da minha mãe e nunca mais experimentei. Não enxergo como o novo padrão irá impedir que um maluquinho como eu tome um choque se essa realmente for a intenção...

Se quisessem segurança de verdade teriam investido na popularização de DR's. Esses sim, já salvaram vidas (inclusive a minha, por problema com fuga de corrente no chuveiro, que a "nova tomada" não teria evitado).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #13 : 22 de Fevereiro de 2017, as 10:09:07 »

Essas novas tomadas são realmente mais seguras, mas para aumentar a segurança das tomadas antigas erá pedir que os plugues machos tivessem aquela proteção isolante até o meio da tomada, como muitas marcas tem, isso teria resolvido o problema.
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 22 de Fevereiro de 2017, as 14:41:33 »

Isso! Com a vantagem de admitir tipos diferentes de plugues, cobrindo boa parte dos modelos internacionais, sem a necessidade de adaptadores (sim, eu os odeio).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal