Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 18:28:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como alterar o estado do Flip Flop dos pedais da Boss?  (Lida 2785 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« : 17 de Março de 2017, as 22:36:57 »

O fato é que esse assunto já foi discutido em algum tópico que não consigo encontrar.
E a questão é que em grande parte dos pedais da Boss, com um plug P10 inserido no input, quando se liga a fonte externa de 9V, o pedal liga com o efeito acionado.

Atualmente eu tenho diversos pedais da Boss no meu pedalboard, uns efetivos e outros em teste e metade deles quando a fonte externa é ligada o efeito é acionado o que as vezes é bem inconveniente.

Então, pergunto aos experts do fórum como modificar o Flip Flop para que isso não aconteça?
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 17 de Março de 2017, as 23:57:51 »

uma vez, pesquisando sobre isso justamente para modificar esse comportamento no meu Onerr carbon X, li em algum lugar que o estado inicial é definido pelo ganho dos transistores, quando o circuito é alimentado o transistor de maior ganho satura primeiro, definindo o estado inicial do circuito.
infelizmente, meu conhecimento de eletronica é basicamente empírico e não tenho como afirmar a procedência da informação, não cheguei a testar pois, quando abri o CarbonX para inverter os transistores e testar isso, descobri que o flip-flop dele é feito por um 4049.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #2 : 20 de Março de 2017, as 19:29:29 »

Doug, valeu pela resposta, mas, pesquisando na gringa descobri que o melhor método é o de aumentar de 50 a 100 pF o valor de um dos capacitores idênticos que sai do coletor de um transistor e vai até a base do outro.

Pra quem quiser ler o artigo (em inglês), a mod está no item 2 da página 4 do PDF:
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #3 : 20 de Março de 2017, as 19:45:13 »

Opa, anotado aqui para uma necessidade.
valeu pelo retorno.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.032 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal