Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 01:40:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Layout placa fonte Giannini Thunder Sound e Tremendão  (Lida 50405 vezes)
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #45 : 30 de Abril de 2017, as 15:48:28 »

Kem, mais ou menos 6,25 X 10,8.

As medidas externas variam mais, mas algo em torno dos 7 X 12
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #46 : 30 de Abril de 2017, as 15:54:10 »

Kem, mais ou menos 6,25 X 10,8.

As medidas externas variam mais, mas algo em torno dos 7 X 12
Achei que a placa original era 10x10...  Sad
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #47 : 30 de Abril de 2017, as 19:48:14 »

Kem, mais ou menos 6,25 X 10,8.

As medidas externas variam mais, mas algo em torno dos 7 X 12

Essas são medidas da placa da fonte do T-3, que tem os retificadores, o circuito de bias e os resistores das grades screem. Mas não tem os resistores e capacitores de HT.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Um T-2 por exemplo, que tem a fonte de HT e Bias completas, e tem aproximadamente 10 x 20cm. Bem parecida com a dos TS-I e TS-II. Os capacitores são axiais.

 Smiley
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #48 : 30 de Abril de 2017, as 19:59:15 »

Acho que exagerei com 10x10cm...  Huh?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #49 : 30 de Abril de 2017, as 20:07:29 »

Acho que exagerei com 10x10cm...  Huh?

Acho que não. Para uma placa universal está bem compacta. Um problema pode surgir em alguns modelos em que a placa tem que caber dentro do chassis, a altura dos eletrolíticos...

Roll Eyes
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #50 : 01 de Maio de 2017, as 14:22:24 »

Kem, sem duvida que seu layout está muito mais elaborado que o da foto. Como voces sabem, peguei meu Tremendão II sem etapa de saída e sem placa de fonte, e pesquisando na internet não consegui achar uma imagem do chassis dele com a placa. Encontrei uma do tremendão SL que deve ser parecida.
Enfim, como são inúmeros furos no chassis, próximos ao transformador de força, desconfio que os furos para fixação da placa da fonte sejam estes que estão assinalados:



A distância entre furos no sentido vertical é de 75mm e no sentido horizontal é de 85mm

A altura do chassis é de exatos 50mm

Vi algumas fotos do Tremendão 3 (mais precisamente a foto que o Matec postou logo acima) que mostra um pequeno transformador dentro do chassis fixado lateralmente, embaixo do transformador de força.
Quem é esse cara?
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 14:36:56 por casacunha » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #51 : 01 de Maio de 2017, as 15:33:23 »

Com certeza essa placa está muito ruim e modificada, mas é uma placa de T-II com tamanho original.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Tenho também um T-II para reformar e posso medir exatamente o tamanho da placa, mais para o fim dessa semana.

O componente da foto é o Choque.

 Legal!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #52 : 01 de Maio de 2017, as 15:48:05 »

Bom, o meu layout só vai servir pra quem for colocar a placa da fonte por cima do chassis. Quem for colocar por dentro não vai adiantar.
O Marfu deve ter feito furos novos pra ficar a placa dele (são só 4 furos - coisa fácil de fazer).
Assim que eu tiver tempo (e alguém me indicar um editor de PDF simples) eu faço a documentação.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #53 : 01 de Maio de 2017, as 15:49:55 »

No caso desta placa, Matec, não tem ajuste de bias? Pensei que a partir do T2 todos tivessem.(Os Tremendões)

-----
No meu não vai caber, só por cima mesmo , Kem, o jeito é colocar ele no espaço do choque e trazer o choque pra dentro do chassis, como no T3.
Embora eu tenha impressão que o choque do T2 seja bem maior que do T3.
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 15:55:02 por casacunha » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #54 : 01 de Maio de 2017, as 16:02:22 »

casacunha

O ajuste do Bias do T-II é um potenciômetro que fica preso ao chassis, com acesso só com o amplificador fora da caixa.

No seu chassis fica colocado num buraco redondo, largo, junto do transformador de saída, já perto do painel frontal.  Huh?

 Roqueiro
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 16:21:27 por Matec » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #55 : 01 de Maio de 2017, as 16:45:57 »

Ok, Matec, localizei o furo do pontenciômetro aqui; fica bem atras do potenciômetro de agudos do canal reverb.
Sobre o posicionamento da placa da fonte, se não couber internamente, da pra pensar em fazer como no twin reverb, que é uma caixa metálica que fica na parte externa do chassis, junto ao transformador do reverb.:



Claro que guardadas as devidas proporções.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #56 : 01 de Maio de 2017, as 16:59:42 »

Se for pra fazer uma placa como a do Twin então faz a original e coloca dentro do chassis mesmo. Se for fazer a placa do kem aí a posição só poderia ser essa mesmo. Os transformadores do T-II são próximos, e talvez não sobre o espaço para uma placa entre eles.

Você não olha seus e-mails?

 Angry
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #57 : 01 de Maio de 2017, as 17:22:16 »

Pior que demoro pra olhar mesmo Matec, vou lá ver.  Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça

-----
No meu caso será a placa com controle do bias duplo, vou pensar no alojamento e fixação para a placa na parte externa do chassis.
Kem, como posso ajudar na documentação?
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 18:02:15 por casacunha » Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #58 : 02 de Maio de 2017, as 05:57:37 »

Me preocupa acomodar a placa da fonte pela parte de baixo do chassi, pois bastaria remover a tampa traseira do cabeçote para ter acesso ao circuito, o que poderia causar algum acidente em caso de contato com os capacitores.

Seria possível, por motivos de segurança, utilizar capacitores axiais para manter o circuito da fonte na parte de dentro do chassi? Claro que isso pode aumentar o tamanho da placa, o que pode ser um problema.

Abraços.
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #59 : 02 de Maio de 2017, as 07:14:59 »

Olá Sérgio, bom dia. Você tem razão sim. No caso do Twin reverb esta placa é por fora do chassis, mas protegida por uma caixa metalica de altura reduzida pois usa capacitores axiais.
Para usar axiais neste circuito de duplo ajuste do bias teremos que investir em um novo layout.
Complicado é faze-lo sem os capacitores em mãos, já que são difíceis de achar e caros.
Pensei até em usar capacitores de 47uFx350V, em paralelo, não sei se teria que colocar resistores com eles, assim como os de 100uF que estamos usando.
Aí seriam 16 capacitores de 47uF, e o tamanho da placa...aumenta, claro.
Mas tudo isso esbarra na altura dos de 47uF tambem, que é de 4cm, restando apenas 1 cm então entre o fundo da placa e o chassis.Acho que pouco...
Melhor pensar nos axiais mesmo ou montar com os radiais e esperar que nenhum curioso se aventure de colocar as mãos dentro do amplificador.
Pode-se pensar em um estojo também, para acomodar a placa dos axiais, com furos passantes apenas para o corpo dos capacitores.
Também posso estar falando besteira pois não sei se ha risco de choque ao se tocar no corpo do capacitor carregado...
« Última modificação: 02 de Maio de 2017, as 07:49:02 por casacunha » Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal