Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 07:15:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual a diferença entre estas configurações?  (Lida 2719 vezes)
guikusch
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4



« : 08 de Dezembro de 2020, as 03:04:57 »

Bom galera, é o seguinte: quero colocar os mesmos valores do Marshall Lead 12 em um clone do Marshall 8001 (vulgo meteoro nitrous 15). Alguns filtros e o tone stack consegui colocar os mesmos valores (com o auxilio de jumpers claro). Porém me deparei com a configuração do potenciometro de ganho para o próximo estágio de ganho que são diferentes.

Este é o lead 12:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Este é o marshall 8001:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


As dúvidas: Qual a diferença na prática entre os 2? O que muda no timbre? Como posso contornar isso para o meu projeto (caso não haja muita diferença)?
Detalhe Importante!: o marshall lead 12 distorce sem o auxílio de diodos, ja cheguei a montar um clone desse preamp e realmente distorce sem diodos, mas por falhas NO MEU PROJETO, acabei desistindo do mesmo.

Caso não seja possível essa modificação (repito: se não fizer muita diferença), ainda vale a troca de conhecimento  Grin
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 08 de Dezembro de 2020, as 04:19:00 »

Dá para perceber que o ganho do LEAD 12, proporcionado pelo IC1B, é muito maior que o proporcionado pelo IC1B (mesma designação) do 8001.

No primeiro, quando VR1 está no máximo, o ganho é igual a 1 + R10/R9 = 1001 (não inversor). Contra o ganho de 100 (inversor) do 8001.

Não conheço o Lead 12, nunca toquei num, mas acredito que a distorção do 8001 me agradaria mais. (mas é uma suposição)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
guikusch
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4



« Responder #2 : 08 de Dezembro de 2020, as 04:28:22 »

Dá para perceber que o ganho do LEAD 12, proporcionado pelo IC1B, é muito maior que o proporcionado pelo IC1B (mesma designação) do 8001.

No primeiro, quando VR1 está no máximo, o ganho é igual a 1 + R10/R9 = 1001 (não inversor). Contra o ganho de 100 (inversor) do 8001.

Não conheço o Lead 12, nunca toquei num, mas acredito que a distorção do 8001 me agradaria mais. (mas é uma suposição)
Bom, o lead 12 tem um timbre mais orgânico, se assemelha um pouco à distorçao de válvulas. Na época a serie lead (lead 12, 20, 30, 100...) era vendida como uma especie de JCM solid state....

Bom, o que daria pra fazer para manter manter o mesmo timbre (ou parecido) porem aumentando o ganho (como você mencionou? Poderia me ajudar?
Da uma olhada nos videos do lead 12, muito show o som deles!

No meu, o R18 continua 1M
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2020, as 04:30:24 por guikusch » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 08 de Dezembro de 2020, as 04:42:05 »

Bom, o lead 12 tem um timbre mais orgânico, se assemelha um pouco à distorçao de válvulas. Na época a serie lead (lead 12, 20, 30, 100...) era vendida como uma especie de JCM solid state....

Bom, o que daria pra fazer para manter manter o mesmo timbre (ou parecido) porem aumentando o ganho (como você mencionou? Poderia me ajudar?
Da uma olhada nos videos do lead 12, muito show o som deles!

No meu, o R18 continua 1M

Não sei o que dizer, teria que experimentar. Os circuitos são razoavelmente diferentes a ponto de ficar ruim mudar de um pro outro com apenas uma ou duas chaves.

Vou procurar ouvir os dois.

-----
Ouvi o lead 12, realmente não gostei. É bem distorção de transistor mesmo. Mas se você gosta, vai fundo.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2020, as 04:45:37 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
guikusch
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4



« Responder #4 : 08 de Dezembro de 2020, as 05:14:08 »

Pensei em mudar R2 de 10k para 1k, e manter r18 como 1M, assim 1M/1k o ganho será=1000, certo? A dúvida é se vai manter as mesmas características.
Cara, tem um video que fizeram ligando ele no return de um plexi 100w, eu achei que ficou top

No lead 12, o que faz R8?

-----------------------------------
outra coisa que achei interessante no lead 12, é que a saida line out passa por alguns transistores do power, interessante....
em alguns videos do pessoal ligando a saida de linha dele em outro power, as características se mantem. Já em videos que vi de clones do preamp dele, aparentemente ele distorce menos e o timbre não parece o mesmo... talvez seja impressão minha, ou talvez pela qualidade dos falantes usados, etc.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2020, as 16:04:27 por guikusch » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 08 de Dezembro de 2020, as 19:44:46 »

Citar
No lead 12, o que faz R8

Nesse circuito, atua como parte do controle de volume. Se você diminuir o valor de R8 o controle fica menos atuante, só diminuindo o volume quando está quase zerado. Se aumentar o valor, o volume vai demorar mais para aumentar. Batendo Cabeça
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal