Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:42:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender EVH 5150 III S - controle de BIAS no head  (Lida 5796 vezes)
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« : 17 de Abril de 2017, as 08:57:29 »

Senhores

vendo o vídeo do link https://www.youtube.com/watch?v=_oM2b4Cxvoo estava reparando que o head do modelo EVH 5150III S tem uma regulagem de bias externa, no painel traseiro do head.

Isto é comum nos heads ou é algum capricho para o nosso ilustre EVH ?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #1 : 17 de Abril de 2017, as 10:29:05 »

Acredito que a regulagem propriamente dita se encontra dentro do gabinete, em um trimpot.

Aqueles contatos "+ e -", são para a verificação com as pontas de um multímetro, só para facilitar estão ali no painel traseiro.

E não é um mimo exclusivo ou ideia do Eddie, alguns outros layouts de outras marcas trazem esse conforto, por exemplo os da ceriatone:




Abraço.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 17 de Abril de 2017, as 10:52:52 »

Acredito que a regulagem propriamente dita se encontra dentro do gabinete, em um trimpot.

É acessível por fora também:



Não teria sentido a medição ser externa e o ajuste interno, complicaria o procedimento de ajuste. Sendo tudo externo, evita ter de desmontar o amplificador e é mais seguro para o usuário.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 17 de Abril de 2017, as 11:04:57 »

Ui, não tinha visto o trimpot no painel traseiro também, desculpem a falha. Sad

Citar
Não teria sentido a medição ser externa e o ajuste interno, complicaria o procedimento de ajuste. Sendo tudo externo, evita ter de desmontar o amplificador e é mais seguro para o usuário.

Eu colocaria o trimpot interno, justamente para separar a verificação, que pode ser realizada pelo usuário, da regulagem, que deveria ser efetuada por alguém com mais conhecimento que o usuário padrão.

Mas o da ceriatone também sugere a colocação do trimpot no painel traseiro.

Na verdade, o da ceriatone sugere colocar no chassis, perto dos soquetes das válvulas, acho melhor assim, fica mais protegido.

Obrigado pela correção Renato.

Abraços.
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:09:31 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 17 de Abril de 2017, as 11:12:08 »

Eu colocaria o trimpot interno, justamente para separar a verificação, que pode ser realizada pelo usuário, da regulagem, que deveria ser efetuada por alguém com mais conhecimento que o usuário padrão.
...
Obrigado pela correção Renato.

Acho que por isso tem um aviso logo abaixo do ajuste: "see manual" e um símbolo de atenção.

Por nada. Essas coisas passam despercebidas num vídeo rápido, he he he.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #5 : 17 de Abril de 2017, as 11:49:27 »

parece ser uma solução bem interessante, mas realmente tem que ser usada com muita sabedoria e por quem sabe o que está fazendo..
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 17 de Abril de 2017, as 11:57:07 »

Sei não. Em geral quem tem um multímetro, sabe abrir um amplificador.
Quem não multímetro não sabe abrir amplificador e também não vai saber ajustar BIAS.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Guilherme
Visitante
« Responder #7 : 17 de Abril de 2017, as 18:37:29 »

Alguns Hi-Fi amps (Dynaco por exemplo) e alguns guitar amps (Sunn por exemplo), adotam a boa idéia de colocar o potenciômetro de ajuste de Bias entre as válvulas de potencia  sobre o chassis.

Mas com uma proteção: uma pequena capa metálica, cilíndrica, com rosca interna, que aproveita os fios de rosca que sobram do potenciômetro.

Assim, quem retirar a capa sabe o que está fazendo...

Não acho uma boa idéia um furo no painel traseiro do chassis através do qual o trimmer de Bias pode ser acessado por uma simples chave de fenda. Em todo caso.....
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #8 : 17 de Abril de 2017, as 23:29:44 »

O amplificador Ampeg SVT CL também possui os trimpots individuais para cada válvula na traseira do amplificador, além de contar com um par de leds (vermelho e verde para cada válvula), que indicam se o Bias está ajustado. Me parece bastante prático.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Abraços a todos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 18 de Abril de 2017, as 10:30:37 »

O amplificador Ampeg SVT CL também possui os trimpots individuais para cada válvula na traseira do amplificador, além de contar com um par de leds (vermelho e verde para cada válvula), que indicam se o Bias está ajustado. Me parece bastante prático.

Deve existir um circuito comparador de tensões (um de referência versus a tensão sobre um resistor de catodo) que acende os leds. Assim elimina a necessidade de um medidor e não é muito caro de se implementar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Solenoide
Visitante
« Responder #10 : 18 de Abril de 2017, as 11:59:10 »

Deve existir um circuito comparador de tensões (um de referência versus a tensão sobre um resistor de catodo) que acende os leds. Assim elimina a necessidade de um medidor e não é muito caro de se implementar.

Boa tarde Renato.

Eu achei a ideia genial. Além da praticidade, também é bem mais seguro fazer o ajuste de Bias com um sistema desse.

Abraços.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 18 de Abril de 2017, as 13:36:01 »

Sergio, eu achei um esquema do Ampeg e podemos ver o circuito:

Esse esquema é de uma versão de 6 válvulas na saída (2 grupos de 3 pentodos em paralelo), portanto podemos ver 6 resistores de catodo (indicados pelas setas) de 10 ohms usados para medir a corrente de catodo. A tensão sobre esses resistores é comparada com dois valores determinados pela rede resistiva (15k-150R-150R o que seriam 0,147V e 0,294V), pelos comparadores formados pelos amplificadores operacionais TL074. Se estiver acima de 0,147V (=14,7mA de corrente de catodo da 6550), acende um led (verde), se estiver acima de 0,294V (=29,4mA de corrente de catodo) acende outro led (vermelho) também.  Como são três válvulas, eles implementaram uma porta lógica (com os diodos nas saídas dos AOs) pra combinar as 3 medições.  Veja que tem uma observação de que se as válvulas não estiverem casadas, o ajuste será prejudicado.

No caso de um amplificador com saída mais simples (só duas válvulas no push-pull) precisaria de menos AOs e não precisaria haver o casamento, mas a ideia continua a mesma.
Veja que esse amplificador tem um circuito de alarme para falha de alguma válvula e que aciona (ou desliga) um relé na parte de alimentação.
« Última modificação: 18 de Abril de 2017, as 15:27:20 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Solenoide
Visitante
« Responder #12 : 18 de Abril de 2017, as 19:52:57 »

Renato, você já desvendou todos os segredos do esquema   Bravo

Eu te agradeço muito, pois eu gostaria muito de colocar algo assim nos meus amplificadores, pois ajustes de Bias ainda me deixam muito tenso, sem trocadilhos  Cheesy

Este relê do circuito é acionado (ou desligado) no caso de um ajuste de Bias equivocado?

Obrigado.

Abraços.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 18 de Abril de 2017, as 22:08:45 »

Então Sergio, se você quiser experimentar colocar esse monitor de ajuste de polarização nos seus amplificadores, eu pensei neste circuito com um LM324:



Ele serve para uma das válvulas de saída de um push-pull. Para a outra válvula, precisaria de outro circuito igual.  Como o LM324 tem quatro amplificadores operacionais, só precisaria de 1 ci, já que cada circuito usa metade do LM324.

O segredo é saber definir as tensões do divisor de tensão. Digamos que você alimente o circuito com 5Vdc (obtido talvez do enrolamento de filamentos de 6,3Vac - não pode aterrar o CT; ou com um transformadorzinho específico e separado pra fazer uma fonte dc de 5 a 10V).
Neste exemplo, digamos que você queira ajustar a corrente de catodo de cada válvula entre 52mA e 63mA, então o AO precisa comparar a tensão no resistor de catodo de 10 ohms com níveis de 0,52V e 0,63V.  Estes valores são determinados pelos resistores de 3900, 100 e 470 ohms com Vcc de 5V.  Se alterar estes resistores podemos alterar os valores de tensão de comparação e acionamento dos leds.

Sobre a pergunta do relé, acho que a falha é se alguma válvula pifar. Não cheguei a analisar o circuito e seu funcionamento.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #14 : 18 de Abril de 2017, as 23:33:45 »

Interessante! A placa pode ser feita basicamente no tamanho do CI, além de servir como um guia de ajuste para o bias, pode ser implementado em um circuito de segurança
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal