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Autor Tópico: Furadeira para circuito impresso  (Lida 339 vezes)
Eduardo
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« : 20 de Março de 2017, as 06:40:14 »

Oi Pessoal

Para quem ainda não tem uma ferramenta adequada para furar circuito impresso, esta mini furadeira já vem com tudo que é necessário. Com a ajuda do Kem, eu equipei o pacote básico com mais umas peças para tornar a ferramenta completa para fazer PCI.

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=4132&t=Furadeira-para-circuito-impresso

Abraços

Eduardo
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« Responder #1 : 20 de Março de 2017, as 10:48:18 »

Tenho uma dessas, básica, sem esse estojo bonito.  Excelente iniciativa!  Palmas
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« Responder #2 : 20 de Março de 2017, as 12:41:27 »

Tenho uma dessas também, e também sem o estojo Sad. Ótima compra para quem não tem uma mini furadeira, ela é muito boa e prática.
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Eduardo
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« Responder #3 : 20 de Março de 2017, as 16:23:27 »

Eu já tinha uma, mas peguei uma dessas para mim. A minha antiga é meio trambolhuda e não cabe direito na mão. Essa é mais ajeitada. Tem uma pegada melhor!
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« Responder #4 : 20 de Março de 2017, as 23:13:56 »

Eu tenho uma dessas. Uso somente para cortar placas. Uso a haste de 3mm da dremmel para mini discos de corte. Para furar as placas uso a furadeira de 3/8... Cheesy
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« Responder #5 : 21 de Março de 2017, as 08:38:34 »

Eu uso uma dessas para furar as minhas PCIs. Não é uma Dremel, mas cumpre bem o seu papel.

O kit disponibilizado pelo Eduardo é bem legal, vem com uma série de brocas. A minha, apesar de ter o estojo, só veio com uma broca normal de 1mm e uma esférica.
« Última modificação: 21 de Março de 2017, as 08:41:35 por rafafelix » Registrado

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« Responder #6 : 21 de Março de 2017, as 08:46:46 »

também tenho uma só que sem estojo. cumpre bem o objetivo, da para usar com disco de corte, furar, usar broca com rolete de lixa.....Lógico que não tem toda a força de uma dremel.....mas com paciência o negocio vai.
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Eduardo
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« Responder #7 : 21 de Março de 2017, as 11:57:39 »

O kit disponibilizado pelo Eduardo é bem legal, vem com uma série de brocas. A minha, apesar de ter o estojo, só veio com uma broca normal de 1mm e uma esférica.

As que estão vendendo por aí vem sem nada ou com pouca coisa. Consegui um fornecedor que manda ela já equipada e eu equipei mais um pouco!

Eu tenho a Dremel também, mas dependendo do serviço, prefiro o motor mais fraco. Dá maior controle.
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« Responder #8 : Ontem às 16:48:10 »

Então, tenho uma dessas. só não veio no estojo e é azul. Mas é idêntica. Nos meus testes, pra fenolite,  o furador de placa que parece um grampeador se saiu melhor! De longe! Mas pra fazer pequenos cortes ou furos maiores, gostei dela. Uso o "escariador" que vem com ela e os disquinhos.

Faça o teste com o perfurador.
« Última modificação: Ontem às 17:49:39 por xformer » Registrado
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« Responder #9 : Ontem às 21:26:14 »

Eu não gostei daquele furador que parece um grampeador. Achei essa mini furadeira muito melhor. E na minha opinião, as brocas com menos de 1mm facilitam muito, mas são muito frágeis. Ainda não testei ela para corte, não tenho os disquinhos. Adaptei um disco pequeno para furadeira "tamanho normal", mas ele é muito grosso e não cortou o fenolite, a mini furadeira não tem força para cortar com ele.
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« Responder #10 : Hoje às 08:20:09 »

CAros.

O "grampeador" só serve para fenolite... Se tu tentar usar em fibra de vidro ele vai fazer, no máximo, 4 furos e vai quebrar o punção (eu já experimentei isso quando comecei a mexer com eletrônica, lá nos idos de 1988). Para fibra de vidro e composite só com furadeira mesmo. Eu tenho 3 similares a estas (comprei no mercado livre mesmo), mas se contar todas que eu já tive lá vai umas 10... Como ela é simples quem faz bastante placa acaba desgastando e com o tempo começa a oscilar a broca (eu tenho a mão como uma pata de elefante, extremamente delicada)...

As brocas eu compro em lojas que vendem material para dentistas. Brocas de baixa rotação. Em algumas tu consegue até comprar como sucata (comprei por R$1,00 cada em uma delas, mas já acabei com o estoque de brocas úteis) as que já estão enferrujadas e não podem ser usadas com fins de saúde. Outra dica é pedir pro teu dentista (ou algum que tu conheça) as brocas velhas. Meu tio é dentista e me deu uma lata (isso mesmo, lata) de balas Valda cheia de brocas, que ele guardava desde que se formou, devia ter umas 300 brocas lá... elas já estavam bem enferrujadas, mas para furar placas elas servem.

Agora, pra fibra de vidro a coisa é mais complicada... As brocas de dentista vao durar uns 50 furos, no máximo, pois a fibra, literalmente, come a ponta da broca. Para fibra o ideal são as fresas específicas para isso, mas (sempre tem um mas) para usar essas brocas a furadeira precisa ser muito bem balanceada, além da mão do operador ser muito firme, pois qualquer entoratada ou batida quebra a fresa, e elas são bem caras... Outra opção é importar (via aliexpress) essas fresas. São mais baratas, mas demora pra chegar e está sujeito a tarifação.

Última sugestão é fazer uma mini furadeira de bancada (tem diversos videos no youtube de como fazer) para furar PCI. Isso garante que a broca vai entrar a 90° certinho na placa e não cansa tanto a mão, além de evitar eventuais tremidas na mão.

Forte abraço.

Daniel.
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« Responder #11 : Hoje às 10:51:44 »

Oi Pessoal

No começo eu me atrapalhava com a furadeira e os furos ficavam bem ruins. O segredo para fazer furos perfeitos é posicionar a broca com a furadeira desligada e só ligar depois que estiver fazendo alguma pressão na placa. Se for tentar aproximar a broca com a furadeira rodando, vai correr para o lado e fazer a maior anarquia.

Já tentei usar broca de dentista velha. É atraso de vida. O melhor é comprar brocas novas. Não tenho experiência com placa de fibra de vidro, mas na fenolite elas praticamente não tem fim. Se não quebrar a ponta por conta da mão pesada, duram a vida toda. Nunca joguei uma broca por ficar cega. Só por quebrar e por mancada minha.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: Hoje às 11:41:33 por xformer » Registrado

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« Responder #12 : Hoje às 11:37:09 »

Uma dica pra quem for furar qualquer coisa com broca, escariador, ou qualquer coisa semelhante. Nas aulas de oficina na escola eu aprendi que a gente precisa fazer um puncionamento dos pontos que queremos furar, pra servir de guia para a broca não correr.
Nas chapas metálicas, existem punções específicos, mas para placas de circuito impresso, basta um preguinho e um martelinho (ou mesmo o cabo da chave de fenda).  Perde-se um tempinho posicionando a ponta do preguinho no local do furo desejado e dando uma martelada de leve na cabeça do prego, apenas para fazer uma pequena depressão pontual na superfície. Perde-se tempo se houver muitos furos, mas ganha-se tempo na furação.
Às vezes, quando a ilha (pad) tem o ponto corroído no meio, também ajuda, mas é mais superficial do que o puncionamento.
« Última modificação: Hoje às 11:41:03 por xformer » Registrado

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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia e corrija os erros.
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« Responder #13 : Hoje às 16:10:42 »

poxa, então acho que estou fazendo algo errado. Talvez vocês possam me dar uma dica. Mas eu acho que posicionar a broca com cuidado, ou marcar com prego, depois furar, esperar a broca percorrer com uma leve força, isso dá muito trabalho. Com o perfurador e pá e pum. Claro, só serve com fenolite, mas a maioria esmagadora dos makers usam só fenolite face simples.
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« Responder #14 : Hoje às 16:47:15 »

O que eu faço é justamente como o Eduardo disse: com a furadeira desligada, posiciono a broca onde vou furar e faço uma leve pressão. Aí sim ligo a furadeira. E claro, sempre que possível uso placas com as ilhas corroídas no meio para servirem de guia para a furadeira. Não dá trabalho não, é só pegar prática e você vai ver que é bem rápido.
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